Finanças pessoais: 5 dicas para organizar as finanças

Para manter as finanças pessoais controladas é necessário que as pessoas melhorem sua forma de relacionar-se com o seu próprio dinheiro, sobretudo se desejam economizar.

Desse modo, a educação financeira visa ensinar e orientar as pessoas sobre como funciona o universo das finanças e de como elas podem aplicá-lo ao seu dia a dia.

O processo de aprendizagem sobre as finanças pessoais ajuda as pessoas a compreenderem que é possível ter um comportamento equilibrado no uso do seu dinheiro.

Se você gasta o seu dinheiro conscientemente e não por impulso, você tem controle sobre as suas finanças e toma decisões pensando no seu bem-estar a longo prazo.

Portanto, se você precisa de dicas de finanças para empreendedores, algumas dicas de finanças pessoais também servirão de ajuda.

O que são finanças pessoais?

Primeiramente, o termo finanças pessoais se refere à gestão financeira de uma única pessoa ou um grupo de pessoas.

Na vida financeira de uma pessoa se incluem todos os gastos e transações financeiras realizadas pelo indivíduo, além da organização da entrada e saída do dinheiro.

Adquirir o hábito de administrar suas finanças, te permitirá compreender o quanto você ganha e deve gastar em cada compra que realizar.

A falta de controle da vida financeira pode acarretar em dívidas ou gastos extras com faturas de cartão de objetos comprados que você não precisava.

Como organizar suas finanças pessoais?

A educação financeira não costuma ser vista nas escolas, porém pode ser aplicada a sua vida em qualquer momento dela. 

Dessa maneira, você pode buscar assessoramento com profissionais especializados na área de finanças, realizar cursos e também buscar conhecimento por conta própria.

O primeiro passo para organizar suas finanças é muito simples, você pode iniciar a gestão das finanças pessoais criando uma planilha de finanças pessoais.

Bem como, incluir uma coluna na planilha onde esteja descrita a entrada de dinheiro na sua conta(salário, comissões) e na outra coluna os gastos e despesas que tem.

O mais recomendável, segundo especialistas, seria que as pessoas pudessem guardar aproximadamente 10% a 20% do seu capital mensalmente, para fins de investimentos ou emergências.

Leia aqui como economizar pode te ajudar no futuro.

1)Separar o dinheiro pessoal do dinheiro da empresa

Antes de mais nada, essa primeira dica pode ser aplicada principalmente pelas pessoas que são microempreendedores. 

Portanto, o dinheiro pessoal não deve estar junto com o dinheiro da empresa, para que os recursos não sejam misturados.

2) Saiba qual é a sua renda

O segundo passo para uma vida financeira organizada, é saber com certeza qual é a sua renda, ou seja quanto você ganha por mês.

Nesse sentido, a  renda é o salário que depositam na sua conta mensalmente com os descontos dos impostos(IRPF, INSS, contribuição sindical, vale transporte, etc).

Logo depois, ao conhecer o valor real da sua renda será possível planejar como o salário será utilizado para cobrir os gastos mensais.

3) Conheça o seu custo de vida

Agora, que você já sabe qual é a sua renda, poderá calcular quais são os gastos fixos que você tem.

Bem como, deverá ser incluído na lista os gastos que têm o mesmo valor e os que sofrem variação de um mês para outro.

A seguir, veremos uma lista de gastos possíveis para inclusão no custo de vida:

  • Luz
  • Aluguel
  • Água
  • Alimentação
  • Gás
  • Telefone
  • Internet
  • IPTU
  • assistência médica

Ao definir e conhecer quais são os seus gastos mensais, você saberá qual parte da sua renda está comprometida para pagar essas despesas.

4) Aprenda a comparar preços antes de realizar uma compra

Pequenas mudanças nos hábitos financeiros podem fazer muita diferença na sua vida financeira, por isso antes de fazer uma comprar é necessário pesquisar os preços.

Em outras palavras, você pesquisar as diferentes opções do mesmo produto com outras empresas.

Desse modo, será  possível comprar algo que precisa com um custo mais econômico, como por exemplo, nas compras de supermercado.

5) Corte gastos desnecessários 

O planejamento financeiro também inclui cortar gastos desnecessários para manter a vida financeira equilibrada.

 Para tal, é essencial saber o quanto você recebe  todos os meses e em que você pode ou não comprometer a sua renda.

Em suma, se você gasta mais do que recebe, essa é uma alerta de que suas finanças precisam ser revisadas e organizadas.

Mantenha suas finanças pessoais organizadas com a Global66

Antes de mais nada, se você deseja manter os seus gastos organizadas ao mesmo tempo que precisa transferir dinheiro para o exterior, junte-se a Global66.

A fintech Global66 ajuda milhares de clientes em todo mundo a fazer transferência internacional, utilizando um sistema fácil e seguro de remessa.

Portanto, seja você um freelancer ou empreendedor, poderá utilizar as funções de pagar e receber dinheiro do exterior oferecidas pela Global66 no Brasil.

Esta publicación fue creada para entregar información general sobre el tema descrito en la fecha de su publicación, la cual puede tener caducidad en ciertos elementos como precios, promociones, costos u otros elementos de servicio.
La información de esta publicación no constituye una recomendación profesional de tipo legal, impositivo, financiero u otros por parte de Global66.
En virtud de la transparencia, te sugerimos siempre comparar y comprobar por ti mismo cuál es la mejor alternativa para tus servicios de remesas y transferencias internacionales.

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp

Contenido sugerido

Brasil

Cartão pré-pago internacional: Quais opções existem?

 O cartão pré-pago internacional.é um dos serviços financeiros inovadores que estão sendo utilizados por clientes que desejam realizar compras no exterior. Sendo assim, as instituições bancárias e fintechs estão constantemente desenvolvendo produtos financeiros com o objetivo

Read More »
Brasil

Qual Conta Digital rende mais: confira a lista!

Os usuários dos serviços financeiros estão cada vez mais informados sobre os produtos e benefícios que devem adquirir como: qual conta digital rende mais? As contas digitais  são uma das soluções financeiras inovadoras que o mercado

Read More »