Pix Internacional: Como funciona e o que você deve saber?

As transferências de dinheiro instantâneas facilitam as operações dos serviços financeiros, por essa razão existe uma grande expectativa com o Pix Internacional.

O cenário do mercado de trabalho no exterior é uma das motivações que levam as pessoas a quererem viver em outro país.

Além da vantagem de receber o pagamento em outra moeda, a pessoa que estiver morando no exterior poderá receber um Pix diretamente na sua conta.

Se o Pix tivesse um serviço internacional para possibilitar o envio de dinheiro do Brasil para outros países, muitos usuários adotariam essa forma de pagamento ágil e prática.

O que é o Pix?

O Pix é o sistema de pagamento instantâneo lançado pelo Banco Central brasileiro em 2020,  esse método de pagamento é utilizado por empresas e pessoas físicas.

Uma das vantagens do Pix é que uma pessoa consegue transferir os recursos disponíveis de uma conta  para outra conta em poucos segundos.

O Pix pode ser utilizado para fazer o pagamento a uma pessoa, pessoa jurídica ou compra de produtos dependendo das políticas de cada estabelecimento comercial.

Leia aqui sobre Como Receber um Pagamento Internacional

Como funciona o Pix internacional e nacionalmente?

Infelizmente ainda não é possível usar o Pix internacionalmente.

Assim funciona o Pix no Brasil:

A transferência Pix integra o Sistema de Pagamentos Brasileiros e a operação pode ser feita desde uma conta corrente, poupança ou conta de pagamento.

Para fazer o Pix é preciso que tanto a pessoa que enviará o dinheiro quanto a pessoa que o receberá cadastrem uma chave Pix.

Nesse sentido, a chave Pix funciona como um identificador da conta, que pode ser o número de CPF, o e-mail, chave-aleatória ou número de telefone.

O cadastro da chave Pix na conta bancária é feito no internet banking das instituições bancárias que atuam no Brasil.

É fundamental que no momento de enviar o Pix para um beneficiário a pessoa se certifique que os dados digitados estão corretos antes de confirmar a operação.

Como a transferência é imediata não é possível cancelar a operação, se o usuário errar a chave pix e enviar para outra pessoa.

Para que se usa o Pix?

O Pix serve para realizar transferências entre contas  de pessoas físicas e  pessoas jurídicas e realizar outros tipos de pagamentos.

 Existem lojas virtuais e estabelecimentos comerciais que aceitam o pagamento via Pix, outra maneira de utilizar o pix ocorre nas seguintes situações:

  • pagamento de prestadores de serviços
  • pagar fornecedores
  • recolhimento de taxas de Órgãos Públicos Federais
  • pagamento de cobranças
  • pagar faturas de serviços como: luz, telefone, celular, internet, televisão e água
  • recolhimento de contribuições do FGTS e da Contribuição Social

O Pix Internacional existe?

O funcionamento do Pix internacional ainda não é uma realidade no Brasil, apesar de muitos usuários dos serviços financeiros se perguntarem.

Para que o Pix internacional seja implementado certamente exigirá que o Banco Central do Brasil adote novas medidas em relação à política cambial.

A publicação do Marco Legal do Câmbio em 2021 aborda a questão das operações de câmbios em um cenário mais moderno e simplificado.

Desse modo, existe a possibilidade que o Pix internacional esteja mais próximo de começar a funcionar no Brasil.

Como transferir dinheiro para o exterior com o Pix?

Até o  momento, a única possibilidade de realizar uma transferência Pix para enviar dinheiro para o exterior é através de uma plataforma de pagamentos.

Com isso, a pessoa interessada em realizar a operação  deve se cadastrar no site da fintech de transferências internacionais e criar um pedido de envio.

 As informações do beneficiário da transferência devem ser preenchidas e no momento de realizar o pagamento para a empresa, o usuário escolhe a opção de transferência via Pix.

Uma das empresas que oferecem esse tipo de serviço é a WesternUnion.

Aqui você pode ler sobre Prestar Serviços para o Exterior

Enviar dinheiro com Global66

A fintech Global66 oferece o serviço de  transferências internacionais através da plataforma Global66 e ainda é possível utilizar a  carteira digital multimoeda.

Se você quiser se cadastrar na plataforma Global66 ainda hoje, você terá a oportunidade de enviar dinheiro do Brasil para a Argentina, Espanha e muitos outros destinos.

Um dos benefícios da solução oferecida pela Global66 é que ela permite que tanto empresas quanto pessoas físicas economizem nas transferências internacionais.

Portanto, se você quer enviar dinheiro para outro país com a melhor taxa de câmbio, utilizando um serviço eficiente, seguro e ágil, se inscreva na Global66.

Esta publicación fue creada para entregar información general sobre el tema descrito en la fecha de su publicación, la cual puede tener caducidad en ciertos elementos como precios, promociones, costos u otros elementos de servicio.
La información de esta publicación no constituye una recomendación profesional de tipo legal, impositivo, financiero u otros por parte de Global66.
En virtud de la transparencia, te sugerimos siempre comparar y comprobar por ti mismo cuál es la mejor alternativa para tus servicios de remesas y transferencias internacionales.

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp

Contenido sugerido

Brazil

Cartão Riachuelo: Requisitos e Benefícios

Você está procurando um cartão de crédito para fazer? Se interessou pelo cartão Riachuelo e está na dúvida se ele vale a pena ou não?  Um cartão de crédito como o cartão Riachuelo é comercializado com

Read More »
Brazil

Taxa Shein: Tudo o que você precisa saber

A Taxa Shein é uma tarifa cobrada nas compras internacionais nesse e-commerce, assim como acontece em outras lojas virtuais que requerem o pagamento de imposto. Para quem é novo nesse universo de importação é fundamental ter

Read More »