Muito tem se falado sobre as criptomoedas e o ecossistema digital financeiro, ainda assim, um dos novos produtos que está despertando interesse dos investidores é a criptomoeda Metaverso.
No universo das criptomoedas existem diversas nomenclaturas utilizadas para se referir a um ativo digital, plataformas ou conceitos referentes a esse tipo de tecnologia.
Por exemplo, a rede blockchain que é uma espécie de cadeia de arquivos de informação, que estão codificados e para serem processados e obtidos, os usuários da rede devem permitir que a transação seja feita.
Nesse contexto de realidade virtual o uso de moedas digitais tem se tornado cada vez mais comum para realizar transações em plataformas virtuais.
O que é o metaverso?
É baseado, sobretudo, na ideia de realidade virtual e realidade aumentada. As simulações serão cruciais para gerar um mundo novo, virtualização, e que seja gerenciado por pessoas reais com recursos reais.
Em outras palavras, o acesso será muito similar ao que as pessoas já fazem hoje, com óculos e outras ferramentas.
Nesse novo mundo virtual, as pessoas poderão submergir em experiências de jogos e outras atividades digitais para viver uma realidade virtual com avatares que o representam nesse universo.
Quais os melhores metaversos?
Decentraland
A plataforma Decentraland está presente no mercado de realidade virtual desde 2015, quando foi criada, passou por algumas atualizações para melhorar a experiência de uso.
Os usuários que escolhem utilizar essa plataforma de realidade virtual podem comprar uma parcela de terra no mundo digital, utilizando a tecnologia NFT (token não fungível).
Sandbox
Os usuários que gostam de jogar e vivenciar uma experiência de jogo online conseguem fazer diferentes coisas utilizando esta plataforma e as criptomoedas do metaverso.
A realidade virtual proporcionada pelo Sandbox possibilita que os usuários utilizem a plataforma para jogar, criar ativos digitais, compartilhá-los e vendê-los.
Axie Infinity
Uma das características principais do metaverso Axie Infinity é permitir que os usuários possam jogar e obter uma compensação em ativos digitais NFT.
O ecossistema do jogo está baseado em animais que podem ser colecionados digitalmente, com isso, o jogador pode escolher entre as batalhas, criação, conquistar terras ou utilizar os animais no mercado para vender ou trocar por outros ativos.
Qual o metaverso mais usado?
Em 2022 os dois metaversos que se tornaram os mais utilizados foram The Sandbox e Decentraland, devido às experiências de jogos e interatividades proporcionadas.
Onde comprar ativos metaverso?
A princípio, a melhor maneira de consegui-los é através da compra em plataformas que são referências no metaverso, tais como: Decentraland e Sanbox.
Um ativo do Metaverso e a composição desse índice, o usuário encontrará ativos, como:
- ETHEREUM( plataforma de contratos inteligentes);
- AXIE INFINITY(Games);
- Chelliz ( Social Tokens);
- Decentraland(Metaverso).
A Enjin também é uma plataforma que oferece estrutura para projetos de jogos, NFTS e tudo que esteja relacionado com o metaverso.
Quais são os tokens do metaverso?
Os tokens do Metaverso são:
- ApeCoin ( APE): é um tipo de criptomoeda que utiliza tecnologia criptografada para ser comercializada em uma rede segura ou em plataformas exchanges.
- Decentraland (MANA): este token ativo é um dos responsáveis por alimentar a plataforma de criptoativos, permitindo que os usuários possam comprar o token e trocá-lo por outros tokens dentro da plataforma.
- Sandbox (SAND): Sand é um token de utilidade baseado em outro criptoativo conhecido: Ethereum, que é utilizado para compras e outras transações.
- Ultra(UOS): um dos diferenciais deste token é que ele se refere a ativos digitais do ecossistemas de vídeo game e conteúdos relacionados ao universo dos jogos.
- Mbox(MBOX): na plataforma Mobox o token MBOX é a moeda de pagamento entre os usuários dos jogos e serve para facilitar o acesso aos jogos.
Qual a melhor criptomoeda do metaverso?
De acordo com o Portal Guia do Bitcoin a melhor criptomoeda do metaverso é MANA, o ativo da plataforma Decentraland, que cria diversas realidades virtuais e o usuários dispõe dela como desejar.
Quais são os riscos do metaverso?
Os riscos são os mesmos enfrentados pelas exposições em redes sociais convencionais, problemas que já existem em plataformas conectadas à realidade virtual.
Por outro lado, muitas vezes alguns usuários utilizam o metaverso para disseminar discursos de ódio e notícias falsas.
Do mesmo modo, os outros riscos são que as pessoas passem a utilizar a realidade virtual de maneira descontrolada, isolando-se da sociedade e da realidade.
Ainda assim, alguns usuários optam por esse tipo de investimento e entretenimento como forma de tentar ganhar retorno financeiro em dólar, o que deve ser feito com muito cuidado.
Impactos negativos do metaverso
Os aspectos desfavoráveis da realidade virtual são: a violação da privacidade, assédio, impacto na autoestima, golpes envolvendo criptomoedas, circulação de desinformação,etc.