Como Receber um Pagamento Internacional: Guia Completo

As transformações digitais pelas quais o mercado de trabalho quanto o mundo das finanças estão passando, permitem que as pessoas trabalhem para empresas de outros países. A dúvida mais comum existente é: Como receber um pagamento internacional?

Utilizar os serviços de remessas internacionais disponíveis é uma das maneiras de como receber um pagamento internacional diretamente na conta bancária com rapidez e facilidade.

Quais informações você deve fornecer para receber um pagamento internacional?

As informações necessárias para quem precisa receber dinheiro do exterior seja quem conseguiu um trabalho freelancer ou tenha um familiar vivendo em outro país são similares.

Você deve informar a pessoa ou a  empresa que fará a transferência internacional, os seguintes dados:

  • Nome completo
  • Número de agência e conta do banco
  • Nome completo do banco
  • Código Swift
  • Número de documento RG ou CPF
  • Número IBAN
  • Tipo de conta
  • E-mail

Em suma, com estas informações já seriam suficientes para que você pudesse receber o pagamento internacional sem problemas.

Leia aqui sobre O que é preciso para morar em Portugal

Formas de receber um pagamento internacional

As principais maneiras de receber um pagamento internacional são através das instituições bancárias e empresas de remessas.

Bancos

Os bancos são as instituições  responsáveis por processar os pagamentos feitos para contas de outros países. Também, para receber transferências internacionais.

Você pode ser cliente do Banco Itaú, Banco do Brasil, Santander, Bradesco, Caixa Econômica ou outra instituição, que ainda assim poderá receber o pagamento tanto em uma conta corrente quanto em uma conta poupança.

Plataforma Western Union

A empresa Western Union é uma das opções de serviço de transferências internacionais que você pode utilizar para receber pagamentos de outros países.

Como dito anteriormente, você deve passar as suas informações para a pessoa que possa realizar a transferência através do sistema do Western Union.

Existe a possibilidade de receber o pagamento diretamente na conta bancária ou retirar o dinheiro recebido em uma agência WU ou agência associada à empresa. 

Por último, é importante ter o número de recibo do envio para poder retirar o dinheiro em espécie na agência.

Global66

A plataforma Global66 é uma empresa que se consolida pelos serviços financeiros oferecidos para pessoas jurídicas e pessoas físicas dentro e fora do Brasil.

Para receber um pagamento internacional através do sistema de transferências Global66 é muito simples: você informa os seus dados completos para o remetente no exterior.

Se o responsável pelo pagamento já tem uma conta Global66 cadastrada, ele só deve iniciar o pedido de remessa para o Brasil, pagar pelo serviço e aguardar a confirmação.

Pronto! Dependendo do país de origem, o seu dinheiro estará disponível na conta no mesmo dia que a transferência foi realizada.

Comissões e taxas associados a pagamentos internacionais

As ferramentas tecnológicas estão tornando mais fácil fazer ou receber um pagamento internacional.

São tantas opções de serviços disponíveis que pode parecer um pouco difícil escolher o melhor.

Uma informação importante que deve ser considerada no momento de realizar uma transferência internacional é o custo cobrado pelo serviço.

Isso porque todas as operações financeiras realizadas no exterior são tributadas pela alíquota do IOF. Essa alíquota varia de 0,38% a 1,1% sobre o valor da operação.

A esse custo se acrescenta também as tarifas cobradas pelo serviço, as alíquotas do IR (Imposto de Renda), além da cotação do câmbio no momento da operação financeira.

  • Itaú: R$ 115 + cotação + % do valor + IOF
  • Santander: R$ 90  + cotação + IOF
  • Bradesco: 450 + despesas bancárias + cotação + IOF

Por que a taxa de câmbio é importante?

A taxa de câmbio tem papel fundamental nas decisões e negociações em Comércio Exterior. Isso também se aplica a operações financeiras internacionais, tais como: pagamentos e transferências internacionais.

Por outro lado, a taxa de câmbio define o preço de uma moeda estrangeira em relação à moeda nacional. Isso serve de parâmetro para a comercialização de produtos e serviços dentro e fora de um país.

Os dados sobre a cotação do câmbio fornecidos pelo Banco Central servem como modelo, para que as empresas de câmbio e instituições bancárias estabeleçam as taxas cobradas pela operação do serviço.

Nas transações financeiras internacionais, a taxa de câmbio e os custos dos serviços podem variar de uma empresa para outra. Isso pode influenciar se o valor convertido de uma moeda para outra é menor ou maior.

Aqui você pode ler sobre Morar na Espanha

Dicas para reduzir comissões ao fazer ou receber um pagamento internacional

A primeira dica para quem deseja receber ou fazer um pagamento internacional e reduzir os gastos com comissões é pesquisar as alternativas disponíveis no mercado.

O custo do serviço de transferência internacional é um aspecto muito importante que deve ser considerado pela pessoa que precisa fazer uma conversão de câmbio.

Existem várias empresas que oferecem o serviço de pagamento internacional. Mesmo assim, é fundamental que o valor cobrado pela empresa seja satisfatório. Além disso, que o serviço atenda às expectativas do cliente.

O segundo ponto que pode ajudar no momento de decidir qual é a melhor maneira de receber e enviar dinheiro para o exterior, é a relação entre custo e benefício do serviço.

Trouxemos o exemplo das transferências internacionais que podem ser feitas através da plataforma Global66 no Brasil.

Você se cadastra no site e pode enviar e receber dinheiro com taxas e comissões menores que outras empresas do mercado. E o melhor é que os envios são rápidos e seguros.

Portanto, se você quiser economizar no momento de realizar transferências internacionais ou recebê-las, você deve buscar uma empresa de finanças que apresente as melhores taxas, rapidez e benefícios.

Esta publicación fue creada para entregar información general sobre el tema descrito en la fecha de su publicación, la cual puede tener caducidad en ciertos elementos como precios, promociones, costos u otros elementos de servicio.
La información de esta publicación no constituye una recomendación profesional de tipo legal, impositivo, financiero u otros por parte de Global66.
En virtud de la transparencia, te sugerimos siempre comparar y comprobar por ti mismo cuál es la mejor alternativa para tus servicios de remesas y transferencias internacionales.

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp

Contenido sugerido

Brazil

Planilha de Controle Financeiro: Como fazer um?

A planilha de Controle Financeiro é uma excelente ferramenta para gestores de empresas e  para pessoas que queiram fazer a gestão dos seus gastos. Atualmente é possível encontrar diversos modelos interessantes e ilustrativos de como preencher

Read More »
Brazil

Atualizar boleto CEF: Como fazer?

Você precisa atualizar boleto CEF e não sabe como? Saiba que está no lugar adequado, pois o objetivo deste artigo é esclarecer essa dúvida sobre os boletos bancários. Os boletos de pagamento emitidos pelas instituições bancárias

Read More »
Brazil

Consulta NIS: Como Fazer? Passo a Passo!

A consulta NIS pode ser feita de diferentes maneiras, como por exemplo: a Consulta do NIS pelo CPF ou acessando outros sites de instituições governamentais. Todos os dados cadastrais do cidadão que já trabalhou alguma vez

Read More »

Empieza a hacer tu dinero Global

-

DESCARGA LA APP