O que é preciso para morar em Portugal: Guia 2022

O que é preciso para morar em Portugal? Se você é uma dessas pessoas que  gostaria de ter informações sobre os requisitos para viver neste país, acompanhe a leitura.

A decisão de morar em outro país leva milhares de brasileiros a embarcarem nos aeroportos do Brasil, muitos cidadãos sonham com uma nova vida em Portugal.

Segundo o Serviço de Estrangeiros e Fronteiras(SEF) de Portugal o número de brasileiros vivendo legalmente no país alcançou o recorde de 210 mil cidadãos.

Portanto, esses dados são um demonstrativo que os brasileiros conseguem o visto de residência para se instalarem no país.

O que é preciso para morar em Portugal?

A qualidade de vida é um dos fatores que mais atraem os brasileiros e outros estrangeiros para viverem no país, além da facilidade de adaptação pelo idioma falado.

Desse modo, o seguinte passo é pesquisar os documentos necessários para que os brasileiros possam morar em Portugal:

  • Passaporte;
  • Visto de Trabalho;
  • Cidadania portuguesa( se você tiver agilizará o processo de solicitação de residência no país)
  • Visto de Estudante;
  • Autorização de Residência Permanente;

Passaporte

O passaporte é um dos documentos mais importantes para um viajante que tem como destino Portugal e  outros países, por isso o documento deve ser solicitado com tempo.

 Dessa forma, o documento funciona como uma identidade do passageiro e no momento de solicitar o visto o passaporte deve estar dentro do prazo de validade.

Visto

O visto é exigido aos cidadãos brasileiros e estrangeiros que desejam viajar para Portugal  e permanecer no território português por um período superior a 90 dias.

Se uma pessoa deseja morar em Portugal independentemente da finalidade deverá solicitar o visto no Consulado de Portugal.

Seguro Viagem ou PB4

As viagens para Portugal requerem que o passageiro tenha um seguro de viagem contratado, este seguro é uma obrigatoriedade no país e também em toda região do Tratado Schengen.

A cobertura do seguro deve abranger despesas médicas e  hospitalares e ter um valor mínimo  de 30 mil euros.

Ainda assim, existe uma outra maneira que os brasileiros tenham acesso à assistência de saúde em Portugal, isso é possível através do PB4.

O PB4 é um certificado que dá  direito a  assistência médica de saúde  para os cidadãos brasileiros e cabo-verdianos que estejam em Portugal.

Em síntese, o PB4 é um acordo entre Portugal, Brasil e Cabo Verde para que os cidadãos possam utilizar o sistema público de saúde em Portugal pagando o mesmo custo que os residentes nacionais.

Procuração

Os momentos prévios à mudança de país exigem muita atenção de uma pessoa, por isso ela deve estar atenta a todos os detalhes.

Para se certificar que os assuntos pendentes no Brasil possam ser resolvidos enquanto a pessoa está vivendo em Portugal, o viajante pode deixar uma procuração com um familiar ou alguém da sua confiança.

Com a procuração em mãos, a pessoa terá o poder de representar a pessoa ausente em situações  importantes e trâmites.

ETIAS

A sigla ETIAS se refere ao Sistema Europeu de Informações  e Autorização de  Viagem que inclui os 26 países do Tratado Schengen.

 Esse sistema funciona através da autorização de viagens para passageiros que pretendem viajar por  motivos de negócio, turismo ou transitar em mais de um país europeu.

A inscrição no  ETIAS deve ser feita preenchendo um formulário online com  as informações sobre número de passaporte, cartão de crédito ou débito.

Tipos de vistos que os brasileiros podem pedir para viver em Portugal

Os brasileiros podem solicitar diferentes tipos de vistos para Portugal sempre quando atendam aos requisitos estabelecidos pelas autoridades portuguesas.

Visto de Trabalho

O visto de Trabalho pode ser solicitado por pessoas que já receberam uma proposta de trabalho ou que desejem permanecer no país durante um tempo para exercer a profissão através de um

Visto de estudante 

O visto de estudante permite que um brasileiro esteja durante uns meses realizando algum curso ou capacitação em instituições de ensino portuguesas.

Caso seja necessário o estudante poderá solicitar ao Serviço de Estrangeiros e Fronteiras a  renovação do visto por mais 180 dias,

Visto de renda 

O visto para pessoas que têm rendimento no Brasil é também conhecido como visto D7.

Essa autorização pode ser aplicada para pessoas idosas que estejam aposentadas, recebam pensão ou vivam de rendimentos.

Visto de Empreendedor 

O visto de Empreendedor ou visto D2 é um tipo de permissão concedida às pessoas que querem viver em Portugal com o interesse de investir em negócios no país.

Visto Gold

A  Autorização de Residência para Atividade de Investimento (ARI) é popularmente  conhecida como o Visto Gold, um programa especial para as pessoas que fazem investimentos no país.

Para conseguir o visto permanente os solicitantes devem fazer investimentos de qualidade no país como:

  •  a geração de postos de trabalhos; 
  • investir uma quantia elevada de capital em empresas portuguesas;
  • adquirir imóveis em Portugal.

