Como cancelar um Pix? Saiba tudo!

O lançamento do sistema do pagamento instantâneo Pix trouxe muitos benefícios para os usuários, assim como gera dúvidas sobre como cancelar um Pix.

As transferências via Pix podem ser realizadas utilizando apenas a informação da chave pix do beneficiário e o dinheiro fica disponível na conta em poucos segundos.

Por outro lado, é importante que o usuário que tenha que fazer um pix confira os dados para não errar, pois nem sempre é possível cancelar um pix.

O que fazer se você fizer um pix a conta errada?

Todas as vezes que você tiver que enviar uma transferência pix, certifique-se de que a chave pix e os dados que você possui são da pessoa correta.

Caso você tenha feito um pix para a conta errada, o mais recomendado é tentar se comunicar com o receptor do valor para que ele efetue a devolução.

Atualmente  existe a opção conhecida como MED- Mecanismo Especial de Devolução que pode ser acionada pela instituição bancária no caso de suspeita de fraude com o pix.

A única alternativa que o pagante conta até o momento é torcer para quem recebeu o pix por engano lhe restituir o valor.

Como cancelar um pix se você conhece o beneficiário?

O momento de realizar um pagamento instantâneo utilizando o aplicativo do banco requer que a pessoa esteja atenta aos dados informados pelo beneficiário da conta.

Antes de confirmar o envio do pix para uma conta bancária é recomendável revisar se a chave pix que você inseriu no sistema é a correta.

Uma vez que você enviar o pix para aquela conta não será possível efetuar o cancelamento da operação.

Para tentar reaver o valor da transferência será necessário solicitar ao seu conhecido que recebeu o pix por engano que faça a devolução do valor.

O recebedor do Pix pode  utilizar a opção de “ Devolver valor” no aplicativo do  banco para transferir o pix que caiu na  conta dele por um erro.

Como cancelar um pix se você não conhece o beneficiário da conta?

Como dito anteriormente, não é possível cancelar o pix feito independentemente que seja a conta de um desconhecido, pois o pagamento é creditado imediatamente.

De acordo com o Banco Central não existe a possibilidade de cancelar uma transferência feita por engano.

A exceção pode ocorrer nos casos em  que haja suspeita de transferências feitas de maneira fraudulenta e o usuário foi vítima de um golpe.

Mais uma vez é importante lembrar que não é possível cancelar um pix depois que ele for confirmado e enviado.

Evitando erros ao fazer um  pix

Antes de mais nada, nenhuma pessoa está livre de se confundir no momento de realizar uma transação financeira.

Ainda assim, ao se tratar de uma transferência instantânea os erros devem ser os menores possíveis, pois não são todos os casos em que o mecanismo de devolução pode ser ativado.

  1. Revisar a chave pix do beneficiário antes de enviar o pagamento;
  2. Confira se os dados da chave pix coincidem com a informação que aparece na tela do aplicativo do banco.
  3. Se ao começar a preencher a transferência pix para uma pessoa, você tiver dúvida quanto a alguma informação passada pelo beneficiário como: uma letra ou número, pergunte novamente à pessoa se os dados estão corretos antes de fazer o envio.
  4. Esteja atento a solicitações de downloads de programas, arquivos ou acessos a links, porque  para realizar um pagamento pix mesmo quando se utiliza o QR code não é necessário instalar nenhum aplicativo diferente.
  5. Não faça transferências pix, caso tenha recebido uma mensagem suspeita de algum contato das redes sociais pedindo que você envie dinheiro.
  6. Dê preferência ao uso de uma chave pix aleatória porque caso você insira um dígito errado, a operação se torna inválida.

Em suma, estas são algumas dicas que você pode utilizar antes de confirmar uma transferência bancária, seja de valores baixos ou altos para pessoas conhecidas ou desconhecidas.

Afinal, o Pix não é como a transferência DOC que pode ser agendada e cancelada um dia antes da transferência agendada ser liberada.

Perguntas frequentes sobre como cancelar um PIX

O que é MED no PIX?

O Bacen -Banco Central desenvolveu o MED( Mecanismo Especial de Devolução) para tornar o serviço mais seguro para os usuários.
A funcionalidade MED permite que uma instituição bancária possa bloquear os recursos recebidos por uma pessoa se for identificada uma atividade suspeita de fraude.

Como recuperar um dinheiro enviado via  Pix?

Não existe uma maneira de se obter oficialmente a devolução do valor enviado por engano, se isso acontecer você deve tentar se comunicar com o banco.

Outra alternativa é entrar em contato com o recebedor da transferência e solicitar a devolução do pagamento.

Esta publicación fue creada para entregar información general sobre el tema descrito en la fecha de su publicación, la cual puede tener caducidad en ciertos elementos como precios, promociones, costos u otros elementos de servicio.
La información de esta publicación no constituye una recomendación profesional de tipo legal, impositivo, financiero u otros por parte de Global66.
En virtud de la transparencia, te sugerimos siempre comparar y comprobar por ti mismo cuál es la mejor alternativa para tus servicios de remesas y transferencias internacionales.

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp

Contenido sugerido

Brasil

Cartão pré-pago internacional: Quais opções existem?

 O cartão pré-pago internacional.é um dos serviços financeiros inovadores que estão sendo utilizados por clientes que desejam realizar compras no exterior. Sendo assim, as instituições bancárias e fintechs estão constantemente desenvolvendo produtos financeiros com o objetivo

Read More »
Brasil

Qual Conta Digital rende mais: confira a lista!

Os usuários dos serviços financeiros estão cada vez mais informados sobre os produtos e benefícios que devem adquirir como: qual conta digital rende mais? As contas digitais  são uma das soluções financeiras inovadoras que o mercado

Read More »