Como Saber Meu NIS Pelo CPF?

Como saber meu Nis pelo CPF?

Como saber meu NIS pelo CPF? Existem diversas razões pelas quais você já deve ter se perguntado se é possível encontrá-lo assim.

A verdade é que através do Cadastro de Pessoas Físicas- CPF é possível fazer diversas consultas em sites de instituições públicas e privadas, como por exemplo: os bancos.

Nesse sentido, tanto o NIS quanto o CPF são identificadores muito importantes para as pessoas que possuem um vínculo empregatício através da CLT.

O que é o NIS?

A sigla NIS se refere ao Número de Identificação Social do cidadão, esta numeração deve ser gerada através da Caixa Econômica Federal.

Basicamente, o NIS é uma numeração formada por 11 dígitos. 

O NIS ajuda a identificar no sistema do Governo Federal se um trabalhador que atuou na iniciativa privada ou pública já recebeu algum benefício ou participa de um programa social.

De acordo com a Caixa o NIS  dos empregados deve ser cadastrado para que os cidadãos possam ter os seus direitos trabalhistas garantidos.

Para que serve o NIS?

O NIS serve para identificar os trabalhadores nos sistemas de Políticas Pública e possibilitar que o empregador recolha os tributos correspondentes aos direitos do trabalhador.

Por exemplo: o Guia de Recolhimento do FGTS-Fundo de Garantia por Tempo de Serviço, o Auxílio Desemprego e o Abono Salarial podem ser obtidos através do NIS.

Em outras palavras, o Número de Identificação Social tem a finalidade de distinguir cada trabalhador que tenha direito a receber benefícios sociais.

Após a criação de um vínculo empregatício o identificador do NIS passa a integrar o PIS- Programa de Integração Social, descubra aqui:  o que é o PIS?

Como saber meu NIS pelo CPF: Por que saber o NIS é importante?

Para todo cidadão que tenha o objetivo de trabalhar conforme as regras Leis Trabalhistas indicam, é fundamental contar com todos os documentos necessários.

O número de NIS pode ser gerado antes mesmo de uma pessoa começar a trabalhar e caso ela desconheça a numeração do NIS o preenchimento da carteira de trabalho pode ser mais complicado.

A própria Caixa afirma que fazer o cadastramento do NIS é importante para quando o trabalhador necessite receber um benefício, ele possa ser facilmente identificado.

Além disso, se a pessoa já souber o próprio número de NIS evitará que a empresa que pretende contratá-la duplique o cadastro do número de identificação.

Quais serviços posso consultar com o NIS?

Como dito anteriormente, o identificador social do trabalhador é útil em diversos contextos, sobretudo para verificar no sistema do Governo Federal alguns tipos de serviços.

Os principais serviços que podem ser consultados são: 

  • O Abono salarial: o benefício dado anualmente aos trabalhadores que recebem até 1 salário mínimo;
  • Aposentadoria: ao iniciar o processo de solicitação da aposentadoria o número de NIS pode ser visto, bem como é possível consultar a situação cadastral do trabalhador que deseja se aposentar.
  • Verificar o calendário do pagamento do Bolsa Família ou Auxílio Brasil, que são benefícios concedidos pelo Governo Federal.
  • Parcelas do Seguro Desemprego;
  • Saldo FGTS.

O que é o CPF?

Esta abreviação é uma das mais conhecidas pelos brasileiros e residentes, visto que em todo trâmite ou compra que se deseja fazer, o CPF é solicitado.

O Cadastro de Pessoa Física é um registro que identifica todos os contribuintes através do Sistema da Receita Federal brasileira.

Como saber meu NIS pelo CPF?

  1. Entrar no site da Caixa Econômica ou app da Caixa;
  2. Localizar a opção “ NIS” ou MEU NIS” no menu principal do site ou app;
  3. Inserir o número do CPF e senha da Caixa que o usuário tenha cadastrado;
  4. Faça o login;
  5. Veja o identificador  NIS;

Outras formas de saber meu NIS?

Os cidadãos que queiram descobrir o número do NIS pelo CPF podem utilizar outras fontes para consulta.

Aplicativo FGTS

Ao acessar o aplicativo FGTS o usuário consegue visualizar todas as informações relacionadas ao NIS, contribuições pagas pelo empregador e outros benefícios.

Para tal a pessoa precisa ter um nome de usuário e senha criado no app.

Meu INSS

Essa opção de acesso pode ser feita através do aplicativo Meu INSS ou até mesmo no site do INSS.

Para quem já possui uma conta criada é só fazer login e senha, depois acessar a opção ” Meu Cadastro”.

Nessa nova página será possível visualizar o NIS do trabalhador e outros dados importantes sobre o recolhimento de tributos para a previdência social.

CNIS(Cadastro Nacional de Informações Sociais)

Uma outra forma de saber o NIS pelo CPF é entrando no Portal do CNIS, que permite consultar os extratos de contribuições do trabalhador.

Assim como, o NIT( Número de Identificação do Trabalhador) e o Número de Identificação Social.

Esta publicación fue creada para entregar información general sobre el tema descrito en la fecha de su publicación, la cual puede tener caducidad en ciertos elementos como precios, promociones, costos u otros elementos de servicio.
La información de esta publicación no constituye una recomendación profesional de tipo legal, impositivo, financiero u otros por parte de Global66.
En virtud de la transparencia, te sugerimos siempre comparar y comprobar por ti mismo cuál es la mejor alternativa para tus servicios de remesas y transferencias internacionales.

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp

Contenido sugerido

Sin categoría

Profissões que ganham bem: Lista Completa

Identificar as profissões que ganham bem é um dos objetivos de estudantes e profissionais que desejam seguir uma carreira ou mudar de área de atuação. Escolher uma carreira para estudar e se dedicar é uma decisão

Read More »
Sin categoría

Remote OK: Como Funciona Para Buscar Trabalho?

A modalidade de trabalho remoto se tornou realidade,  para encontrar projetos e postos de emprego a distância é possível acessar plataformas como o Remote OK. O site Remote OK é responsável por conectar empresas que precisam

Read More »

Empieza a hacer tu dinero Global

-

DESCARGA LA APP