Despacho aduaneiro: o que é ?

Despacho aduaneiro é um procedimento fiscal realizado pela Receita Federal no qual as mercadorias que serão exportadas ou são importadas devem passar.

Bem como, toda mercadoria procedente do exterior, importada a título definitivo ou não, deve ser submetida a despacho de importação.

Os termos despacho aduaneiro e desembaraço aduaneiro são constantemente confundidos, mas representam trâmites diferentes no processo de importação e exportação.

Assim como, aduaneiro significado é uma dúvida comum, o termo aduaneiro se refere a um trâmite realizado pela Alfândega ou  Aduana, tendo como representante da Fiscalização a Receita Federal.

As operações de importação e exportação são regidas pelo Regulamento Aduaneiro, um Decreto que compila todas as leis e normas referentes às atividades aduaneiras.

Ao mesmo tempo que determina como a administração, fiscalização, controle e tributação das operações aduaneiras.

Em suma, os trâmites do despacho aduaneiro são fundamentais no processo de nacionalização( importação) e desnacionalização( exportação) de mercadorias.

Conheça o funcionamento da Aduana no Brasil

Etapas do despacho aduaneiro

As etapas do despacho aduaneiro estão divididas em 7 procedimentos que devem ser feitos para a recepção de mercadorias provenientes do exterior.

  1. Registro da Declaração de Importação (DI).
  2. Parametrização
  3. Envio/Recepção da Documentação 
  4. Distribuição para Auditor -Fiscal da Receita Federal.
  5. Conferência Aduaneira
  6. Desembaraço aduaneiro
  7. Entrega da carga pelo depositário.

Registro da Declaração de Importação

No Registro da Declaração de Despacho Aduaneiro de Importação podem ser utilizados dois documentos: a DI (Declaração de Importação) e a DUIMP (Declaração Única de Importação).

Igualmente, as declarações permitem discriminar os dados das mercadorias, do importador, exportador, fabricantes, regime, local do desembaraço, cálculo dos impostos, além dos dados das pessoas habilitadas.

Parametrização 

Outra etapa de Parametrização da documentação, a Declaração de Importação passará pela Análise Fiscal e será selecionada para um dos canais de conferência da Aduana.

Seja como for, o desembaraço aduaneiro e a parametrização estão conectadas.

Os canais de Parametrização permitem que a Receita Federal apure com precisão qual tipo de carga pode representar algum tipo de risco para a Aduana.

Atualmente, os canais de parametrização funcionam através do Sistema de Gerenciamento de Riscos da Receita Federal, onde as importações são destinadas a cada canal correspondente.

Os canais de parametrização estão classificados nas seguintes cores:

  • Verde
  • Amarelo
  • Vermelho
  • Cinza

No canal verde,  o importador poderá realizar o desembaraço aduaneiro automaticamente, a seleção da DI pelo sistema Siscomex para este canal será concluída após a conferência física ou documental.

Se aprovado, o processo avança para a emissão do Comprovante de Importação e a liberação da mercadoria.

Enquanto no canal amarelo, a importação será submetida a análise documental, portanto se não houver nenhum tipo de irregularidade, o desembaraço aduaneiro dispensa verificação física.

Por outro lado, o canal vermelho requer que tanto os comprovantes e declarações passem por um exame.

Além disso, a mercadoria passa por uma inspeção física que analisa detalhes como aspecto físico, quantidade, classificação fiscal e descrição dos produtos.

Por último, encontra-se o canal cinza em que a inspeção é mais minuciosa e  exige a análise da documentação, a verificação da mercadoria e verificar indícios de fraude.

Recepção de Documentos 

Em primeiro lugar, a Receita Federal(RF) é o órgão responsável pela fiscalização das atividades aduaneiras, bem como administra a tributação Federal.

Eventualmente, a RF pode solicitar a entrega de documentos para complementar o processo.

Nesse sentido, é possível enviar a documentação através do Portal Único do Comércio Exterior- SISCOMEX(Sistema Integrado de Comércio Exterior).

  • fatura comercial,
  • romaneio de carga,
  • conhecimento de embarque,
  • certificado de origem,
  • declaração de lote,
  • certificado de análise.

Conferência da Aduana

A Conferência Aduaneira tem como missão identificar o importador, analisar fisicamente a mercadoria e a correção das informações.

Por fim, essa verificação visa validar os dados fornecidos em relação à natureza, classificação fiscal, quantidade e valor do produto.

O que é Desembaraço aduaneiro?

Antes de mais nada, o  Desembaraço Aduaneiro na importação é a operação de conclusão da fiscalização da Conferência Aduaneira.

Posteriormente, a análise da documentação e da mercadoria serão concluídas, a conclusão do Despacho Aduaneiro ocorrerá.

As pessoas que realizam compras  no exterior pela internet, por exemplo, pela empresa Aliexpress, devem acompanhar toda a movimentação e status do seu pedido.

A expressão em processo de desembaraço aduaneiro significa que o produto chegou ao Brasil e está sendo submetido a triagem pela Alfândega brasileira.

Ao passo que, o desembaraço aduaneiro Aliexpress é a finalização da conferência da mercadoria pela Aduana.

Por outro lado, para prosseguir com o desembaraço aduaneiro é necessário apresentar os seguintes documentos:

  • Certificado de Origem
  • Assinatura de Entrega de Mercadoria Objeto de Ação Fiscal.
  • Para produtos de consumo de bens é importante mostrar o comprovante de pagamento do ICMS.

Entrega da Mercadoria

Finalmente, após a conclusão do desembaraço aduaneiro a mercadoria pode ser retirada pelo importador, sendo assim o Auditor Fiscal da Receita Federal autorizará a entrega da mercadoria.

Enviar dinheiro para outros países é muito mais econômico com a Global66

Na conta Global66 empresas, empresas globais podem realizar diferentes tipos de transferências: pagar taxas de importações, pagar faturas de serviço e colaboradores no exterior.

Para aproveitar os benefícios que a Global66 oferece para empresas globais como a sua, faça o cadastro da conta digital para empresas e  envie remessas do Brasil para mais 55 países.

Assim como, na Global66 todos os tipos de Pessoas Jurídicas podem realizar transferências internacionais com eficiência, segurança e com um custo reduzido.

Esta publicación fue creada para entregar información general sobre el tema descrito en la fecha de su publicación, la cual puede tener caducidad en ciertos elementos como precios, promociones, costos u otros elementos de servicio.
La información de esta publicación no constituye una recomendación profesional de tipo legal, impositivo, financiero u otros por parte de Global66.
En virtud de la transparencia, te sugerimos siempre comparar y comprobar por ti mismo cuál es la mejor alternativa para tus servicios de remesas y transferencias internacionales.

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp

Contenido sugerido

Brasil

Cartão pré-pago internacional: Quais opções existem?

 O cartão pré-pago internacional.é um dos serviços financeiros inovadores que estão sendo utilizados por clientes que desejam realizar compras no exterior. Sendo assim, as instituições bancárias e fintechs estão constantemente desenvolvendo produtos financeiros com o objetivo

Read More »
Brasil

Qual Conta Digital rende mais: confira a lista!

Os usuários dos serviços financeiros estão cada vez mais informados sobre os produtos e benefícios que devem adquirir como: qual conta digital rende mais? As contas digitais  são uma das soluções financeiras inovadoras que o mercado

Read More »