O que é Open Banking?

Importante: Global66 é uma fintech de transferência de dinheiro com um preço econômico e não tem relação direta com os bancos citados. Este conteúdo foi gerado para informar sobre as opções de envio de dinheiro no Brasil.

A introdução de um sistema de compartilhamento de dados financeiros trouxe questionamentos sobre o assunto o que é  open banking e se é confiável.

No Brasil o tema vem sendo tratado há alguns anos e proximamente se tornará realidade.

Para responder a questão sobre o open banking  é preciso primeiro frisar que os dados financeiros de um cliente ainda são de exclusividade do banco que ele está associado.

O open banking é um sistema de compartilhamento de dados financeiros que está sendo implementado no Brasil.

Esta iniciativa é mais uma das que o Banco Central do Brasil pretende implementar para gerar uma maior dinamicidade entre as operações realizadas entre as instituições financeiras.

Definição do conceito Open Banking

Segundo as informações do Banco Central, o open banking pode ser definido como um sistema financeiro aberto.

Nesse sentido, a partir da sua implementação terão o direito de exigir que os bancos compartilhem suas informações com outras instituições financeiras.

As instituições financeiras autorizadas pelo Banco Central estão incluídas nesse modelo de sistema bancário.

Quais os benefícios do Open Banking?

Um dos pilares do Sistema Financeiro aberto que está sendo aplicado no Brasil é possibilitar que o cliente decida com quais instituições compartilhar os seus dados.

Com base nessa abertura, se um cliente do banco A quiser solicitar um crédito no banco C, o seu histórico bancário deve ser fornecido para a outra instituição bancária mediante a solicitação e autorização do dono da conta.

Dessa maneira, o banco não deverá mais reter as informações bancárias dos seus clientes, como as que permitem verificar se eles são bons pagadores ou não.

Sendo assim, o indivíduo pode utilizá-la para transações bancárias no banco que ela decidir e achar mais conveniente.

Todos os bancos necessitam fazer uma análise de crédito para conhecer o perfil como consumidor do seus clientes, antes de disponibilizarem serviços: contas bancárias, empréstimos, financiamentos, etc.

Saiba mais sobre a avaliação de crédito serasa score  feita pelas instituições financeiras.

Fases do Open Banking

Os usuários de alguns  bancos já têm acesso aos serviços do open banking desde julho de 2021, mas a implementação foi dividida em fases como veremos a seguir:

Fase 1 Fase 2 Fase 3 Fase 4
01/02/202113/08/202130/08/202115/12/2021

Fase 1 

As empresas iniciaram o compartilhamento dos dados entre si, sob a supervisão do Banco Central do Brasil, sobretudo informações sobre produtos e serviços oferecidos.

Nessa fase os dados dos clientes não foram disponibilizados.

Fase 2 

Com o início dessa etapa do sistema os clientes poderão solicitar que os seus dados cadastrais  sejam partilhados com outras instituições durante um período determinado de tempo.

Os principais  dados que poderão ser  acessados são: RG, CPF, CNPJ, número de telefone e endereço.

Fase 3 

A partir dessa fase os clientes terão a capacidade de  compartilhar os serviços de iniciação de transações de pagamento e de encaminhamento de proposta de crédito.

Os dados só poderão ser passados de uma instituição para outra se o cliente solicitar e autorizar a operação.

De acordo com o BC  com a implementação dessa nova etapa, outros métodos de pagamentos serão incluídos como:

  1. Pagamento com PIX – 30/08/2021
  2. Pagamentos com TED e transferência entre contas na mesma instituição – 15/02/2022
  3. 30/06/22 – Pagamento de boletos 
  4. 30/09/22 – Pagamentos com débito em conta 

Fase 4 

Na última etapa de implementação do open banking, os clientes têm a possibilidade de compartilhar outros tipos de dados financeiros.

Bem como, o compartilhamento de informações  sobre operações de investimento, câmbio, seguros, previdência,etc.

O open banking é seguro? 

Primeiramente, o open banking é um sistema financeiro que funcionará sob  a supervisão do Banco Central, ou seja, será regulado por uma instituição confiável.

Desse modo, as instituições que participam desse novo programa devem seguir as normas e parâmetros de segurança estabelecidos pelo BC.

Caso alguma instituição não cumpra com a determinação do BCB poderá ser penalizada ou excluída do sistema.

Para assegurar a segurança das operações, os clientes podem consultar as instituições que fazem parte do sistema.

Etapas da autorização do compartilhamento de dados

Segundo o Banco Central, as instituições financeiras participantes do open banking devem cumprir algumas etapas antes de compartilhar os dados dos clientes.

  1. Consentimento do cliente
  2. Autenticação: a autenticidade da operação deve ser verificada.
  3. Confirmação: o cliente deve confirmar que deseja que seus dados sejam compartilhados.

Instituições que participam do Open banking

O número de  instituições que participam do open banking banco central é de aproximadamente 1.065, essa quantidade pode aumentar nos próximos meses.

Neste grupo juntamente com os bancos encontram-se cooperativas de crédito, fintechs, instituições de pagamento e outras empresas autorizadas.

Assim também, listamos 20 empresas que fazem parte desse conjunto de instituições bancárias.

  1. Acesso Bank
  2. Banco BMG S.A
  3. Banco do Brasil 
  4. BNDES
  5. Banco Original
  6. C6 BANK
  7. Crefisa
  8. Internet Banking
  9. Itaú
  10. Losango
  11. Mercado Pago
  12. Rede
  13. Safra
  14. SICOOB
  15. Toro
  16. Tribanco
  17. Unicred
  18. Uniprime
  19. Volvo Car Financial
  20. Woop

Transfira dinheiro para o exterior com segurança na Global66

Os usuários dos serviços bancários e financeiros que estão no Brasil e precisam realizar transferência de dinheiro para o exterior podem contar a solução de pagamentos internacionais da Global66.

Ao abrir tanto uma conta pessoa quanto empresa você conta com as facilidades dos serviços de remessa oferecidos pela fintech que mais cresce na América Latina.

Portanto, se você quer economizar nos envios de dinheiro para outros países pode fazer uma cotação com a Global66 e realizar pagamentos internacionais até 8 vezes mais econômico.

[comparator]

Esta publicación fue creada para entregar información general sobre el tema descrito en la fecha de su publicación, la cual puede tener caducidad en ciertos elementos como precios, promociones, costos u otros elementos de servicio.
La información de esta publicación no constituye una recomendación profesional de tipo legal, impositivo, financiero u otros por parte de Global66.
En virtud de la transparencia, te sugerimos siempre comparar y comprobar por ti mismo cuál es la mejor alternativa para tus servicios de remesas y transferencias internacionales.

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp

Contenido sugerido

Brasil

Cartão pré-pago internacional: Quais opções existem?

 O cartão pré-pago internacional.é um dos serviços financeiros inovadores que estão sendo utilizados por clientes que desejam realizar compras no exterior. Sendo assim, as instituições bancárias e fintechs estão constantemente desenvolvendo produtos financeiros com o objetivo

Read More »
Brasil

Qual Conta Digital rende mais: confira a lista!

Os usuários dos serviços financeiros estão cada vez mais informados sobre os produtos e benefícios que devem adquirir como: qual conta digital rende mais? As contas digitais  são uma das soluções financeiras inovadoras que o mercado

Read More »