O frete Fob é o tipo de frete em que o comprador é o responsável por pagar o custo e proteção das mercadorias durante o seu transporte até o porto ou cidade destino.
A sigla Fob tem origem no termo em inglês “Free On Board” utilizado no Comércio Exterior e significa Livre para Embarcar.
O frete FOB é um incoterms, isso significa que é um código internacional de comum acordo e por isso quando a operações de importação e exportação ele é utilizado.
O que é o frete FOB?
Antes de tudo, o frete Fob é uma modalidade de frete marítimo em que o comprador é quem se encarrega de pagar o transporte da mercadoria e os custos operacionais do envio.
Além disso, nesse tipo de frete a responsabilidade do vendedor termina no embarque e despacho da mercadoria no porto.
A partir desse momento o comprador deve assumir os custos e responsabilidade pelos produtos transportados até o seu destino.
Em outras palavras, o FOB requer que o comprador contrate uma empresa para fazer a retirada do produto no porto e realize a entrega no local indicado.
Quais são as vantagens do frete FOB?
O frete Livre para Embarcar pode ser vantajoso para grandes empresas que comercializam com outras empresas, pois elas mesmas podem administrar a entrega dos produtos.
As empresas de grande porte costumam ter uma estrutura de Logística organizada, portanto, a retirada e distribuição de mercadorias poderia ser feita pelo próprio destinatário.
Outra vantagem do Fob é possibilitar que os compradores possam negociar diretamente com a empresa transportadora o valor do transporte e logística das cargas.
Para as empresas que possuem Logística própria os custos de transporte podem ser reduzidos em comparação a contratação de uma empresa para fazer o serviço.
Quais são os custos do frete FOB?
O custo operacional do FOB deve incluir os gastos do transporte, seguros e também os impostos que são cobrados no país para esse tipo de operação do Comércio Exterior.
Nesse sentido, nos custos do FOB podem incluir tributos como:
- ICMS;
- IPI;
- PIS;
- COFINS.
Por último, nesse tipo de envio fica mais fácil para o comprador controlar os gastos com a operação e conhecer quais são os tributos de importação que devem ser pagos
Quem paga o frete FOB?
O frete Free on Board deve ser pago pelo cliente que adquire os produtos, o vendedor deve despachar a mercadoria no navio.
Todos os gastos para transportar a mercadoria desde o seu ponto de origem até o destino final e a proteção e seguro da mesma devem ser cobertos pelo comprador.
Como se monitora o frete FOB?
Para monitorar as mercadorias transportadas através do frete FOB, o comprador pode utilizar um software de Gerenciamento de Transporte para conhecer o status e progresso do transporte dos produtos.
Como a responsabilidade do frete é a do comprador, a empresa contratada para realizar o frete deve informar como e onde as mercadorias estão.
O que é o frete CIF?
O frete CIF é a modalidade de transporte de mercadorias de uma região a outra que inclui o custo, seguro e transporte assegurados pelo vendedor.
A responsabilidade pela proteção da mercadoria é inteiramente do vendedor até o momento que o produto é entregue ao cliente.
Qual é a diferença entre o frete FOB e o frete CIF?
O frete Fob se diferencia do frete CIF tanto nas responsabilidades pelo transporte dos produtos quanto no custo da operação.
Para que a mercadoria chegue ao seu destino se o frete Fob for escolhido, o comprador deve arcar com todos os gastos do transporte, danos possíveis e entrega.
Enquanto se o tipo de frete for o CIF o comprador não precisa se preocupar em como será feita a entrega, pois o vendedor deve se encarregar da operação.
Usar Global66 para enviar dinheiro e receber pagamentos do exterior
Conhecer os tipos de incoterms como o FOB e CIF pode ser de grande ajuda para o seu negócio, se você importa ou exporta produtos.
As grandes decisões de negócios devem ser acompanhadas de soluções digitais que auxiliem o desenvolvimento da sua empresa no envio de dinheiro para o exterior.
A plataforma Global66 é a melhor maneira que as empresas têm para enviar dinheiro e receber pagamentos do exterior com agilidade, taxas de câmbio favoráveis e segurança.
Perguntas Frequentes
O frete FOB tem como principal diferença com o frete CIF a abrangência da responsabilidade do vendedor e comprador.
Sendo assim, no frete fob depois que o vendedor deposita a mercadoria no navio, o comprador é quem deve assegurar que o transporte seja seguro.
A compra das mercadorias no frete FOB não garante o transporte, retirada e entrega dos produtos como no frete CIF.
Como se calcula o frete FOB?
O cálculo do FOB é feito baseado em algumas informações:
Peso unitário de cada produto e total;
Volume unitário e total;
Distância percorrida;
Valor do produto;
Ponto de coleta e retirada;
Pedágios e impostos.
Por que escolher um frete FOB?
Um frete FOB pode beneficiar a um negócio de grande porte e que gerencie grandes volumes de mercadorias e conte com um sistema de transporte e logística próprio.
Portanto, o próprio comprador se encarrega de pagar o frete, seguro e transporte dos produtos podendo negociar o seu valor.