O que é Dígito da conta: e como encontrá-lo?

No momento de  realizar uma transferência bancária é comum que sejam solicitadas algumas informações, que podem gerar dúvidas se você desconhece o que é dígito da conta.

O dígito é um dado importante nas transações bancárias, às vezes ele pode ser solicitado para verificar e confirmar a autenticidade da conta.

Desse modo, uma definição simples sobre o que é dígito da conta é que se trata do número que aparece no final da numeração da conta separado por um traço.

O que é  dígito da conta?

Se uma pessoa  observar o cartão de crédito ou cartão de débito, nele se encontra as informações sobre o número de agência e da conta.

Os tipos de contas podem variar entre conta corrente, poupança, conta salário, isso depende do serviço requerido pelo cliente.

A numeração da conta corrente ou poupança costuma ter entre 5 e 8 números, ao final dessa sequência numérica  é possível ver um número separado por -.

Esse último número é o  dígito da conta, um número utilizado como identificador e validador das contas bancárias de um usuário.

Quando se usa o dígito da conta?

Antes de mais nada, o dígito da conta ou dígito verificador -DV deve ser utilizado no momento de  realizar uma transferência.

Este número serve como forma de controle para que o sistema bancário se certifique que a transação bancária que o usuário tenta fazer é uma operação autêntica.

Do mesmo modo, o dígito da conta também é utilizado para a validação de uma conta, ou seja, o número serve para identificar se uma conta existe ou não.

Como saber o seu número de conta e onde buscá-lo?

A primeira dica para os usuários que desejam encontrar o número da conta, mas não sabem como encontrá-lo é procurar essa informação no cartão do banco.

Com o cartão em mãos, a pessoa pode procurar o número da agência e conta na frente ou verso do cartão de crédito ou débito.

Contudo, nem todos os bancos possuem a opção de visualizar o número de conta no cartão físico.

Sendo assim, o usuário que possui uma conta digital pode encontrar essa informação acessando o site do banco ou o aplicativo do banco.

O Banco Central possui um serviço chamado Registrato que permite consultar quais contas bancárias  uma pessoa possui e ajuda a responder uma dúvida comum: Como saber se tenho conta na Caixa?

O dígito da conta é o mesmo que o DV e o dígito da agência?

Apesar dos números identificadores conhecidos como dígito da conta e da agência terem funções semelhantes, eles não são a mesma coisa.

O número Verificador e de conta se referem ao mesmo tipo de numeração que pode ser encontrada no final da sequência numérica da conta bancária.

Diferentemente desses dois conceitos, o dígito da agência se refere a uma combinação de dígitos com o objetivo de verificar se a agência informada existe.

Caso o seu número de agência seja apenas de 4 dígitos e seja solicitado um dígito da agências é importante se informar com o banco.

Nesse sentido, se você inserir um 0 no lugar do dígito verificador da agência, exemplo: 1234-0

É necessário o dígito da conta para um Pix?

O dígito identificador bancário é uma informação que deve constar no momento de realizar  uma transferência eletrônica TED e DOC.

Enquanto  para fazer um pagamento  Pix você só precisará informar a sua chave pix para a pessoa que realizará a transferência.

Da mesma forma, que você deve saber a chave pix do beneficiário que você deseja enviar o dinheiro.

Uma das vantagens de fazer uma transferência PIX é não necessitar informar dados pessoais e bancários, pois a informação mais importante é a chave pix.

A chave pix funciona como um identificador da conta, para isso você deve definir qual é a melhor chave pix para suas operações financeiras.

Perguntas frequentes sobre o dígito da conta

Dígito da agência: o que é?

O dígito da agência é um número gerado pelo sistema do banco para controlar as transações bancárias e assegurar que o número da agência informada é idôneo.
O Sistema de Pagamento Brasileiro incluiu esse tipo de verificação para diminuir os riscos de erros no momento de digitar os dados e evitar fraudes.

Qual é o dígito da conta de Caixa?

Se você é um cliente da Caixa e precisa encontrar o dígito da Conta, o primeiro passo é verificar se o seu cartão de débito se refere a uma conta corrente, poupança, salário ou conta fácil.

Os 4 primeiros números se referem ao número da agência, os 3 números seguintes são os dígitos de operação que variam dependendo do tipo de conta, na conta poupança esse número é o 013. 

Em seguida, aparece o número da conta que tem 9 números  contando com o dígito verificador da conta que fica depois do -, por exemplo: 00000000-5

Qual é o dígito da conta do Banco Inter?

O código do Banco Inter para identificar a instituição bancária nas operações bancárias é o 077, enquanto o número de agência é sempre o 001-9 e o número é o dígito verificador da conta.

Esta publicación fue creada para entregar información general sobre el tema descrito en la fecha de su publicación, la cual puede tener caducidad en ciertos elementos como precios, promociones, costos u otros elementos de servicio.
La información de esta publicación no constituye una recomendación profesional de tipo legal, impositivo, financiero u otros por parte de Global66.
En virtud de la transparencia, te sugerimos siempre comparar y comprobar por ti mismo cuál es la mejor alternativa para tus servicios de remesas y transferencias internacionales.

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp

Contenido sugerido

Brasil

Cartão pré-pago internacional: Quais opções existem?

 O cartão pré-pago internacional.é um dos serviços financeiros inovadores que estão sendo utilizados por clientes que desejam realizar compras no exterior. Sendo assim, as instituições bancárias e fintechs estão constantemente desenvolvendo produtos financeiros com o objetivo

Read More »
Brasil

Qual Conta Digital rende mais: confira a lista!

Os usuários dos serviços financeiros estão cada vez mais informados sobre os produtos e benefícios que devem adquirir como: qual conta digital rende mais? As contas digitais  são uma das soluções financeiras inovadoras que o mercado

Read More »