Qual é a melhor chave para o Pix?

Para saber qual é a melhor chave para o pix é importante compreender o conceito de Pix, nesse sentido o Pix é um método de pagamento instantâneos criado pelo Banco Central do Brasil.

O Pix foi desenvolvido com o objetivo de oferecer mais flexibilidade e oportunidades para  os usuários dos sistemas bancários brasileiros.

Bem como, o Pix é um sistema de pagamento aberto, ágil e com características que permitem que os diferentes perfis de usuários possam utilizá-los.

A chave Pix é a maneira como uma conta bancária será identificada por outros usuários no momento de realizar transferências independente de ter uma conta no mesmo banco ou não.

De acordo com o Banco Central do Brasil existem 4 tipos de chaves Pix: 

  • Chave Pix com CPF ou CNPJ
  • E-mail
  • Número de celular 
  • Chave pix aleatória.

Além disso, cada uma dessas chaves pode ser cadastrada facilmente tanto pelo aplicativo do banco quanto pelo internet banking.

Descubra mais detalhadamente o que é uma chave pix.

Qual é a melhor chave Pix? 

Dependendo da instituição financeira é possível cadastrar até 5 chaves pix por usuário associado a uma conta bancária.

Uma das vantagens desse sistema de pagamento instantânea é que além do valor ser creditado em poucos segundos, o beneficiário não precisa fornecer todos os seus dados para que uma pessoa lhe transfira um recurso.

Por exemplo: suponhamos que uma pessoa que tem uma conta no banco A deseja transferir R$ 50,00 para outra pessoa que é cliente do banco C.

A usuária do banco A não precisa do número da agência e conta da cliente do banco C, se ambas tiverem o pix cadastrado.

Nesse sentido, o cliente deve cadastrar a chave pix no banco que possui uma conta e depois fornecer a chave pix  para o responsável pela transferência.

Sendo assim, a pessoa somente precisará desse dado para realizar a transferência para sua conta.

A escolha da melhor chave Pix dependerá da opinião de cada usuário e de qual opção é considerada mais segura e mais ágil para ele.

Opções de chave pix 

Atualmente, as opções de chave pix que podem ser cadastradas são através do uso do CPF(Cadastro de Pessoa Física) e CNPJ (Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica).

Assim como, a identificação do pix pode ser feita por meio do número do celular, e-mail e chave aleatória, a seguir explicaremos as funcionalidades de cada um.

Ainda assim, independente do tipo de chave pix que o usuário do banco gere, ele poderá vincular um código QR àquela chave específica para facilitar o processo de transferência.

Chave CPF e CNPJ

Esse tipo de chave é comumente utilizada em transações financeiras mais formais como recebimentos de salários  ou compra de um produto com valor financeiro elevado. 

Ao cadastrar o CNPJ ou CPF, o número do documento ficará vinculado à instituição financeira cadastrada e  é uma maneira de garantir que o titular da conta seja o mesmo do documento informado.

Chave Pix de  e-mail

A chave Pix com e-mail é uma das alternativas permitidas pelo Banco Central para que os usuários possam cadastrar-se no sistema de pagamentos instantâneo.

Ao fornecer a chave pix de e-mail para outras pessoas, elas podem transferir dinheiro para o usuário da instituição bancária utilizando essa opção de identificação.

Em contrapartida, os outros dados do beneficiário da conta podem ser vistos pelo usuário que tem o seu e-mail, pois se alguém simula enviar uma transferência Pix, poderá ver informações como: nome completo do beneficiário e parte do número do CPF.

Chave com número de celular 

À primeira vista, a opção de cadastrar a chave pix com número de celular é uma boa alternativa para os usuários que realizarão transferências entre amigos e familiares.

Ainda mais, quando há uma confiança em fornecer o seu número de telefone para uma operação financeira.

Para cadastrar o número do celular como chave pix é necessário fazer o requerimento no site ou aplicativo do banco no qual a pessoa tenha uma conta.

Chave Pix  aleatória

Para muitos usuários a chave Pix aleatória é considerada a que mais respeita a privacidade.

Além do mais,o cadastro da chave não apresenta nenhuma informação pessoal sobre a pessoa e é gerada automaticamente pelo sistema.

Seja como for, o usuário pode gerar uma chave pix aleatória através do aplicativo da instituição.

Posteriormente,  copiar o código e compartilhar com a pessoa interessada em fazer o pagamento para sua conta em forma de código QR, se assim desejar.

Um exemplo de chave aleatória que poderia ser criada pelo sistema do banco é:  c4a6sks95-8kjg-98jh-lu4haiakj08.

Por último, as únicas informações do recebedor  que poderão ser vistas pelo pagador são as seguintes:

  • nome completo da pessoa ou razão social da empresa;
  • CPF ou CNPJ mostrando parte dos números;
  • banco ou instituição financeira de destino do dinheiro.

Características do PIX

O Banco Central do Brasil descreve as seguintes características para o sistema de pagamentos Pix:

  • Rápido: as transações são realizadas em poucos segundos.
  • Fácil.
  • Seguro: o sistema utiliza medidas de segurança.
  • Versátil.
  • Disponível: o sistema pode ser acessado às 24 horas do dia,
  • Barato.
  • Aberto
  • Integrado.

Transferir dinheiro com a Globa66: a solução mais rápida de transferências internacionais e transferências PIX

Se você mora no Brasil e precisa enviar dinheiro para outros países da América Latina, saiba que é possível fazê-lo utilizando a plataforma de pagamentos Global66 Brasil.

Desse modo, para que você economize nos seus pagamentos de serviços internacionais , somente será necessário criar uma conta no site da Global66 e pagar a remessa utilizando os principais meios de pagamento: transferência, depósito e cartões de crédito e débito.

Para simplificar e tornar as operações financeiras ainda mais ágeis dentro do Brasil a Global66 lançou a função de transferências Pix dentro da plataforma de transferências.

Afinal, na Global66  nossos clientes economizam no tempo gasto na operação e gastam pouco ao utilizar uma tarifa mais acessível e justa.

Esta publicación fue creada para entregar información general sobre el tema descrito en la fecha de su publicación, la cual puede tener caducidad en ciertos elementos como precios, promociones, costos u otros elementos de servicio.
La información de esta publicación no constituye una recomendación profesional de tipo legal, impositivo, financiero u otros por parte de Global66.
En virtud de la transparencia, te sugerimos siempre comparar y comprobar por ti mismo cuál es la mejor alternativa para tus servicios de remesas y transferencias internacionales.

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp

Contenido sugerido

Brasil

Qual Conta Digital rende mais: confira a lista!

Os usuários dos serviços financeiros estão cada vez mais informados sobre os produtos e benefícios que devem adquirir como: qual conta digital rende mais? As contas digitais  são uma das soluções financeiras inovadoras que o mercado

Read More »
Brasil

Certificado Digital A3: tudo o que você deve saber

A autenticação de formulários e informações criadas online devem contar com um dos tipos de certificados digitais, por exemplo, o Certificado Digital A3. Um certificado digital funciona como uma garantia da veracidade das informações apresentadas em

Read More »
Brasil

O que é Certificado Digital e para que serve?

A autenticidade de um documento está sendo confirmada pelo meio digital, graças ao desenvolvimento do certificado digital. Você sabe o que é certificado digital? O  certificado digital é uma solução inovadora que utiliza chaves criptografadas para

Read More »

Empieza a hacer tu dinero Global

-

DESCARGA LA APP