As melhores cidades para viver em Portugal 

Seja pela qualidade de vida, segurança ou pelo custo de vida mais baixo, algumas cidades portuguesas são consideradas como as melhores para morar.

  1. Lisboa:  a capital do país tem uma atmosfera multicultural e concentra diversos centros comerciais e empresas na área de TI, entre outras.
  2. Funchal:esta cidade portuguesa está localizada na Ilha de Madeira, é certamente o destino ideal para as pessoas que buscam um estilo de vida mais tranquilo e conectado à natureza. 
  3. Porto: localizada na região norte do país, a cidade de Porto é a segunda maior do país e une qualidade de vida, lazer e oportunidades profissionais.
  4. Braga: esta cidade é reconhecida como uma cidade jovem, sendo um destino procurado por estudantes e turistas.
  5. Coimbra: a pequena cidade de Coimbra conta com uma das mais prestigiosas universidades da Europa.
  6. Aveiro: é uma cidade tranquila localizada no litoral português, a arquitetura e paisagens atraem muitos visitantes e o custo de vida é considerado baixo.
  7. Viseu: a cidade fica em uma região cercada de serras e rios e foi considerada duas vezes a melhor cidade para viver.

Custo de vida em Portugal

Antes de definir o custo de vida em Portugal é interessante que a pessoa avalie o seu estilo de vida e rendimentos no momento de calcular quanto dinheiro é preciso para viver no país.

Segundo a plataforma Euro Dicas o custo de vida em Portugal em 2022 para uma família de 2 integrantes é de 1.500 € a 2.000 €.

Por outro lado, este valor pode sofrer alteração dependendo da região que a pessoa escolha viver, bem como devido  aos custos de serviços  e estilo de vida da família.

Vantagens de viver e  trabalhar em Portugal

Os benefícios obtidos pelos brasileiros em Portugal são muitos, sobretudo, para aqueles que já conseguiram tirar o passaporte europeu.

Os residentes de Portugal têm acesso aos serviços de assistência médica, educação, segurança e com a autorização de residência é possível viajar pela Europa com mais facilidade.

Apesar de ser um país pequeno, Portugal tem recebido muitos investidores e está aumentando o  número de novas empresas que operam no país.

Quais documentos são necessários quando você chega a Portugal?

Ao chegar em Portugal o cidadão brasileiro deve solicitar o agendamento do pedido de residência com a agência SEF e também providenciar outros documentos:

  • Solicitar  o NIF – Número de Identificação Fiscal( é parecido ao CPF) no Portal de Serviços Públicos de Portugal.
  • Pedir o NISS- Número de Identificação de Serviço Social, com o número gerado a pessoa terá os seus direitos trabalhistas protegidos.
  • Abrir uma conta bancária.
  • Validar a carteira de motorista no país, obtendo uma carta de condução no país.
  • Apresentar o certificado de PB4 em uma unidade de saúde portuguesa para gerar um número de identificação que permita ser atendidos pelos médicos no país.

Agora que você já sabe o que é preciso para morar em Portugal, você pode planejar sua mudança para o país e também escolher a melhor ferramenta para receber dinheiro do exterior.

Perguntas frequentes sobre morar em Portugal

É preciso ter visto para viver em Portugal? 

Sim. As pessoas que desejam viver em Portugal devem solicitar um visto de residência segundo o objetivo que têm para cumprir no país.

Como um brasileiro pode morar em Portugal?

Um cidadão brasileiro pode morar em Portugal com a finalidade de estudar, trabalhar, investir em uma empresa no país e também pode ir acompanhar um familiar.

É possível trabalhar em Portugal sendo brasileiro?

Sim. O visto de residência permite que os brasileiros possam trabalhar em Portugal.

Esta publicación fue creada para entregar información general sobre el tema descrito en la fecha de su publicación, la cual puede tener caducidad en ciertos elementos como precios, promociones, costos u otros elementos de servicio.
La información de esta publicación no constituye una recomendación profesional de tipo legal, impositivo, financiero u otros por parte de Global66.
En virtud de la transparencia, te sugerimos siempre comparar y comprobar por ti mismo cuál es la mejor alternativa para tus servicios de remesas y transferencias internacionales.

Contenido sugerido

Brasil

Qual Conta Digital rende mais: confira a lista!

Os usuários dos serviços financeiros estão cada vez mais informados sobre os produtos e benefícios que devem adquirir como: qual conta digital rende mais? As contas digitais  são uma das soluções financeiras inovadoras que o mercado

Read More »
Brasil

Certificado Digital A3: tudo o que você deve saber

A autenticação de formulários e informações criadas online devem contar com um dos tipos de certificados digitais, por exemplo, o Certificado Digital A3. Um certificado digital funciona como uma garantia da veracidade das informações apresentadas em

Read More »
Brasil

O que é Certificado Digital e para que serve?

A autenticidade de um documento está sendo confirmada pelo meio digital, graças ao desenvolvimento do certificado digital. Você sabe o que é certificado digital? O  certificado digital é uma solução inovadora que utiliza chaves criptografadas para

Read More »

Transfiere dinero en segundos...

DESCARGA LA APP