Frete FOB: O que é e quais as diferenças com frete CIF?

O frete Fob é o tipo de frete em que o comprador é o responsável por pagar o custo e proteção das mercadorias durante o seu transporte até o porto ou cidade destino.

A sigla Fob tem origem no termo em inglês “Free On Board” utilizado no Comércio Exterior  e  significa Livre para Embarcar.

 O frete FOB é um incoterms, isso significa que é um código internacional de comum acordo e por isso quando a operações de importação e exportação ele é utilizado.

O que é o frete FOB?

Antes de tudo, o frete Fob é uma modalidade de frete marítimo em que o comprador é  quem se encarrega de pagar o transporte da mercadoria e os custos operacionais do envio.

Além disso,  nesse tipo de frete a responsabilidade do vendedor termina no embarque e despacho da mercadoria no porto.

 A partir desse momento o comprador  deve assumir os custos e responsabilidade pelos produtos transportados até o seu destino.

Em outras palavras, o FOB requer que o comprador contrate uma empresa para fazer a retirada do produto no porto e realize  a entrega no local indicado.

Quais são as vantagens do frete FOB?

O frete Livre para Embarcar pode ser vantajoso para grandes empresas que comercializam com outras empresas, pois elas mesmas podem administrar a entrega dos produtos.

As  empresas de grande porte costumam  ter uma estrutura de Logística organizada, portanto,  a  retirada e distribuição de mercadorias poderia ser feita pelo próprio destinatário.

Outra vantagem do Fob é possibilitar que os compradores possam negociar diretamente com a empresa transportadora o valor do transporte e logística das cargas.

Para as empresas que possuem  Logística própria os custos de transporte podem ser reduzidos em comparação a contratação de uma empresa para fazer o serviço.

Quais são os custos do frete FOB?

O custo operacional do FOB deve  incluir os gastos do transporte, seguros e também os impostos que são cobrados no país para esse tipo de operação do Comércio Exterior.

Nesse sentido, nos custos do FOB podem incluir tributos como:

  • ICMS;
  • IPI;
  • PIS;
  • COFINS.

Por último, nesse tipo de envio fica mais fácil para o comprador controlar os gastos com a operação e conhecer  quais são os tributos de importação que devem ser pagos

Quem  paga o frete FOB?

O frete Free on Board deve ser pago pelo cliente que adquire os produtos, o vendedor deve despachar a mercadoria no navio.

 Todos os gastos para transportar a mercadoria desde o seu ponto de origem até o destino final e a proteção e seguro da mesma devem ser cobertos pelo comprador.

Como se monitora o frete  FOB?

Para monitorar as mercadorias transportadas através do frete FOB, o comprador pode utilizar um software de Gerenciamento de Transporte para conhecer o status e progresso do transporte dos produtos.

Como a responsabilidade do frete é a do comprador, a empresa contratada para realizar o frete deve informar como e onde as mercadorias estão. 

O que é o frete CIF?

O frete CIF é a modalidade de transporte de mercadorias de uma região a outra que inclui o custo, seguro e transporte assegurados pelo vendedor.

A responsabilidade pela proteção da mercadoria é inteiramente do vendedor até o momento que o produto é entregue ao cliente.

Qual é  a diferença entre o frete FOB e o frete CIF?

O frete Fob se diferencia do frete CIF tanto nas responsabilidades pelo transporte dos produtos quanto no custo da operação.

Para que a mercadoria chegue ao seu destino se o frete Fob for escolhido, o comprador deve arcar com todos os gastos do transporte, danos possíveis e entrega.

Enquanto se o tipo de frete for o CIF o comprador não precisa se preocupar em como será feita a entrega, pois o vendedor deve se encarregar da operação.

Usar Global66 para enviar dinheiro e receber pagamentos do exterior

Conhecer os tipos de incoterms como o FOB e CIF pode ser de grande ajuda para o seu negócio, se você importa ou exporta produtos.

As grandes decisões de negócios devem ser acompanhadas de soluções digitais que  auxiliem o desenvolvimento da sua empresa no envio de dinheiro para o exterior.

A plataforma Global66 é a melhor maneira que as empresas têm para enviar dinheiro e receber pagamentos do exterior com agilidade, taxas de câmbio favoráveis e segurança.

Perguntas Frequentes

Como se diferencia o frete FOB do frete CIF?

O frete FOB tem como principal diferença com o frete CIF a abrangência da responsabilidade do vendedor e comprador.

Sendo assim, no frete fob depois que o vendedor deposita a mercadoria no navio, o comprador é quem deve assegurar que o transporte seja seguro.

A compra das mercadorias no frete FOB não garante o transporte, retirada e entrega dos produtos como no frete CIF.


Como se calcula o frete FOB?

O cálculo do FOB é feito baseado em algumas informações:
Peso unitário de cada produto e total;
Volume unitário e total;
Distância percorrida;
Valor do produto;
Ponto de coleta e retirada;
Pedágios e  impostos.


Por que escolher um frete FOB?

Um frete FOB pode beneficiar a um negócio de grande porte e que gerencie grandes volumes de mercadorias e conte com um sistema de transporte e logística próprio.

Portanto, o próprio comprador se encarrega de pagar o frete, seguro e transporte dos produtos podendo negociar o seu valor.

Esta publicación fue creada para entregar información general sobre el tema descrito en la fecha de su publicación, la cual puede tener caducidad en ciertos elementos como precios, promociones, costos u otros elementos de servicio.
La información de esta publicación no constituye una recomendación profesional de tipo legal, impositivo, financiero u otros por parte de Global66.
En virtud de la transparencia, te sugerimos siempre comparar y comprobar por ti mismo cuál es la mejor alternativa para tus servicios de remesas y transferencias internacionales.

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp

Contenido sugerido

Brasil

Cartão pré-pago internacional: Quais opções existem?

 O cartão pré-pago internacional.é um dos serviços financeiros inovadores que estão sendo utilizados por clientes que desejam realizar compras no exterior. Sendo assim, as instituições bancárias e fintechs estão constantemente desenvolvendo produtos financeiros com o objetivo

Read More »
Brasil

Qual Conta Digital rende mais: confira a lista!

Os usuários dos serviços financeiros estão cada vez mais informados sobre os produtos e benefícios que devem adquirir como: qual conta digital rende mais? As contas digitais  são uma das soluções financeiras inovadoras que o mercado

Read More »