SCR: o que é e como funciona?

Você conhece um Sistema de Cadastro de Crédito? Se ainda não, saiba que o SCR é um banco de dados com informações de créditos dos clientes.

O Banco Central é a  instituição responsável pela administração do SCR, nele estão armazenadas todas as transações de empréstimos e financiamentos feitas por cada pessoa.

Desse modo, as informações que constam nesse sistema de Cadastro de Crédito podem ser consultadas tanto por clientes quanto por empresas ou pessoas físicas.

O que é SCR?

Antes de mais nada, o SCR é  a sigla para o Sistema de Cadastro de Crédito, um banco de dados financeiro desenvolvido pelo Banco Central.

O SCR apresenta a relação que cada indivíduo seja ele pessoa ou empresa possui com as instituições financeiras.

Caso uma pessoa tenha solicitado crédito em diferentes instituições todos esses vínculos constarão no sistema de cadastro.

Nesse sentido, o banco de dados funciona como um histórico das operações de crédito de cada indivíduo, onde constam financiamentos já concluídos, os que estão ativos e os que não foram pagos.

Qual é o objetivo do SCR?

O objetivo principal do SCR é ser uma fonte de consulta e acesso à informação dos clientes que possuem registro de crédito em instituições autorizadas pelo Banco Central.

Bem como, o  sistema armazena  todos os registros de créditos de clientes  que apresentam um risco de crédito para uma instituição financeira a partir de R$ 200,00.

Além disso, o sistema atualiza mensalmente as informações sobre os clientes através dos relatórios e dados fornecidos pelos bancos e instituições de crédito.

Como posso saber se meu nome está no SCR?

Para saber se seu nome está inscrito no SCR  você pode utilizar o sistema Registrato,  que é uma ferramenta administrada pelo Banco Central.

Ao acessar o sistema Registrato  os usuários podem consultar o banco de dados e conhecer o estado dos relacionamentos financeiros com as instituições financeiras.

O primeiro passo para saber se os dados financeiros constam no Sistema de Cadastro de Crédito é entrar no site do Banco Central e acessar o sistema Registrato.

Existem duas maneiras de consultar o Registrato utilizando o portal Conta.gov.br ou entrar com o login Sisbacen/Registrato, contudo se você não tiver um usuário e senha é possível cadastrá-lo.

Posteriormente a fazer o login na página será possível visualizar as dívidas que foram pagas e as que estão em aberto.

Quem pode consultar o SCR?

O SCR pode ser consultado pelos cidadãos, pessoas jurídicas e instituições financeiras e bancos, estas últimas precisam de autorização dos clientes para acessar as informações.

Segundo o Banco Central, o SCR preserva a identidade e privacidade de cada pessoa, portanto, as instituições financeiras só terão acesso aos dados que dizem respeito ao cliente que autorizou o compartilhamento da informação.

Como posso eliminar o nome do SCR?

Uma vez que suas informações de cadastro de crédito entram no sistema do Banco Central não é possível eliminá-las.

Ao contrário do que muitas pessoas pensam ter o nome cadastrado no SCR não significa que o seu crédito está negativado.

No sistema constam as operações de créditos concedidas a um cliente e se o pagamento foi realizado e não existe nenhuma dívida ativa em nome da pessoa o sistema também mostra.

Em outras palavras,  os dados dos clientes que estão registrados nesse sistema do BC não estão associados ao Serviço de Proteção ao Crédito e nem à pontuação Serasa Score.

O objetivo do SCR é ser um instrumento de prevenção dos riscos e crises dentro das instituições financeiras, servindo como parâmetro na gestão do crédito.

Enquanto para os clientes, o sistema de Cadastro serve como uma fonte de consulta e gestão das finanças.

Perguntas frequentes sobre o SCR

Quais operações de créditos podem ser consultadas no SCR?

Conforme o Banco Central afirma na página do Registrato, as operações de créditos que estão registradas no Sistema de Cadastro de Crédito são:
– empréstimos e financiamentos;
– adiantamentos;
– operações de arrendamento mercantil;
– compromissos de créditos não canceláveis;

Para mais informações sobre as operações de crédito é possível consultar o Registrato.

O SCR  pode restringir a minha capacidade de crédito?

Como dito anteriormente, o SCR não é uma instituição de proteção do crédito, os bancos  podem consultar as informações de crédito dos clientes.

A decisão de restringir o crédito a um cliente considera vários critérios, como o histórico de pagamentos da pessoa e a capacidade de pagar as instituições.

Esta publicación fue creada para entregar información general sobre el tema descrito en la fecha de su publicación, la cual puede tener caducidad en ciertos elementos como precios, promociones, costos u otros elementos de servicio.
La información de esta publicación no constituye una recomendación profesional de tipo legal, impositivo, financiero u otros por parte de Global66.
En virtud de la transparencia, te sugerimos siempre comparar y comprobar por ti mismo cuál es la mejor alternativa para tus servicios de remesas y transferencias internacionales.

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp

Contenido sugerido

Brasil

Qual Conta Digital rende mais: confira a lista!

Os usuários dos serviços financeiros estão cada vez mais informados sobre os produtos e benefícios que devem adquirir como: qual conta digital rende mais? As contas digitais  são uma das soluções financeiras inovadoras que o mercado

Read More »
Brasil

Certificado Digital A3: tudo o que você deve saber

A autenticação de formulários e informações criadas online devem contar com um dos tipos de certificados digitais, por exemplo, o Certificado Digital A3. Um certificado digital funciona como uma garantia da veracidade das informações apresentadas em

Read More »
Brasil

O que é Certificado Digital e para que serve?

A autenticidade de um documento está sendo confirmada pelo meio digital, graças ao desenvolvimento do certificado digital. Você sabe o que é certificado digital? O  certificado digital é uma solução inovadora que utiliza chaves criptografadas para

Read More »

Empieza a hacer tu dinero Global

-

DESCARGA LA APP