Frete CIF: O que é e quais são as diferenças com o frete FOB?

Frete CIF é um termo conhecido na área de Comércio Exterior e se refere ao Cost, Insurance and Freight que se traduzido significa: Custo, Seguro e Frete.

Contudo, para as pessoas que estão começando a trabalhar na área de exportação ou estão pesquisando sobre o assunto pode ser algo novo.

 Resumidamente, o frete CIF é um custo de entrega que pode ser incluído  na venda de um ou vários produtos importados e são de responsabilidade do vendedor.

O que é Frete CIF?

O Frete CIF é uma modalidade de entrega de produtos que consiste em que o fornecedor da mercadoria arque com toda a responsabilidade de embalar, enviar e entregá-los.

Em outras palavras, nesse tipo de frete os custos do envio e quaisquer riscos que surjam para transportar as mercadorias estão incluídos no valor da venda.

Alguns e-commerces internacionais trabalham com o frete cif, a operação normalmente tem  como  abrangência o transporte marítimo, fluvial e lacustre.

Na prática, o comprador realiza a compra e o vendedor se encarrega do processo de despachar e entregar a mercadoria ao comprador.

Quais são as vantagens do frete CIF?

As vantagens do frete CIF  para o comprador  são as seguintes:

  • A possibilidade de receber a mercadoria no endereço ou local determinado na compra;
  • venda direta sem a necessidade de intermediários;
  • Os trâmites relacionados ao embarque e transporte das mercadorias são feitos pelo fornecedor.

Quais são os custos do frete CIF?

O Custo, Seguro e Frete (CIF) é definido antes da entrega do produto e está incluído no valor final do produto, ou seja, a compra da mercadoria cobre todos os gastos que se venha a ter com o transporte.

Como se faz o rastreio do frete CIF?

O rastreio dos produtos comprados por meio do frete CIF somente podem ser acompanhados pelo fornecedor da mercadoria.

Nesse sentido, o que o vendedor deve fazer é fornecer o acesso a algum tipo de plataforma com as informações sobre a operação de logística.

Em suma,  o fornecedor pode enviar uma  notificação ao comprador sobre o progresso do transporte até que a entrega seja feita.

O que é frete FOB?

A sigla FOB é abreviação do termo em Inglês Free on Board, traduzido ao Português tem o significado de Livre a Bordo, isso quer dizer que o custo do  transporte é uma responsabilidade do comprador.

O custo do frete e seguro dos produtos é  responsabilidade do comprador, esse tipo de frete garante que a pessoa que adquire uma mercadoria tenha um maior controle sobre cada etapa do  envio.

Por outro lado, se algum problema ocorrer com a mercadoria durante o trajeto, o destinatário deverá pagar os gastos da operação e serão incluídos no valor do final da compra.

Qual é a diferença entre o frete CIF e o frete FOB

A principal diferença entre o frete CIF e o frete FOB consiste na responsabilidade de quem pagará pelo transporte da mercadoria.

No frete CIF o comprador não precisa se preocupar em como fazer com o que produto chegue até ele, pois o vendedor se encarrega de administrar todos os trâmites.

 Enquanto ao contratar o frete FOB, a empresa ou destinatário é responsável por pagar o transporte e deve acordar a forma de entrega do produto.

O que é  frete CIF e o frete FOB?

Antes de mais nada, o frete CIF e o frete FOB são duas modalidades de frete utilizadas na comercialização de produtos com origem no exterior.

O frete CIF se refere ao Custo, Seguro e Frete que está incluído no valor da compra da mercadoria, ou seja,  o valor final do produto  já considera o transporte e a responsabilidade pelo produto é do vendedor.

Em relação ao FOB significa Livre para  Embarcar,  tem como diferencial que o comprador arcar com os custos do transporte e a responsabilidade  pelos produtos.

Quais são as vantagens de cada frete?

O frete CIF pode ser vantajoso nas transações comerciais entre empresas e consumidores finais, pois o vendedor arca com a responsabilidade sobre o custo e transporte das mercadorias.


Da mesma maneira, o FOB pode beneficiar àquelas empresas que preferem negociar diretamente com o fornecedor para tentar reduzir os custos da operação.

Como escolher entre o frete CIF e o frete FOB?


A escolha do frete mais adequado dependerá do objetivo e finalidade do negócio do comprador.
Dependendo do porte da empresa, talvez seja conveniente assumir o controle e responsabilidade pelo custo e transporte das mercadorias.

Enquanto para outras empresas  pode ser   melhor delegar essa responsabilidade para o vendedor e diminuir os riscos  e assegurar a proteção dos  produtos.

Usar Global66 para enviar dinheiro e receber pagamentos do exterior

Para acessar a plataforma de pagamento Global66 e aproveitar os benefícios que a fintech global oferece, você deve se cadastrar e criar uma conta digital.

O sistema da Global66 permite que pessoas físicas e empresas possam enviar dinheiro para mais de 55 países e com uma ampla oferta de moedas.

Fazer um envio internacional é muito simples, você só precisa aprender como enviar dinheiro para o exterior, siga essas dicas:

  1. Faça login na plataforma Global66.
  2. Crie um envio no sistema.
  3. Insira  os dados do beneficiário.
  4. Pague a transferência internacional.
  5. Aguarde a notificação de que o envio foi realizado.

Esta publicación fue creada para entregar información general sobre el tema descrito en la fecha de su publicación, la cual puede tener caducidad en ciertos elementos como precios, promociones, costos u otros elementos de servicio.
La información de esta publicación no constituye una recomendación profesional de tipo legal, impositivo, financiero u otros por parte de Global66.
En virtud de la transparencia, te sugerimos siempre comparar y comprobar por ti mismo cuál es la mejor alternativa para tus servicios de remesas y transferencias internacionales.

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp

Contenido sugerido

Brasil

Cartão pré-pago internacional: Quais opções existem?

 O cartão pré-pago internacional.é um dos serviços financeiros inovadores que estão sendo utilizados por clientes que desejam realizar compras no exterior. Sendo assim, as instituições bancárias e fintechs estão constantemente desenvolvendo produtos financeiros com o objetivo

Read More »
Brasil

Qual Conta Digital rende mais: confira a lista!

Os usuários dos serviços financeiros estão cada vez mais informados sobre os produtos e benefícios que devem adquirir como: qual conta digital rende mais? As contas digitais  são uma das soluções financeiras inovadoras que o mercado

Read More »