Como abrir um CNPJ?

Antes de mais nada, para abrir um CNPJ é essencial compreender como funciona o regime de trabalho para empreendedores no Brasil.

Desse modo, o empreendedor que deseja que seu negócio esteja formalizado, deve fazer a inscrição da empresa no órgão responsável pela regulamentação das empresas.

Nesse sentido, no Brasil a Receita Federal é responsável por administrar o CNPJ.

Portanto, para que o seu negócio seja reconhecido legalmente pelas instituições comerciais e bancárias, ele precisa constar no cadastro de empresas da Receita Federal.

Devido a abrangência  do CNPJ, uma pessoa de qualquer lugar do Brasil pode ter seu comércio funcionando regularmente, além disso poderá emitir notas fiscais.

Em outras palavras, cada empresa aberta terá o seu próprio número de registro, independentemente de onde esteja instalada.

O CNPJ foi criado em 1º de julho de 1998, com o objetivo de substituir o sistema anterior CGC( Cadastro Geral do Contribuinte).

O que é um CNP?

Primeiramente, a sigla CNPJ  se refere ao Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica, a numeração presente no CNPJ  funciona como uma identidade de cada empresa.

Assim como, as pessoas físicas têm um número de documento, da mesma maneira as pessoas jurídicas possuem um  documento de identidade.

O CNPJ está formado por 14 dígitos estruturados da seguinte maneira:

00.000.000/0000-00

Informações presentes no CNPJ

Acima de tudo, o Cadastro Nacional de Pessoa Jurídicas contém  informações relacionadas à  natureza da empresa, seu porte e outros dados sobre a identidade da mesma.

  1. Consta a data de abertura da empresa,
  2. Nome da empresa,
  3. Nome fantasia da empresa,
  4. Atividade  principal realizada pela empresa,
  5. Atividade secundária, se houver,
  6. Código e descrição da natureza da empresa,
  7. Endereço
  8. Situação cadastral

Quem pode abrir um CNPJ?

Antes de tudo, qualquer pessoa que possua um negócio ou aquela que deseja iniciar-se no mundo do empreendedorismo, seja ele o empreendedorismo digital ou não.

Desse modo, através do CNPJ  tanto pequenos negócios quanto empresas maiores são reconhecidas legalmente pelos órgãos fiscais e públicos do país.

Como abrir um CNPJ?

O processo de abertura  do CNPJ pelos empreendedores não costuma ser complicado e nem demorado, pois com os recursos digitais atuais se tornaram mais ágeis.

Contudo, é importante estar atento a alguns detalhes e informações, pois dentro do CNPJ existem  tipos diferentes de alternativas para pessoas jurídicas.

Se possível antes de realizar a inscrição no CNPJ, procure assessoramento com profissionais experientes no assunto de Contabilidade ou Direito.

No portal da Receita Federal é possível iniciar o processo de inscrição do CNPJ, se você já está seguro e tirou todas as dúvidas.

Mas, se ficou alguma dúvida ou você ainda não definiu que tipo de empresa abrirá, é possível consultar portais como o Sebrae.

Nesse sentido, você poderá encontrar mais informações sobre como empreender  e iniciar o seu negócio com confiança.

Os principais tipos de empresas regulamentadas no Brasil de acordo com o perfil de negócio e porte são:

  • MEI (Microempreendedor Individual)
  • Empresário Individual
  • EIRELI(Empresa Individual de Responsabilidade Individual)
  • Sociedade Limitada

Mei

O Microempreendedor Individual é  um regime de negócio adotado recentemente, facilitando aos empreendedores que estão começando algum tipo de negócio ou trabalham como autônomos.

Desse modo, o processo de abertura de um CNPJ MEI é mais simples do que as outras opções.

Empresário Individual

O modelo de empresário individual não exige que o empreendedor tenha um sócio, portanto se ajusta ao perfil de quem queira empreender sozinho.

EIRELI 

Em relação à  Empresa Individual de  Responsabilidade Limitada- (EIRELI) é uma opção para as pessoas que empreendem sozinhas, porém as responsabilidades são limitadas.

A responsabilidade limitada se refere ao valor do Capital Social pago no momento de abertura da empresa.

Sociedade Limitada 

À primeira vista, a Sociedade Limitada (LTDA) é um dos modelos de negócios mais utilizados pelas pessoas que buscam abrir uma empresa com sócios.

Logo, cada sócio possui responsabilidade  limitada sobre o valor investido por cada um no momento de abertura da empresa.

Quanto custa abrir um CNPJ?

Antes de tudo, para tornar-se uma empresa jurídica você precisará reunir alguns documentos importantes: RG, CPF, comprovante de residência e cópia do IPTU.

Logo depois, você deverá pagar as taxas para abrir o CNPJ, além de precisar do assessoramento de um contador.

De acordo com cada estado, os valores das taxas e arrecadações podem variar.

O gasto estimado com a documentação e contabilidade poderia ser de R$ 500,00 a R$1.500,00.

Como resultado, as taxas que devem ser pagas são: 

  • DARE (Documento de Arrecadação de Receitas Estaduais)
  • DARF (Documento de Arrecadação de Receitas Federais)
  • Junta Comercial
  • Certificado Digital
  • Consultoria

Faça seu negócio crescer utilizando a Global66

A empresa Global66 está pronta para te auxiliar no envio de dinheiro para o exterior que a sua empresa precisar realizar.

Portanto, você não precisa se preocupar em se dirigir até nenhum lugar físico, pois o processo de abertura da conta empresa é online.

Para que sua empresa possa utilizar o sistema de transferência da Global66, você só deverá seguir os 5 passos que estão no site Global66.com.

  1. Fazer a cotação da moeda.
  2. Criar uma conta.
  3. Registrar o beneficiário do envio.
  4. Depositar o valor.
  5. Por último transferir.

Dessa forma, quando a transação for concluída você e o beneficiário receberão um email de notificação.

Esta publicación fue creada para entregar información general sobre el tema descrito en la fecha de su publicación, la cual puede tener caducidad en ciertos elementos como precios, promociones, costos u otros elementos de servicio.
La información de esta publicación no constituye una recomendación profesional de tipo legal, impositivo, financiero u otros por parte de Global66.
En virtud de la transparencia, te sugerimos siempre comparar y comprobar por ti mismo cuál es la mejor alternativa para tus servicios de remesas y transferencias internacionales.

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp

Contenido sugerido

Brasil

Qual Conta Digital rende mais: confira a lista!

Os usuários dos serviços financeiros estão cada vez mais informados sobre os produtos e benefícios que devem adquirir como: qual conta digital rende mais? As contas digitais  são uma das soluções financeiras inovadoras que o mercado

Read More »
Brasil

Certificado Digital A3: tudo o que você deve saber

A autenticação de formulários e informações criadas online devem contar com um dos tipos de certificados digitais, por exemplo, o Certificado Digital A3. Um certificado digital funciona como uma garantia da veracidade das informações apresentadas em

Read More »
Brasil

O que é Certificado Digital e para que serve?

A autenticidade de um documento está sendo confirmada pelo meio digital, graças ao desenvolvimento do certificado digital. Você sabe o que é certificado digital? O  certificado digital é uma solução inovadora que utiliza chaves criptografadas para

Read More »

Empieza a hacer tu dinero Global

-

DESCARGA LA APP