Mestrado na Itália: Como estudar? Passo a Passo

Ao terminar um curso de Graduação no Brasil muitos profissionais pensam na possibilidade de realizar uma especialização no exterior e uma das opções escolhidas é o Mestrado na Itália.

A decisão de fazer o Mestrado na Itália deve considerar diferentes aspectos: cursos oferecidos, trâmites necessários, custo da carreira e processo de admissão.

Ao mesmo tempo que é preciso reconhecer que muitas Universidades italianas oferecem cursos de pós-graduação notáveis nas áreas de Artes, História, Arquitetura, entre outras.

Para não perder nenhum detalhe sobre os melhores Mestrados na Itália, continue a leitura deste artigo!

Como fazer  um Mestrado na Itália?

As instituições de Ensino Superior da Itália possuem cursos de alto nível tanto na formação da Graduação quanto na Pós-Graduação, que contam com estudantes internacionais.

Se você deseja cursar o Mestrado na Itália, você deve pesquisar quais universidades possuem o curso que te interessa e se está relacionado com sua formação.

Durante a busca é importante verificar o custo da carreira mensal e anual, se tentará realizar a especialização em uma universidade pública ou privada.

Essas informações são fundamentais para serem consideradas, caso você seja aceito em uma universidade italiana para que você tenha tempo suficiente para se  planejar economicamente.

Outra alternativa para fazer um curso de Mestrado no país é identificar quais instituições oferecem  bolsas de estudos para os alunos com o melhor desempenho acadêmico.

Aqui você pode ler sobre o Passaporte Europeu

Como são os Mestrados na Itália?

A organização do sistema educacional na Itália é um pouco diferente da conhecida pelos universitários no Brasil e está dividida em 3 etapas:

  • Corsi di laurea: os cursos de graduação na Itália costumam durar 3 anos e têm o objetivo de estabelecer uma base de conhecimento teórico e preparar os alunos para exercer uma profissão.
  • Laurea magistrale: é o curso de Mestrado  realizado pelos profissionais que realizaram um curso de Laurea, pode durar menos de 1 ano e possui um menor número de créditos.
  • Laurea especialista: é o curso de Mestrado voltado para as carreiras de  especialização em áreas como a Medicina, Direito que requerem esse tipo de formação para que o profissional possa exercê-la.

Basicamente, o Mestrado na Itália está organizado por diferentes níveis que se referem aos cursos que têm  cargas horárias diferentes, podendo ser mais técnico e que podem ser habilitantes para o Doutorado ou não.

Onde estudar um Mestrado na Itália?

1)Universidade de Bolonha

A Universidade de Bolonha é reconhecida internacionalmente por ser uma das mais antigas e tradicionais instituições de ensino públicas do mundo, pois foi fundada em 1088.

Os benefícios de estudar nesta universidade são muitos: a universidade possui uma cultura de integração social, os alunos podem participar de eventos culturais e alguns cursos são oferecidos em inglês.

Em relação aos cursos de Pós-Graduação, os programas são nas áreas de Agricultura, Economia, Educação, Engenharia, Arquitetura, Ciências Humanas, Línguas, Literatura, etc.

2)Universidade de Milão

Apesar de ser uma das universidades mais novas da lista, a Universidade de Milão foi inaugurada em 1924, esta instituição  tem se destacado ao longo dos anos.

A qualidade do ensino e as pesquisas realizadas pela universidade são um dos aspectos que a colocam entre as melhores do mundo nos rankings de avaliações internacionais.

Atualmente a Università degli  Studi di Milano conta com 68 programas de Mestrado.

3)Universidade de Trento

A lista de Universidades mais jovens da Itália tem a Universidade de Trento como integrante, esta faculdade que era particular foi criada em 1962 na cidade de Trento.

Em 1982 a Universidade de Trento se tornou pública e passou a ser administrada pela esfera pública, o que permitiu o seu crescimento e construção de diversos Centros de ensino e pesquisas.

4) Universidade de Pádua

Essa é uma das instituições mais importantes  da Itália, cujo ensino Superior começou a ser oferecido em 1222 e possui uma longa lista de ex- alunos notáveis, entre eles William Harvey.

A universidade  possui cursos de Mestrados específicos para profissionais das seguintes carreiras:

  • Agricultura,
  •  Economia,
  •  Educação,
  •  Finanças, 
  • Engenharia, 
  • Saúde, 
  • Ciências Humanas, 
  • Direito,
  •  Medicina,
  • Farmácia.
  • Educação Física,
  • Psicologia;
  • Ciências Políticas;
  • Ciências.
  • Sociologia;
  • Estatísticas;
  • Veterinária.

A ampla oferta acadêmica da universidade permite que profissionais de diferentes áreas do conhecimento tenham a oportunidade de desenvolver os seus estudos na instituição.

5) Sapienza  Universitát di Roma

A Universidade de Roma tem uma ótima reputação e possui um grande número de alunos matriculados nos diferentes níveis de ensino: no total são 110 mil alunos.

Alguns programas de Master podem ser ensinados tanto em italiano quanto em inglês, por isso o aluno deve estar atento no momento da inscrição.

Os estudantes podem realizar cursos na área Médica, Legal, Odontologia, Química, Bioquímica, Ciências da Computação, entre outras.

6) Universidade de Pisa

Para completar a lista de Universidades para fazer Mestrado na Itália não poderia faltar a famosa e prestigiada Universidade de Pisa, que foi fundada em 1343.

