Open Banking: O que é e qual o seu Impacto?

O Open Banking é uma iniciativa de transformação no Sistema Financeiro brasileiro que foi anunciada em 2020 pelo Banco Central do Brasil e sua implementação teve início em 2021.

Um dos objetivos da adoção de medidas e processos como o open banking é tornar o relacionamento entre instituições financeiras e clientes muito mais simples e flexível. Desta maneira, mais usuários possam fazer parte do ecossistema financeiro.

Ainda que muitos usuários dos serviços financeiros não saibam o que é o open banking, as mudanças nas regras sobre a gestão de dados dos usuários é uma consequência dessa inovação no sistema financeiro.

O que significa Open Banking?

O conceito de Open Banking é utilizado no contexto financeiro para tratar de um Sistema Financeiro Aberto. A ideia é que haja uma colaboração entre as instituições financeiras para compartilhar os dados dos clientes.

Esse movimento de abertura do Sistema Financeiro e Bancário começou a ser discutido  e implementado no âmbito internacional para possibilitar um ecossistema financeiro mais inclusivo e bancarizado.

Na tradução  literal o significado de open banking seria algo como um Banco Aberto. Nela, o consumidor tem maior liberdade e autonomia para acessar e escolher os produtos bancários.

Este Sistema Financeiro Aberto é pensado para que os dados bancários dos clientes não estejam centralizados nas grandes instituições financeiras. Além disso, para que possam ser compartilhados por usuários com diferentes organizações.

 Como resultado,  com as informações coletadas pelas instituições com  autorização dos usuários, novos produtos personalizados podem ser oferecidos pelas entidades financeiras.

Aqui você pode ler sobre Fundos de Investimento

Qual é o seu objetivo?

A proposta do Open Banking é diminuir as barreiras do sistema financeiro para que mais pessoas possam estar integradas aos serviços bancários e financeiros.

Além disso, esse sistema financeiro permitirá que as empresas possam desenvolver mais soluções focadas nas necessidades e perfis dos usuários.

Outra finalidade do Open Banking que passou a ser conhecido como Open Finance é aumentar a competitividade das empresas. Além disso, criar novas oportunidades de atuação dos negócios.

Como funciona Open Banking?

A implementação do Open Banking está acontecendo em etapas. Isso para que as empresas participantes do sistema possam se adequar às necessidades e exigências do mercado.

Para desenvolver produtos e apresentar propostas de meios de pagamentos que sejam compatíveis com os perfis dos clientes, as instituições participantes devem fornecer todas as informações sobre os seus produtos e serviços.

Os clientes com vínculos em diferentes instituições bancárias deverão ter acesso aos dados sobre produtos e tarifas de todos os bancos e entidades financeiras participantes do sistema.

Caso o cliente do banco Santander queira compartilhar seus dados de cadastros com o banco Bradesco, essa pessoa conseguirá solicitar o compartilhamento de dados preenchendo um formulário no site Bradesco.

Essas duas instituições devem comunicar-se entre si e confirmar com o cliente que ele deseja compartilhar esses dados com a instituição de destino, ou seja com o banco Bradesco.

Desvantagens do Open Banking 

O Open Banking traz benefícios importantes tanto para as empresas quanto para os clientes. No entanto, os consumidores devem prestar muita atenção ao passar pelo processo de compartilhamento de informações.

A segurança da informação é um aspecto fundamental quando se trata do uso dos dados do usuário. Por isso, o usuário deve certificar-se de que está navegando no site do banco com o qual realmente tem ou deseja ter um relacionamento.

Confira se o link do site termina em .com.br e se o protocolo de segurança SSL aparece ativo.

Se na barra de navegação aparecer uma mensagem de conexão insegura não preencha nenhum tipo de dado e inicie nenhuma operação.

Quais países têm Open Banking?

O ecossistema financeiro aberto já se tornou realidade em países como: Estados Unidos, México y Austrália. Também, em Cingapura, Colômbia, Chile, Brasil e China.

Nessa lista de países, as nações em que o processo de regulamentação do open banking está mais avançado e o desenvolvimento tecnológico contribuiu com diversas soluções financeiras são: Reino Unido, China, Estados Unidos e Cingapura.

É seguro o Open Banking?

Sim. O sistema Open Banking é supervisionado em cada etapa pelo Banco Central do Brasil. Além disso, todas as ações que envolvem a troca de informações dos clientes só podem ocorrer com o consentimento do usuário.

As instituições participantes do sistema financeiro aberto devem cumprir com os requisitos de segurança estabelecidos pelo Banco Central para que a interação dos usuários com os seus sistemas seja segura e conte com autenticação de identidade.

Leia aqui sobre Renda Extra na Internet

Faça seu dinheiro ser Global agora!

A fintech Global66 é especializada em transferências internacionais entre pessoas e empresas em mais de 65 países.

Os clientes da Global66 têm acesso a uma plataforma de envios de dinheiro para o exterior com prazos de entregas rápidos e taxas de câmbio competitivas.

Baixe o app e transfira em segundos!

Esta publicación fue creada para entregar información general sobre el tema descrito en la fecha de su publicación, la cual puede tener caducidad en ciertos elementos como precios, promociones, costos u otros elementos de servicio.
La información de esta publicación no constituye una recomendación profesional de tipo legal, impositivo, financiero u otros por parte de Global66.
En virtud de la transparencia, te sugerimos siempre comparar y comprobar por ti mismo cuál es la mejor alternativa para tus servicios de remesas y transferencias internacionales.

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp

Contenido sugerido

Brazil

Cartão Riachuelo: Requisitos e Benefícios

Você está procurando um cartão de crédito para fazer? Se interessou pelo cartão Riachuelo e está na dúvida se ele vale a pena ou não?  Um cartão de crédito como o cartão Riachuelo é comercializado com

Read More »
Brazil

Taxa Shein: Tudo o que você precisa saber

A Taxa Shein é uma tarifa cobrada nas compras internacionais nesse e-commerce, assim como acontece em outras lojas virtuais que requerem o pagamento de imposto. Para quem é novo nesse universo de importação é fundamental ter

Read More »