Conselho Monetário Nacional: tudo sobre o CMN

O Conselho Monetário Nacional – CMN é o órgão responsável por tomar decisões relacionadas ao controle inflacionário e regularizar as operações de crédito no país.

A atuação do Conselho Monetário Nacional ocorre dentro da estrutura do Sistema Financeiro Nacional do qual o CMN faz parte junto com outras instituições.

Desse modo, as medidas adotadas pelos membros desse órgão podem afetar tanto as instituições financeiras quanto  a população como um todo.

O que é o Conselho Monetário Nacional?

A sigla CMN é utilizada para referir-se ao órgão superior do Sistema Financeiro Nacional, criado a partir da Lei nº 4.595, de 31 de Dezembro de 1964.

O Conselho Monetário Nacional surgiu no mesmo momento que o Sistema Financeiro Nacional foi instituído e estruturado, com o objetivo de formular normas e diretrizes.

De acordo com a legislação federal, o Conselho Monetário é quem estabelece diretrizes para o funcionamento do  Sistema Financeiro e cria políticas de crédito e moeda.

Em outras palavras, o CMN é uma instituição que atua como controladora e supervisora do desenvolvimento econômico e política monetária e cambial.

Qual é a responsabilidade do Conselho Monetário Nacional?

O fato de que o CMN seja o órgão com o cargo mais elevado dentro do Sistema Financeiro Nacional(SFN) implica que ele tenha muitas responsabilidades.

Por determinação da legislação federal o Conselho Monetário do Brasil tem como competências:

  • coordenar a política econômica do país;
  • traçar a meta de inflação;
  • zelar pela liquidez e solvência das instituições financeiras;
  • determinar as diretrizes para o câmbio;
  • aprovar os orçamentos monetários;
  • disciplinar o mercado de crédito;

As políticas e normativas definidas pelo CMN devem ser acatadas pelo Banco Central do Brasil, que funciona como o banco regulador de todas as instituições bancárias e financeiras.

Sendo assim, o Sistema Monetário Nacional funciona em uma estrutura que integra os órgãos normativos, supervisores e operadores de crédito.

Exemplos da sua participação

O Conselho Monetário Nacional tem o poder e a autonomia para tomar medidas na política monetária na esfera federal para estabilizar a economia e estimular o seu desenvolvimento.

Bem como, os membros do CMN participam de uma reunião mensal para discutir o cenário econômico e social do país e definir como os instrumentos financeiros devem ser aplicados.

Um dos exemplos de atuação do CMN juntamente com o Banco Central nas discussões e estruturação do sistema financeiro brasileiro para integrar o Open Banking.

Além disso, a adaptação e desburocratização das  políticas monetárias possibilitaram a introdução do sistema de pagamento instantâneo: PIX desenvolvido pelo BC.

Organismos ligados ao CMN

Antes de mais nada, é importante saber que o CMN é composto por um conjunto de instituições e seus representantes  que formam a direção desse órgão.

Os integrantes do Conselho Monetário são: o Ministro da Economia, o Presidente do Banco Central e o Secretário Especial do Tesouro e Orçamento do Ministério da Economia.

A atuação do SMN -Sistema Monetário Nacional ocorre com a participação de diferentes órgãos e instituições públicas e privadas que como consequência interagem com o CMN:

  • Órgãos normativos: CNSP( Conselho Nacional de Seguros Privados) e CNPC( Conselho Nacional de Previdência Complementar).
  • Supervisores: Banco Central, CVM( Comissão de Valores Mobiliários), SUSEP(Superintendência de Seguros Privados) e PREVIC( Superintendência Nacional de Previdência Complementar;
  • Operadoras: Bancos, Caixas econômicas, Administradoras de Consórcios, Bolsa de Valores, Seguradoras e Resseguradores, Cooperativas de Crédito, etc. 

Dentro da estrutura do SFN, o Banco Central se encarrega da aplicação das normas definidas pelo CMN.

Ao mesmo tempo que o Bacen  deve garantir que as instituições envolvidas nos processos de transações financeiras cumpram as normativas.

Por que  o Conselho Monetário Nacional é importante?

Porque o Sistema Financeiro Nacional precisa de um órgão com as competência do CMN para dirigir, coordenar e supervisionar o desenvolvimento da economia.

O Sistema Financeiro brasileiro é formado por um conjunto de instituições, inclusive o CMN, que  cumpre o papel de estabilizador da moeda brasileira.

As funções do Conselho Monetário são fundamentais para manter a estabilidade da economia brasileira, por meio da definição de políticas monetária, de crédito e câmbio.

Em síntese, o CMN é uma organização normativa que regulamenta e direciona a todas as demais instituições financeiras importantes para o funcionamento correto da política monetária nacional.

Perguntas frequentes sobre o Conselho Monetário Nacional.

Quando o Conselho Monetário foi criado?

O Conselho Monetário Nacional foi criado pela Lei Nº 4595  de 31 de dezembro de 1964.

Quais são os membros do Conselho Monetário?

A organização do Conselho Monetário é composta pelo Ministro da Economia, pelo Presidente do Banco Central e pelo Secretário Especial do Tesouro e Orçamento do Ministério da Economia.

Qual é o papel do CMN na política monetária brasileira?

O Conselho Monetário Nacional é o órgão responsável pela definição de políticas e diretrizes para estabilizar o índice de preços, direcionar o mercado de câmbio e determinar as normas para as  instituições financeiras.

Esta publicación fue creada para entregar información general sobre el tema descrito en la fecha de su publicación, la cual puede tener caducidad en ciertos elementos como precios, promociones, costos u otros elementos de servicio.
La información de esta publicación no constituye una recomendación profesional de tipo legal, impositivo, financiero u otros por parte de Global66.
En virtud de la transparencia, te sugerimos siempre comparar y comprobar por ti mismo cuál es la mejor alternativa para tus servicios de remesas y transferencias internacionales.

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp

Contenido sugerido

Brasil

Cartão pré-pago internacional: Quais opções existem?

 O cartão pré-pago internacional.é um dos serviços financeiros inovadores que estão sendo utilizados por clientes que desejam realizar compras no exterior. Sendo assim, as instituições bancárias e fintechs estão constantemente desenvolvendo produtos financeiros com o objetivo

Read More »
Brasil

Qual Conta Digital rende mais: confira a lista!

Os usuários dos serviços financeiros estão cada vez mais informados sobre os produtos e benefícios que devem adquirir como: qual conta digital rende mais? As contas digitais  são uma das soluções financeiras inovadoras que o mercado

Read More »