O número de empresas e pessoas que buscam informações sobre como importar da China é cada vez mais frequente, pois os produtos oriundos desse país têm um custo menor.
Antes de começar a planejar uma operação de grande relevância quanto a de importação de produtos da China, o comprador deve entender quais são as regras de importação.
Desse modo, o mais importante para as pessoas que buscam informações sobre como importar da China é encontrar um fornecedor confiável e tomar os cuidados necessários.
Como importar da China?
A China é uma nação com uma grande capacidade de produção e comercialização de produtos que atendem a demanda de negócios do mundo inteiro.
Sendo assim, para muitas empresas e empreendedores em determinados setores comerciais o investimento em produtos importados da China é a alternativa mais adequada.
Ainda assim, o processo de seleção, identificação de fornecedores e compra de produtos requer dos compradores precaução e cuidado com as propostas falsas e golpes existentes no mercado.
Os principais conselhos para quem deseja saber como importar da China podem ser vistos abaixo:
- Definir a categoria de produtos que deseja importar;
- Estabelecer o propósito da compra: compra de produtos para vender no mercado varejista, atacadista ou aquisição para uso pessoal.
- Pesquisar no mercado chinês com o objetivo de conhecer as empresas que operam no setor produtivo das mercadorias.
- Estabeleça uma lista de fornecedores confiáveis, procure referências da empresa antes de realizar a compra.
- Comparar os preços entre diferentes fornecedores e analisar o custo e benefício de cada um.
- Avaliar o preço e gastos com o frete e logística.
- Definir se utilizará o frete FOB ou frete CIF.
- Calcular os custos da importação.
- Organizar o desembaraço aduaneiro no Brasil
Como encontrar fornecedores?
Encontrar os fornecedores adequados para uma transação de Comércio Exterior exige um pouco de paciência para dedicar horas e até dias para identificar os melhores vendedores.
Nesse sentido, a internet pode ser uma ferramenta bastante útil na pesquisa de bons fornecedores, existem muitos sites dedicados a avaliação de empresas e produtos importados.
Bem como, ao encontrar uma boa referência de uma empresa, o comprador pode analisar o site oficial e loja virtual em busca de comentários e experiências de outros clientes.
Os sites como Aliexpress, Alibaba e Rakumart são um dos mais utilizados para procurar fornecedores como também para realizar compras e comparar preços.
Para iniciar a pesquisa o cliente pode digitar ou selecionar o tipo de produto que precisa e analisar a relação de fornecedores que aparece.
Limite de compras no exterior pela internet
Os consumidores que realizam compras de até 3 mil dólares devem pagar um tributo de 60% sob o valor total da compra.
As compras feitas até esse limite geralmente são realizadas por pessoas físicas e possui uma tributação simplificada.
Por outro lado, se o valor da compra é superior a 3 mil dólares o cálculo da tributação será baseado em um conjunto de impostos referentes à importação como:
- Imposto de Importação;
- ICMS;
- PIS/COFINS.
Tipos de produtos que podem ser importados de China
A China exporta muitos produtos, no entanto as normas de Comércio Exterior definidas no Brasil definem quais tipos de produtos podem ingressar no país e quais não.
Confira a lista dos produtos que podem ser importados da China:
- Equipamentos eletrônicos;
- Máquinas de energia elétrica;
- Medicamentos
- Roupas
- Peças e acessórios para máquinas.
- Maquiagens
- Produtos cosméticos
- Equipamentos de informática.
- Dispositivos eletrônicos.
- Objetos decorativos.
Seja como for, muitos outros produtos podem ser adquiridos na China dependendo da área de atuação da empresa ou do objetivo de compra do consumidor, tratando-se de pessoas físicas.
Em que sites posso comprar na China?
As ofertas de sites chineses para realizar compras são amplas, contudo devem ser estudadas com calma, por isso separamos a relação dos principais sites de compras.
O já citado Aliexpress serve tanto para encontrar fornecedores quanto para encontrar produtos e é um dos sites mais utilizados pelos brasileiros para comprar na China.
Outro site também recomendado pelos compradores de produtos chineses é o DealExtreme.
A metodologia de comercialização é diferente do Aliexpress, pois no DealExtreme o comprador negocia os produtos que são fornecidos diretamente pela empresa.
O site BangGood pode ser uma opção atraente para os negócios do setor do atacado, devido aos preços reduzidos em comparação a outras lojas online.
Dropshipping como alternativa
O Dropshipping é um modelo de negócio que está crescendo e se expandindo no mundo do comércio eletrônico.
Na prática o termo dropshipping funciona como a gestão de vendas com a remessa terceirizada.
Uma empresa pode comercializar produtos pelos meios digitais que não têm um estoque físico, pois uma empresa terceirizada é responsável por fornecer a mercadoria e fazer a sua entrega.
Nesse tipo de modelo de negócio é essencial que tanto a empresa que vende quanto a que fornece os produtos estejam associadas e organizadas.
Como pagar seus produtos com Global66?
Um dos benefícios fornecidos pela plataforma Global66 é que os usuários possam utilizar o seu serviço para pagar contas, taxas e também receber transferências.
Se a sua empresa precisa pagar taxas e tarifas referentes a operações do Comércio Exterior, ao acessar a conta Global66 empresas você poderá pagar pelos produtos adquiridos no exterior.
Sim, como qualquer produto adquirido em outro país existe o receio pela qualidade da mercadoria, mas os produtos chineses são de qualidade.
Logo, o comprador pode pesquisar sobre a qualidade do produto e se estiver seguro da compra realizar um teste adquirindo em menor quantidade o produto desejado.
O tempo médio de entrega dos produtos com destino ao Brasil é de 40-45 dias que pode ser prolongado como máximo a 90 dias.
Sim, muitas empresas se dedicam a comprar produtos na China e revendê-los, para tal finalidade é preciso contar com toda a documentação fiscal do produto e pagar os tributos necessários.