Como Tirar Cidadania Portuguesa: Passo a Passo

Como tirar cidadania portuguesa? Essa é uma das perguntas mais feitas pelas pessoas que desejam conseguir esse direito  e não sabem como fazê-lo.

Muitas pessoas sonham em viver em algum país da União Europeia e Portugal é um dos destinos mais procurados pelos cidadãos lusófonos para morar.

Existem diversas razões pelas quais os brasileiros escolhem esse país para residir e para descobrir como tirar cidadania portuguesa recomendamos prosseguir com a leitura.

O que é cidadania portuguesa?

A cidadania portuguesa é um direito concedido pela legislação portuguesa  às pessoas que nasceram em outro país e passaram por um processo para se naturalizar português.

Tornar-se um cidadão português significa que a pessoa que obteve esse direito e passará a  usufruir dos mesmos direitos e deveres que os cidadãos  portugueses nascidos no país.

De acordo com a Lei de Nacionalidade Portuguesa Nº 37 de 1981, o governo português pode conceder a cidadania portuguesa às pessoas que satisfaçam os requisitos estabelecidos pela legislação.

Aqui você pode ler sobre como estudar na Universidade de Toronto

Quem tem direito a obter a cidadania portuguesa?

A cidadania portuguesa pode ser obtida pelas  seguintes pessoas:

  • filhos  de portugueses;
  •  netos de portugueses;
  • bisnetos de portugueses;
  • pessoas que tenham um cônjuge português;
  • quem viva em Portugal por mais de 5 anos;
  • cidadãos estrangeiros que os filhos tenham nascido em Portugal.
  • descende de judeus sefarditas.

Com a atualização da lei de nacionalidade portuguesa se amplia a possibilidade de mais pessoas poderem solicitar a cidadania portuguesa.

 Em cada caso particular as autoridades analisam se os cidadãos cumprem com os requisitos especificados para tal procedimento.

Quais são os requisitos para tirar a  cidadania portuguesa?

Os requisitos para tirar a cidadania portuguesa são diferentes segundo cada situação  e tipo de cidadania: aquisição por matrimônio, atribuição, aquisição por naturalização ,etc.

Filho(a), neto(a) e bisneto de português

Os filhos de pais portugueses devem comprovar o seu parentesco com os progenitores, podendo solicitar a cidadania mesmo se um dos pais não for português.

Sendo mais comum que seja solicitada durante o trâmite a  apresentação dos documentos:

  • Certidão de nascimento do solicitante;
  • Certidão de nascimento dos pais(caso ambos sejam portugueses);

As exigências para os netos de cidadãos portugueses que desejam tirar a cidadania portuguesa diminuíram, com isso não é mais necessário comprovar um vínculo afetivo com Portugal.

Os netos de portugueses precisam preencher uma Declaração de aquisição de nacionalidade portuguesa, apresentar os documentos que atestem o local de  nascimento e dos avós, pais e do solicitante.

Além disso, devem demonstrar que não possuem   antecedentes criminais em Portugal e condena superior ao período de 3 anos.

Os bisnetos de portugueses têm como principal requisito para conseguir a cidadania portuguesa, que um dos seus pais ou avós tenha adquirido a cidadania portuguesa.

Desse modo, a cidadania portuguesa passaria desse familiar que adquiriu para a pessoa.

Cidadania portuguesa por Matrimônio 

A aquisição da cidadania portuguesa por matrimônio com cônjuge português tem como requisito que a união do casal tenha acontecido há pelo menos 3  anos.

O matrimônio ou união estável deve ser reconhecido pelas leis portuguesas, caso tenha sido realizado no exterior.

Cidadania por residência 

Uma das novidades em relação à Lei de Nacionalidade Portuguesa se refere à possibilidade de obter a cidadania portuguesa pelo tempo de residência no país.

Desse modo, os cidadãos estrangeiros passaram a ter o direito à cidadania portuguesa depois de 5 anos vivendo em Portugal, ainda que não de maneira consecutiva.

Filhos nascidos em Portugal de pais estrangeiros

As pessoas que tenham nascido em Portugal e os seus pais sejam estrangeiros poderão ter direito à tirar cidadania portuguesa por origem.