O prestígio da Universidade de Pisa se deve ao ensino de qualidade oferecido, professores especializados e com grande trajetória profissional, além dos resultados de  pesquisas e publicações científicas realizadas.

7) Universidade de Nápoles

A Universidade Nápoles conhecida em italiano como Università degli Studi di Napoli – Federico II é  uma instituição antiga e que se adaptou aos tempos modernos.

A instituição investe em programas de intercâmbio e parcerias com outras instituições de modo a desenvolver ações e práticas que ajudem a universidade a crescer e a criar soluções que possam ser aproveitadas pela sociedade.

Quais  são os melhores Mestrados oferecidos na Itália?

Economia  e Finanças- Universidade de Trento

O Mestrado de Economia e Finanças oferecido pelo Departamento de Economia da instituição é bastante requerido pelos profissionais e existe a possibilidade do aluno ingressar pelo programa Erasmus +.

A duração prevista do curso é de 2 anos e as disciplinas e trabalhos do curso estão divididos para serem realizados ao longo desses 2 anos.

O processo de admissão costuma ocorrer entre os meses de dezembro e março de cada ano letivo.

Mestrado de Tradução – Universidade de Bolonha

O curso de Mestrado em Especialização em Tradução é realizado durante 2 anos e requer que o aluno seja aprovado em um exame de ingresso.

As aulas ocorrem em inglês e a formação permite que o aluno obtenha dupla especialização caso pertença a alguma das instituições conveniadas à universidade.

Mestrado em Engenharia Elétrica- Universidade de Pavia

Os cursos de Mestrado na área de Engenharia possuem um bom desempenho e reconhecimento no país, em especial a Engenharia Elétrica.

O curso está orientado aos profissionais graduados em Engenharia, que tenham um nível de conhecimento avançado do idioma inglês e queiram ampliar o seu conhecimento sobre o campo de atuação.

Quais  são os requisitos para estudar na Itália?

A pessoa que queira estudar na Itália deve providenciar alguns documentos e se organizar financeiramente para poder se manter no país durante esse período.

  • Visto de estudante: é necessário nos casos em que a permanência do estudante é superior a 90 dias.
  • Passaporte vigente.
  • Carta de aceitação de uma universidade italiana;
  • Comprovar que possui uma fonte de renda para cobrir os gastos de estudos.
  • Seguro de saúde;
  • Apresentar um certificado de proficiência de italiano ou inglês.

Cabe ressaltar que se admitido em uma faculdade na Itália, o estudante deve traduzir alguns documentos do português ao italiano e fazer o apostilamento da Haya.

Leia aqui sobre a Moeda de Portugal

Global66 te acompanha  onde  você quiser viver.

Você está pensando em estudar na Itália?  A plataforma Global66 te ajuda a receber pagamentos do Brasil em euros diretamente na sua conta Global66.

Muitos clientes da Global66 precisam fazer pagamentos para  pessoas que estão no exterior e também precisam administrar os recursos recebidos.

Dessa maneira, a fintech Global66 entende a sua necessidade e expectativa relacionada às taxas de câmbio e agilidade das transferências internacionais.

 Leia no nosso site como podemos te ajudar a manter suas finanças em dia e a realizar pagamentos instantâneos globais.

Perguntas Frequentes

Quanto custa estudar um master na Itália?

O custo da anuidade de alguns cursos de Mestrado na Itália encontra-se na faixa de 1200 euros a 3000 euros.

Precisa falar italiano para poder estudar na Itália?

Na maioria das universidades italianas é necessário ter o conhecimento intermediário da língua italiana, apesar de alguns cursos serem oferecidos em inglês.
O mais indicado é aprender o italiano para poder estudar e aumentar as possibilidades de conseguir estudar no país.

Esta publicación fue creada para entregar información general sobre el tema descrito en la fecha de su publicación, la cual puede tener caducidad en ciertos elementos como precios, promociones, costos u otros elementos de servicio.
La información de esta publicación no constituye una recomendación profesional de tipo legal, impositivo, financiero u otros por parte de Global66.
En virtud de la transparencia, te sugerimos siempre comparar y comprobar por ti mismo cuál es la mejor alternativa para tus servicios de remesas y transferencias internacionales.

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp

Contenido sugerido

renda extra na internet passo a passo
Brazil

Renda Extra na Internet: Passo a Passo

Se você está em busca de informação sobre como conseguir uma renda extra na internet, a primeira coisa que deve fazer é identificar sites e aplicativos confiáveis. A web transformou a maneira como as pessoas consomem

Read More »
estudar medicina na bolívia como fazer
Brazil

Estudar Medicina na Bolívia: como fazer?

O sonho de se tornar um  médico ou médica tem motivado muitas pessoas a buscarem estudar Medicina na Bolívia e em outros países da América do Sul. Para muitos estudantes internacionais, a oportunidade de estudar Medicina

Read More »
como investir em criptomoedas 2022 passo a passo 
Brazil

Como Investir em Criptomoedas 2022: Passo a passo 

Como investir em criptomoedas 2022? Se você está em busca de informações sobre como começar esse tipo de investimento, é fundamental  conhecer o funcionamento desse ativo. As criptomoedas têm sido assunto de diversos conteúdos produzidos sobre

Read More »

Empieza a hacer tu dinero Global

-

DESCARGA LA APP