Chave Pix: o que é e para que serve?

Atualmente no Brasil está disponível um novo meio de pagamento instantâneo chamado Pix, que deve ser usado através do acesso a uma chave pix.

O Pix é um sistema de pagamento e transferências bancárias desenvolvido pelo Banco Central do Brasil, o seu lançamento foi feito no final de 2020.

Nesse sentido, a transferência  pix pode ser realizada através de uma conta corrente, conta poupança ou conta de pagamento pré-paga tanto por clientes pessoa física quanto pessoa jurídica.

A chave pix é um nome ou apelido cadastrado pelo usuário do banco com o objetivo de identificar e distinguir a sua conta bancária nas transações realizadas com o sistema pix.

Do mesmo modo, a chave pix permite  que um usuário identifique a conta bancária do beneficiário da transferência pix sem a necessidade de que o mesmo precise passar todas as suas informações pessoais.

Ficou com dúvidas sobre o que é pix? Descubra se uma empresa pode utilizar o pix.

Chave pix como funciona?

Uma definição mais detalhada sobre o que é a chave Pix é a seguinte: a chave pix se caracteriza como uma identificação do endereço da conta bancária.

Desse modo, esse recurso permite encontrar facilmente a conta para a qual você deseja transferir uma soma em dinheiro.

Assim  também, outras pessoas que precisam transferir dinheiro para a sua conta possam fazê-lo de maneira rápida e segura.

A Chave pix pode funcionar de 4 maneiras diferentes: 

  • cadastrando o número do CPF/CPNJ,
  •  adicionando o número de celular como chave, 
  • cadastro através do e-mail,
  • chave aleatória criada pelo sistema do banco.
  • gerando um código QR.

Apesar de muitos clientes ainda utilizarem as transferências bancárias convencionais como TED(Transferência Eletrônica Disponível ) e DOC ( Documento de Ordem de Crédito), elas possuem um custo para realizar a operação.

Seja como for, o Pix é um sistema de pagamento brasileiro gratuito  para as pessoas físicas que desejam transferir para outras pessoas.

Enquanto, para as pessoas jurídicas existe um custo adicional para receber pagamentos e realizar transferências.

Como cadastrar chave pix?

Em primeiro lugar, a forma de cadastro da chave pix depende de cada banco, mas o processo costuma ser simples e pode ser realizado online.

Para começar a aproveitar as facilidades de utilizar o pix, é importante acessar o site do seu banco ou o app do banco e procurar a opção PIX.

Sendo assim, trouxemos dois estudos de casos de como cadastrar a chave pix online.

Por exemplo: Suponhamos que um cliente da Caixa Econômica Federal precise cadastrar a chave pix para realizar transferências, ele precisará seguir alguns passos:

Acesso pelo Internet Banking

  1. Acessar o site da Caixa com usuário e senha da conta.
  2. Selecionar a função Pix no painel de informações do site.
  3. Clicar na opção Cadastrar Chave Pix
  4. Clique na opção “Incluir”.
  5. Selecionar entre as opções de cadastros de pix disponíveis que você deseja.
  6. Clicar em continuar.
  7. Confirmar se os dados que aparecem na tela estão corretos.
  8. Insira a senha da sua conta.
  9. Clicar em continuar.
  10. Aguarde que o cadastro seja confirmado.

Acesso pelo app da Caixa

  1. Entrar no aplicativo da Caixa.
  2. Acessar a opção Pix.
  3. Clique na opção Cadastrar Chave .
  4. Selecione uma das opções de cadastro: CPF/CNPJ, e-mail, número de celular, chave aleatória.
  5. Clique em continuar.
  6. Se for solicitado um código, verifique se o número foi enviado para o sms ou por e-mail.

Como saber meu pix?

A princípio, a melhor maneira de consultar e saber qual é o pix que um usuário tem cadastrado nas instituições bancárias é através de uma opção presente no site do Banco Central.

O Registrato é uma função de acesso às informações bancárias de cada indivíduo que possui uma conta bancária, créditos ou dívidas em alguma instituição financeiras.

Do mesmo modo, no Registrato é possível consultar diferentes informações:

  • Empréstimos e Financiamentos.
  • Lista de bancos e financeiras onde um usuário possui contas ou relacionamentos. 
  • Indicação das chaves pix cadastradas em bancos e  instituições de pagamentos.
  • Verificar a existência de dívidas  inscritas no seu nome no Cadastro de Créditos Federal.
  • Consultar dados sobre operações de câmbio e transferências internacionais que realizou.

Bancos que utilizam o pix 

Alguns usuários frequentemente têm dúvidas sobre quais instituições bancárias realizam a transferências pix e se a chave pix serve para todos os bancos.

Atualmente existem aproximadamente 35 instituições financeiras que são obrigadas a aceitarem o Pix como meio de pagamento, na lista abaixo veremos algumas delas.

  1. Banco do Brasil
  2. Itaú 
  3. Bradesco
  4.  Santander
  5. Caixa
  6. Nubank
  7.  Mercado Pago, 
  8. Banco Inter
  9. C6 Bank
  10.  PagSeguro
  11. Banco Bradesco
  12. Banco BMG
  13. Banese
  14. Banco Crefisa
  15. Banco Modal

Como realizar transferências internacionais e Pix utilizando o serviço de remessas da Global66?

Os clientes da Global66 Brasil têm a opção de enviar até R$ 15.000,00 por operação a outros destinos tanto da América, quanto da Europa e Ásia.

Além disso, na Global66 os clientes que estão no Brasil podem realizar transferências instantâneas para qualquer tipo de conta bancária que o beneficiário tiver.

Ainda mais, porque na Global66 os envios têm um custo econômico e você não precisa passar por um processo burocrático para realizar uma transferência para o exterior.

Muitos dos nossos clientes fazem transferências para diferentes países utilizando diferentes tipos de moedas e conseguem manter suas finanças organizadas, gestionando a operação através da plataforma online de pagamentos da  Global66.

Como resultado, você pode realizar pagamentos para clientes no exterior e também enviar remessas para familiares ou amigos com segurança e agilidade.

Esta publicación fue creada para entregar información general sobre el tema descrito en la fecha de su publicación, la cual puede tener caducidad en ciertos elementos como precios, promociones, costos u otros elementos de servicio.
La información de esta publicación no constituye una recomendación profesional de tipo legal, impositivo, financiero u otros por parte de Global66.
En virtud de la transparencia, te sugerimos siempre comparar y comprobar por ti mismo cuál es la mejor alternativa para tus servicios de remesas y transferencias internacionales.

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp

Contenido sugerido

Brasil

Qual Conta Digital rende mais: confira a lista!

Os usuários dos serviços financeiros estão cada vez mais informados sobre os produtos e benefícios que devem adquirir como: qual conta digital rende mais? As contas digitais  são uma das soluções financeiras inovadoras que o mercado

Read More »
Brasil

Certificado Digital A3: tudo o que você deve saber

A autenticação de formulários e informações criadas online devem contar com um dos tipos de certificados digitais, por exemplo, o Certificado Digital A3. Um certificado digital funciona como uma garantia da veracidade das informações apresentadas em

Read More »
Brasil

O que é Certificado Digital e para que serve?

A autenticidade de um documento está sendo confirmada pelo meio digital, graças ao desenvolvimento do certificado digital. Você sabe o que é certificado digital? O  certificado digital é uma solução inovadora que utiliza chaves criptografadas para

Read More »

Empieza a hacer tu dinero Global

-

DESCARGA LA APP