Certificado Digital A3: tudo o que você deve saber

A autenticação de formulários e informações criadas online devem contar com um dos tipos de certificados digitais, por exemplo, o Certificado Digital A3.

Um certificado digital funciona como uma garantia da veracidade das informações apresentadas em um documento assinado no formato digital.

Ao mesmo tempo que o certificado digital serve como uma confirmação da segurança de uma transação realiza no ambiente digital.

O objetivo do Certificado Digital A3 é substituir a identificação do documento físico de uma empresa ou pessoa física através do uso de criptografia.

O que é certificado digital A3?

Em algum momento durante a revisão de um contrato ou declaração de imposto de renda a solução do certificado Digital A3 deve ter surgido.

O Certificado Digital A3 nada mais é que um arquivo com o registro dos dados digitais de um indivíduo que adquiriu esse tipo de suporte digital.

Você pode utilizar o certificado digital A4 para autenticar documentos, assinar contratos e formulários, entre outros usos desse produto.

Para que o certificado digital A3  possa ser utilizado por você ou outro usuário, a instalação do software leitor do token deve ser realizada em um notebook.

Ainda que seja para a sua empresa ou para finalidades pessoais o procedimento será o mesmo.

Segundo o Serasa Experian, o certificado Digital A3 pode ser adquirido em  suporte físico móvel como: token-USB ou cartões inteligentes.

Um certificado digital funciona como uma identidade que utiliza tecnologias de chaves criptografadas para proteger as informações e as operações onde a autenticação é utilizada.

Como obter o certificado digital A3

Antes de iniciar o processo de aquisição do certificado digital A3 o profissional ou empresa deve conhecer os tipos de certificados existentes e as  suas funções.

Posteriormente, escolher o tipo de certificado que deseja utilizar e que se adapta às suas necessidades.

Escolha da empresa certificadora 

No Brasil não existe um órgão centralizador que emita os certificados digitais, mas sim empresas certificadoras que estão autorizadas pelo Instituto Nacional de Tecnologia.

Desde 2002 o Governo Federal estabeleceu a Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira( ICP) através da Medida Provisória 2.200, o que possibilita a atuação de entidades certificadoras.

Para ajudar na escolha da empresa certificadora você pode pesquisar mais informações sobre a empresa que você tem interesse em contratar o serviço.

Defina o tipo de certificado que será emitido

O uso de ferramentas tecnológicas como o certificado digital é cada vez mais comum nas transações digitais.

Eles são utilizados em diferentes contextos para representar a identidade de pessoas físicas ou empresas.

No momento de escolher o certificado que será emitido, é fundamental que você defina se a assinatura digital é para uma pessoa física ou para uma empresa.

Um exemplo de identidade digital é o e- CPF ou e-CNPJ que funcionam como a representação do documento digital de um indivíduo ou de uma empresa.

As opções de certificados digitais incluem também o certificado emitido para  nota fiscal eletrônica – NFe, o e-jurídico e o e-contador que são específicos para estas profissões.

Selecione o certificado desejado

Se após revisar as opções de certificados digitais A3 disponíveis você já tiver decidido qual é o certificado que será adquirido, você deve selecioná-lo no sistema.

Dependendo da entidade certificadora os passos podem variar segundo a interface do site da empresa, em alguns casos é possível adicioná-lo  ao carrinho de compras.

Enquanto em outras é necessário preencher um formulário online de interesse, enquanto a validação do certificado ocorre presencialmente com a apresentação dos documentos como:

  • CPF;
  • CNPJ;
  • Contrato social;
  • Certificado MEI.

Emissão do certificado A3

A emissão do certificado digital A3 pode ser feita com a utilização do token-USB que deve ser inserido no notebook da pessoa que contratou o serviço.

Se você comprou o cartão inteligente é importante revisar se o computador possui um leitor de microcard, caso não possua é possível comprá-la à parte.  

Qual é a validade do certificado digital A3?

A informação que você deve considerar no momento de contratar o serviço de certificado digital A3 é o tempo que ele terá de vida útil.

A tecnologia de token foi desenvolvida para que o Certificado Digital A3 tenha a validade de 3 anos.

Para que serve o certificado digital A3?

O Certificado Digital A3 tem diferentes funções:

  • gerar uma assinatura para documentos digitais;
  • acessar documentos com informações restritas;
  • identificação de empresas e profissionais;
  • possibilidade de assinar ou rejeitar propostas e ações dentro de um documento digital.

Os benefícios de utilizar um certificado digital se referem principalmente sobre a praticidade, segurança e confirmação da veracidade das informações representadas no documento apresentado.

Como resultado, uma pessoa física ou pessoa jurídica conseguem obter a autenticação da sua identidade em sistemas que gerenciam informações confidenciais utilizando uma tecnologia criptografada.

Perguntas frequentes sobre o certificado digital A3

Quais são as categorias do certificado digital?

As categorias dos certificados digitais estão divididas em A, S e T, os certificados tipo A: A1, A3 e A4 se referem a assinatura digital.

O objetivo dos certificados tipo S é a geração de chaves para documentos sigilosos, enquanto o certificado digital tipo T é o certificado de tempo, que serve para comprovar a data e hora que um documento foi emitido.

Como instalar o certificado digital A3?

Para instalar o certificado digital é  necessário selecionar uma entidade certificadora, definir se o certificado será para uma empresa ou pessoa física.

O seguinte passo é fornecer as informações para gerar o certificado, depois fazer o download do software para a leitura do certificado digital.

Esta publicación fue creada para entregar información general sobre el tema descrito en la fecha de su publicación, la cual puede tener caducidad en ciertos elementos como precios, promociones, costos u otros elementos de servicio.
La información de esta publicación no constituye una recomendación profesional de tipo legal, impositivo, financiero u otros por parte de Global66.
En virtud de la transparencia, te sugerimos siempre comparar y comprobar por ti mismo cuál es la mejor alternativa para tus servicios de remesas y transferencias internacionales.

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp

Contenido sugerido

Brasil

Qual Conta Digital rende mais: confira a lista!

Os usuários dos serviços financeiros estão cada vez mais informados sobre os produtos e benefícios que devem adquirir como: qual conta digital rende mais? As contas digitais  são uma das soluções financeiras inovadoras que o mercado

Read More »
Brasil

O que é Certificado Digital e para que serve?

A autenticidade de um documento está sendo confirmada pelo meio digital, graças ao desenvolvimento do certificado digital. Você sabe o que é certificado digital? O  certificado digital é uma solução inovadora que utiliza chaves criptografadas para

Read More »
Brasil

Conselho Monetário Nacional: tudo sobre o CMN

O Conselho Monetário Nacional – CMN é o órgão responsável por tomar decisões relacionadas ao controle inflacionário e regularizar as operações de crédito no país. A atuação do Conselho Monetário Nacional ocorre dentro da estrutura do

Read More »

Empieza a hacer tu dinero Global

-

DESCARGA LA APP