Se você está pesquisando opções de lugares para se mudar e morar na Espanha é uma dessas alternativas, saiba que você não está sozinho. O interesse em migrar para a Espanha por parte dos brasileiros não é um fenômeno novo, no entanto nos últimos 10 anos o número de brasileiros que decidiram morar na Espanha aumentou. A cifra estimada de brasileiros que vivem no território espanhol passou de 90.300 em 2019 para 100.000 em 2022.
Conteudo
Por que é bom morar na Espanha?
A resposta dessa pergunta pode ser facilmente encontrada conversando com muitos estrangeiros que estão no país há algum tempo ou que já estiveram visitando o país.
Diversidade Cultural
A Espanha é um país com características interessantes que atraem o interesse de muitas pessoas, sendo uma delas a sua cultura que possui diversas origens e influências de outros povos.
Facilidade do Idioma
O espanhol é o idioma mais falado por grande parte da população, exceto em algumas regiões. Entre elas, Catalunha, Valência, Galícia e País Basco, onde outras línguas são faladas: catalão, valenciano, basco e galego.
Para quem não conhece o idioma espanhol ir viver no país é a oportunidade ideal de aprender o idioma, que possui algumas palavras similares ao português, devido a terem a mesma origem: o latim!
Saúde pública
O sistema de saúde pública na Espanha possui uma estrutura completa com uma rede de hospitais e centros de atendimento, em que os cidadãos recebem o atendimento segundo a necessidade de tratamento.
Assim como os espanhóis têm direito ao uso dos serviços médicos, os estrangeiros que tramitaram a residência e possuem o seguro social também podem utilizar os serviços de saúde pública.
Tranquilidade
A segurança e tranquilidade vivida em muitas cidades espanholas são um dos aspectos mais valorizados pelos estrangeiros oriundos de fora da União Europeia.
Educação
O sistema educacional na Espanha é oferecido gratuitamente pelo Estado para os estudantes de 6 até 16 anos e o ensino possui um nível alto de qualidade.
Leia aqui sobre O que é Preciso para Morar em Portugal
É difícil ir morar na Espanha?
Depende. Algumas pessoas relatam que a dificuldade de morar na Espanha pode ser sentida pelas pessoas logo que se mudam. Principalmente, para quem tem dificuldade de comunicação ou de se adaptar aos costumes dos espanhóis.
O tempo dedicado para solicitar os documentos de residência costuma ser algo que exige paciência e persistência no momento de realizar o trâmite.
Outros pontos apontados como desvantagens ou dificuldades para quem vive na Espanha são: a questão da economia que vem contraindo e afetando o mercado de trabalho, além do salário mínimo ser considerado um dos menores da Europa.
O que preciso para morar na Espanha?
A primeira coisa que você deve pensar em providenciar antes da viagem é o passaporte e se planejar financeiramente para os trâmites necessários para viver na Espanha.
Para morar na Espanha é preciso ter um visto específico para o objetivo de mudança para o país. Existem diferentes tipos de vistos: visto de estudante, visto de trabalho, visto para trabalho por conta própria, visto de residência não lucrativa, etc.
O visto de estudante é uma autorização dada pelo governo espanhol para as pessoas que desejam permanecer na Espanha com a finalidade de realizar um curso ou formação no país pelo período máximo de 90 dias.
As categorias de vistos de trabalho se dividem em três: O visto para o trabalhador que entrará no país para realizar uma atividade profissional por conta própria.
O segundo tipo de autorização é para os profissionais altamente qualificados. O último visto de trabalho é aquele em que o profissional exercerá uma atividade profissional através de um contrato de trabalho temporário.
Em suma, estes são alguns dos tipos de vistos disponíveis na Espanha, caso você queira morar na Espanha por razões de negócios, você deve consultar os requisitos exigidos pelo governo espanhol para essa modalidade de residência.
Há oportunidades de trabalho na Espanha?
Sim. Na Espanha existem muitas áreas profissionais em que a geração de emprego é maior, sendo as principais: o Turismo e Alimentação. Também, Logística, Automobilística, Marketing, Tecnologia, Engenharia de Software, Vendas, Medicina e Enfermagem.
Como estrangeiro, posso morar na Espanha sem trabalhar?
Sim. Os estrangeiros podem morar na Espanha sem trabalhar desde que tenham como comprovar que possuem uma fonte de renda.
O visto de residência não lucrativa autoriza os estrangeiros a viverem no país. Por outro lado, este visto não habilita o exercício de uma atividade profissional.
Aqui você pode ler sobre Passaporte Europeu
Quanto dinheiro preciso para morar na Espanha?
Se você está planejando morar na Espanha, saiba que dependendo da cidade que viva, o custo de vida gira em torno de 1600 euros a 2000 euros.
Global66 te acompanha onde você quiser viver
Você está pensando em morar na Espanha? A plataforma Global66 te ajuda a receber pagamentos do Brasil em euros diretamente na sua conta Global66.
Global66 é a fintech de pagamentos internacionais que te acompanha em todos os momentos, seja para te ajudar a enviar dinheiro ou receber transferências.
Com a Global66, as suas remessas nacionais e internacionais são mais ágeis, seguras e até 8 vezes mais econômicas.