Todas as empresas e profissionais de Marketing têm a possibilidade de adotar diferentes tipos de estratégias, mas especialmente o CRO é fundamental para o Marketing Digital. Mas, você sabe o que é CRO?
O CRO é uma estratégia de conversão, que visa analisar o rendimento de um site e identificar oportunidades de aprimoramento dos serviços para atrair leads qualificados.
Se a sua empresa ainda não utiliza o CRO como estratégia de Marketing Digital, neste texto você vai descobrir tudo sobre a estratégia de otimização de conversão.
Conteúdo
O que é CRO?
O que é CRO? A sigla CRO se refere ao Conversion Rate Optimization, que em português significa Otimização de Taxa de Conversão. É uma técnica utilizada para medir o desempenho de um site, landing pages, etc.
A Otimização de Conversão auxilia no aperfeiçoamento dos elementos que estão disponíveis no site de uma empresa.
Se as informações e as ferramentas apresentadas proporcionam uma experiência de uso agradável e satisfatória, as chances de que os leads se tornem um cliente aumentam.
No Marketing Digital a prospecção de vendas com o objetivo de captar e atrair pessoas interessadas em um produto ou serviço acontece principalmente nos sites ou landing pages.
Dessa maneira, aplicar o CRO como estratégia é importante para entender quais técnicas utilizadas pela equipe de Marketing estão funcionando e tendo os resultados esperados.
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Como fazer CRO?
Não existe uma maneira única de fazer a Otimização da Taxa de Conversão para um site, cada empresa pode escolher quais são as metodologias que mais se adaptam e geram resultados.
Ainda assim, para colocar em prática o CRO os profissionais podem seguir as dicas utilizadas por especialistas que trabalham em empresas de diferentes portes.
Testar a landing page
Uma prática que pode ser muito útil para os negócios, se feita adequadamente, é a realização de testes com duas versões de landing pages.
O Experimento de alterar os elementos do site da empresa que possui duas versões, pode ser uma oportunidade de analisar quais técnicas e ações são mais aceitas pelos usuários que utilizam a página.
Exemplo: a localização do formulário de contato do site, a tipografia utilizada nos textos do site ou se o site é responsivo são algumas das melhorias que podem ser aplicadas para aumentar a taxa de conversão.
Qualificação de leads
A organização dos clientes potenciais que já estão prontos para vivenciar a fase final da jornada de compra é feita, ao mesmo tempo que os outros leads são classificados segundo o seu nível de aprendizado sobre o produto.
Para as leads que ainda têm dúvidas sobre o produto ou serviço, a empresa pode escolher enviar mais informações sobre o produto ou fornecer o contato de um representante de vendas.
Conteúdos de qualidade e otimização de posts com maior tráfego
O seu site deve investir em conteúdos que sejam de qualidade e que representem valor para os seus clientes.
Afinal, o conteúdo disponibilizado na página deve estar relacionado com assuntos interessantes para os seus clientes e que ajudem a convencê-los da qualidade do seu produto.
Os posts com maior visitas ao seu site podem ser otimizados e você pode inserir uma chamada para ação e disponibilizar algum tipo de material ou brinde para o visitante.
Acompanhar os resultados
Após coletar as informações levantadas nos testes realizados, a sua empresa deve continuar monitorando as atividades e desempenho do seu site para identificar novas oportunidades de otimização e melhorias.
CRO: Como calcular a taxa de conversão?
Muitas empresas utilizam uma fórmula desenvolvida pelo Instituto Americano MECLABS.
Por meio dela se torna mais fácil compreender os elementos que serão analisados.
C= 4m + 3v + 2(i-f) – 2a
Onde:
C = Probabilidade de conversão;
m= motivação;
v= valor da conversão;
i= incentivo;
f= fricção;
a= ansiedade;
Essa fórmula serve de base para a análise de interação de todas as variáveis que influenciam no interesse do usuário e na decisão de compra.
Trata-se dos diversos fatores que levam o usuário a tomar uma decisão e entender o seu comportamento enquanto utiliza o seu site.
O cálculo da taxa de conversão de um site ou landing page deve levar em consideração as seguintes informações:
- Número de acessos no site: 2.000
- Número de conversões: 450
- Cálculo: 450/2.000=0,0225
Como implementar estratégias de CRO em um site de comércio eletrônico?
O site de uma e-commerce tem diversas oportunidades de executar estratégias de CRO, com o objetivo de atrair mais visitantes e transformá-los em clientes.
A primeira estratégia de CRO que pode ser feita em uma landing page de comércio eletrônico é testar a velocidade com que a página carrega as informações.
Por que se o usuário leva muito tempo para conseguir visualizar um produto ou ao clicar em um botão para selecionar um produto ou finalizar a compra a tarefa não é concluída, existe a possibilidade dele desistir de realizar a compra no site.
O segundo ponto que deve ser otimizado é a estrutura do site, revisar como as informações e elementos aparecem para os visitantes que acessam a web utilizando diferentes dispositivos eletrônicos é muito importante, pois a facilidade de navegação do site impacta diretamente na decisão de seguir utilizando o site.
A segurança do site do comércio eletrônico é um aspecto fundamental para que a sua empresa continue crescendo e os clientes sintam que utilizar a sua loja online é seguro.
Invista em tecnologias como os certificados de segurança para proteger a navegação, insira uma seção no site para explicar os Termos e Condições de Uso da página.
Além disso, as informações sobre Políticas sobre Trocas e Métodos de Pagamentos aceitos devem ser visíveis no site, assim como deve ser fácil acessar os canais de comunicação da empresa.
SEO e CRO são a mesma coisa?
Não são a mesma.
As técnicas de Otimização de Mecanismos de Busca mais conhecida pela sigla em inglês SEO(Search Engine Optimization) têm como objetivo melhorar o posicionamento do site nos resultados de buscas no Google, Bing, entre outros mecanismos de buscas.
Enquanto o CRO está pensado para melhorar o desempenho do site com foco em transformar os visitantes de um site em clientes, por isso investem em ações que buscam aumentar o número de vendas.
Contudo, mesmo que sejam técnicas diferentes, elas podem ser trabalhadas em conjunto.
O que é um teste A/B no CRO?
O teste A/B é um experimento em que usuários ou clientes de uma empresa têm acesso a versões diferentes de um produto ou campanha, com a finalidade de que a empresa possa analisar o comportamento e interação dos usuários diante do conteúdo disponibilizado.
A divisão de grupos A e B serve para que os profissionais identifiquem que tipos de otimização apresentam resultados satisfatórios, como o aumento de tráfego no site e quais aspectos podem ser melhorados.
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Por que aprender e implementar CRO é importante para o seu negócio?
Se o objetivo do seu negócio é aumentar as vendas e seguir crescendo e conquistando espaço no mercado em que atua, a sua empresa precisa se adaptar e atualizar-se em relação às técnicas de Marketing Digital.
Não basta que o seu produto seja excelente se as pessoas não sabem da existência ou se a presença do seu negócio nos meios digitais é pequena e o usuário não consegue acessar o site para realizar uma compra.
Aprender sobre as estratégias de Conversão e como implementá-las vai ajudar o seu negócio a entender o comportamento dos seus clientes potenciais e atrair visitas para o site da sua empresa e aumentar as taxas de conversão da página.
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