A Taxa Shein é uma tarifa cobrada nas compras internacionais nesse e-commerce, assim como acontece em outras lojas virtuais que requerem o pagamento de imposto.
Para quem é novo nesse universo de importação é fundamental ter conhecimento em que tipos de operações o imposto de importação deve ser pago.
Desse modo, o comprador deve verificar a partir de qual valor a Aduana brasileira fará a cobrança da taxa Shein.
O que é Shein?
A Shein é uma empresa varejista do setor de moda que atende mais 220 países. Em seus primeiros anos a empresa realizava em sua grande maioria serviços de distribuição de mercadoria de moda.
Com seu crescimento os serviços se estendem também a produção de mercadorias na modalidade varejista dos produtos por preços acessíveis ao consumidor, que passaram a ter peças do mundo da moda semelhantes às vendidas por empresas de grande nome no setor fashion.
Como comprar na Shein pela primeira vez?
- Para fazer sua primeira compra com a Shein, acesse o website da empresa para ter acesso aos itens divulgados pela empresa.
- Por lá é possível realizar seu login e registro e acessar sua conta.
- Todos os itens escolhidos por você serão salvos em sua sacola onde poderão ser pagos usando um cartão de pagamento online.
- Os termos de entrega serão apresentados após a confirmação da compra, que é segura e rastreada pela própria companhia.
Porque é taxado na Shein?
Normalmente compras que tenham o valor acima de 50 dólares correm risco de serem taxadas pela alfândega brasileira.
Sendo a alíquota do imposto de importação de 60% do valor do produto e mais adicionais correspondentes a tarifas de frete e seguro.
Essa taxa é referente ao ICMS, Imposto sobre circulação de mercadorias e serviços criado em 1988, que nada mais é que um comprovante fiscal de mercadorias circulantes em território nacional.
O que acontece se não pagar a taxa da Shein?
Caso a taxa da Shein não seja paga, é considerado que houve a desistência do produto e ele volta para o emissor, no caso a Shein.
Para saber se foi taxado, acesse o site da Shein e verifique se no campo, meus pedidos, há algum sinalizado em laranja ou com cifrão, pois eles indicam que o produto pode estar preso na alfândega ou foram taxados.
Como não ser taxado na Shein?
Para não ser taxado na Shein, é recomendado que o valor total da compra não exceda ao total de 50 dólares.
Há ainda comerciantes que pagam 50% do valor caso a compra esteja presa na alfândega.
No entanto, o valor a ser pago para que a liberação seja feita corresponde a 60% do valor do produto.
Por isso, fique atento ao valor da sua compra, se necessário realize-a em duas vezes para que assim os produtos contabilizem um valor menor ao máximo (50 dólares) permitidos pela alfândega brasileira..
É seguro comprar no site da Shein?
O site da Shein é seguro. As mercadorias dispostas na vitrine online do website da empresa costumam oferecer produtos,que possuem boa durabilidade se comparado a outros mercados chineses.
Devido a isso, a empresa realiza uma marca em vendas próxima a 2 bilhões de dólares ao ano, o equivalente a mais de 10 bilhões de reais.