Casas de Câmbio online valem a pena?: Guia Completa

Se você já se perguntou: as casas de câmbio online valem a pena? Certamente seu interesse pelo assunto se deve à necessidade de comprar ou vender uma moeda estrangeira.

As facilidades oferecidas pelas empresas financeiras, instituições bancárias e operadores de câmbio que oferecem seus serviços pela internet, tornam o processo de compra menos burocrático e muito mais prático.

Contudo, você deve ficar atento aos termos de contratação do serviço e o custo final da compra, para que a experiência atenda suas expectativas e você receba o que foi acordado.

O que são casas de câmbio online?

As casas de câmbio online são empresas autorizadas pelo Banco Central do Brasil, o órgão responsável pela Supervisão Financeira Nacional. Uma das atividades que gerencia o BCB é a operatividade do mercado de câmbio.

Normalmente as casas de câmbio online  também possuem uma estrutura física, realizam suas operações na internet e têm um local de atendimento ao público.

Em suma, uma casa de câmbio online é uma instituição que oferece serviços de compra e venda de moedas estrangeiras através de um site especializado em fazer a cotação e processar a operação de câmbio.

Aqui você pode ler sobre Conselho Monetário Nacional

Como elas funcionam?

Cada casa de câmbio online tem propostas de serviços que podem ser diferentes umas das outras. Existem aquelas que o comprador faz a aquisição de determinada quantia em outra moeda através do site e depois recebe o valor em espécie no domicílio.

Da mesma forma, nas casas de câmbio online é possível comprar moedas por meio de cartões de débito, crédito e pré-pagos.

A cotação divulgada pelo Banco Central serve como referência para que as casas de câmbio estabeleçam as suas próprias taxas de câmbio e tarifas. 

Por outro lado, vale ressaltar que as casas de câmbio são guiadas pela taxa de câmbio conhecida como turismo. Normalmente tem um preço de compra e venda mais elevado em relação ao câmbio comercial.

Quais são os benefícios de usar uma casa de câmbio online?

Como todo serviço financeiro oferecido pelo meio digital, um dos benefícios e característica principal deste tipo de instituição é a comodidade que o usuário tem para adquirir um produto.

A praticidade em realizar a compra de uma moeda estrangeira online é outra vantagem de se escolher uma casa de câmbio online.

Em algumas casas de câmbio o tempo de processamento da transação é mais rápido do que em outras empresas do mercado. Além disso, muitas vezes é conveniente para um cliente que não deseja ir a uma agência física.

O custo das operações nas casas de câmbio online tendem a ser menores em comparação a outras instituições financeiras convencionais.

Quais são os riscos de usar uma casa de câmbio online?

As transações financeiras de compra de moedas de outros países realizadas pelo meio digital exigem um pouco de cuidado. Por mais que o ambiente digital pareça cada vez mais seguro é preciso estar atento às ofertas disponíveis.

Um dos riscos de usar uma casa de câmbio online é que existe a possibilidade da empresa não  respeitar os valores acordados no momento da contratação do serviço.

Ademais, o uso da internet para acessar o serviço de uma casa de câmbio não está livre de sites fraudulentos que utilizam informações e imagens similares aos sites de empresas confiáveis.

As compras e vendas de moedas internacionais realizadas pelas casas de câmbio contam com outros participantes que fazem a intermediação entre a corretora e o cliente. Isso pode aumentar um pouco o tempo de espera se a demanda pela moeda for maior.

O que considerar antes de escolher uma casa de câmbio?

A necessidade de comprar uma moeda de outro país exige que as pessoas pesquisem opções econômicas e confiáveis para conseguir a divisa com uma cotação favorável.

Desse modo, a pessoa interessada em comprar uma moeda estrangeira deve pesquisar com atenção as empresas que oferecem o serviço, confira as taxas e benefícios da empresa.

Caso sinta a certeza e confiança na proposta de serviço de câmbio online disponibilizada por mais de uma empresa, compare os valores e analise as  avaliações e experiências de outros clientes da instituição.

As casas de câmbio online valem a pena?

As soluções oferecidas pelas casas de câmbio online valem a pena, pois podem ser úteis para muitos clientes que concordam com o funcionamento dessas instituições.

A variedade de serviços oferecidos e métodos de pagamentos aceitos tornam as casas de câmbio atrativas para muitos usuários.

 Se o serviço da casa de câmbio é confiável, transparente e as taxas são convenientes para o comprador, ele pode fazer o investimento nesta empresa.

Dicas para usar uma casa de câmbio online com segurança e proteção

A recomendação para realizar uma operação de câmbio com tranquilidade e confiança é analisar as diversas empresas que oferecem o mesmo serviço no mercado.

Faça uma lista com os  benefícios de cada uma. Compare as taxas de câmbio, tarifas cobradas e o valor que receberá ao final da compra na moeda escolhida.

Muitas empresas contam com um site em que é possível utilizar uma calculadora de câmbio  para simular a operação.

Dê preferência para  utilizar sites que têm certificados de segurança que aparecem na barra de navegação.

Desconfie de sites que contam com uma grande quantidade de anúncios que te levam a outras páginas externas cujo conteúdo não tem relação com a empresa.

Ao mesmo tempo, as empresas mais seguras são aquelas que oferecem diferentes tipos de canais de atendimento e suporte ao cliente para orientá-lo em suas dúvidas, consultas ou reclamações.

Leia aqui sobre as Melhores Faculdades do Mundo

Outras opções além de casas de câmbio

A forma tradicional de comprar e vender moedas é utilizando os serviços de uma instituição bancária. São as primeiras autorizadas pelo Banco Central a operar esse tipo de atividade.

O preço do serviço de câmbio varia de um banco para o outro. Em alguns bancos é possível realizar a compra de moeda através do aplicativo ou solicitando na agência o serviço.

A alternativa à realização de uma operação de câmbio em casas de câmbio online ou físicas ou num banco tradicional é a conta global em uma plataforma ou banco digital que ofereça a possibilidade de ter uma conta em dólar ou euro.

Na plataforma Global66, usuários cadastrados podem enviar dinheiro para o exterior. Além disso, eles podem receber pagamentos diretamente em sua conta bancária. Além disso, eles podem usar a carteira Global66 para manter fundos armazenados em outras moedas.

Esta publicación fue creada para entregar información general sobre el tema descrito en la fecha de su publicación, la cual puede tener caducidad en ciertos elementos como precios, promociones, costos u otros elementos de servicio.
La información de esta publicación no constituye una recomendación profesional de tipo legal, impositivo, financiero u otros por parte de Global66.
En virtud de la transparencia, te sugerimos siempre comparar y comprobar por ti mismo cuál es la mejor alternativa para tus servicios de remesas y transferencias internacionales.

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp

Contenido sugerido

Brazil

Cartão Riachuelo: Requisitos e Benefícios

Você está procurando um cartão de crédito para fazer? Se interessou pelo cartão Riachuelo e está na dúvida se ele vale a pena ou não?  Um cartão de crédito como o cartão Riachuelo é comercializado com

Read More »
Brazil

Taxa Shein: Tudo o que você precisa saber

A Taxa Shein é uma tarifa cobrada nas compras internacionais nesse e-commerce, assim como acontece em outras lojas virtuais que requerem o pagamento de imposto. Para quem é novo nesse universo de importação é fundamental ter

Read More »