Um dos requisitos para que seja concedida a nacionalidade portuguesa é que um dos pais esteja morando legalmente em Portugal por pelo menos 1 ano.

Cidadania para descendentes de judeus sefarditas

Para solicitar a cidadania portuguesa para descendentes de judeus sefarditas será preciso comprovar que participa de uma comunidade sefardita de origem portuguesa.

O solicitante deve apresentar os documentos que atestem a descendência judeu sefardista, além de apresentar uma carta de requerimento dirigida ao Ministro da Justiça.

Quais são as fases e passos?

O processo de solicitação da cidadania portuguesa deve ser iniciado após a verificação por parte da pessoa solicitante de que ela se enquadre na normativa portuguesa.

Para as pessoas que não se encontram vivendo em Portugal, o trâmite deve ser solicitado através de uma unidade consular portuguesa no país de residência.

  1. Entrar no site do Consulado de Portugal;
  2. Verificar os documentos necessários  para iniciar o processo de cidadania segundo cada condição de caso.
  3. Solicitar o requerimento de nacionalidade portuguesa ao Consulado Português(se a pessoa está no exterior);
  4. Pedir o requerimento presencialmente em um dos Balcões de Nacionalidade em Portugal.
  5. Entrega de documentações e pagamento das taxas consulares.

No momento que o pedido de cidadania for iniciado,  seguramente a pessoa receberá um  número de protocolo para o acompanhamento do processo.

A análise da autenticidade dos documentos e cumprimentos dos requisitos para obtenção da cidadania são uma das etapas deste trâmite.

  1. Acompanhar o processamento do pedido e o resultado do trâmite.
  2. Se  o pedido de cidadania portuguesa for favorável para a pessoa, ela receberá instruções sobre como emitir o cartão cidadão e o passaporte português.

Quanto custa e quanto tempo leva para tirá-la?

O custo dos atos consulares de cidadania portuguesa varia segundo o tipo de trâmite de cidadania.

 Os responsáveis pelos menores de idade não precisam pagar para tirar a cidadania portuguesa das crianças, pois o trâmite é gratuito.

Nas outras situações que se referem às pessoas maiores de idade e netos de portugueses o valor cobrado é de  175 euros.

Nos serviços para nacionalidade por matrimônio, união estável e descendentes de judeus sefarditas o custo é de 250 euros.

Por último, o tempo estimado de duração do trâmite é de no mínimo 4 meses podendo estender-se a 2 anos, dependendo da demanda de pedidos e da análise dos órgãos responsáveis.

Leia aqui sobre o que é preciso para morar em Portugal

Global66 te acompanha onde você quiser viver

Global66 é a fintech de pagamentos internacionais que te acompanha em todos os momentos, seja para te ajudar a enviar dinheiro ou receber transferências.

Os clientes da Global66 têm acesso a uma plataforma de envios de dinheiro para o exterior com prazos de entregas rápidos e taxas de câmbio competitivas.

Não importa onde você esteja  e qual moeda utilize nesse país, pois a plataforma Global66 é uma plataforma multimoeda e internacional.

Com a Global66, as suas remessas nacionais e internacionais são mais ágeis, seguras e com o custo reduzido.

Esta publicación fue creada para entregar información general sobre el tema descrito en la fecha de su publicación, la cual puede tener caducidad en ciertos elementos como precios, promociones, costos u otros elementos de servicio.
La información de esta publicación no constituye una recomendación profesional de tipo legal, impositivo, financiero u otros por parte de Global66.
En virtud de la transparencia, te sugerimos siempre comparar y comprobar por ti mismo cuál es la mejor alternativa para tus servicios de remesas y transferencias internacionales.

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp

Contenido sugerido

Sin categoría

Como Saber Meu NIS Pelo CPF?

Como saber meu NIS pelo CPF? Existem diversas razões pelas quais você já deve ter se perguntado se é possível encontrá-lo assim. A verdade é que através do Cadastro de Pessoas Físicas- CPF é possível fazer

Read More »
Sin categoría

Profissões que ganham bem: Lista Completa

Identificar as profissões que ganham bem é um dos objetivos de estudantes e profissionais que desejam seguir uma carreira ou mudar de área de atuação. Escolher uma carreira para estudar e se dedicar é uma decisão

Read More »