O que é Certificado Digital e para que serve?

A autenticidade de um documento está sendo confirmada pelo meio digital, graças ao desenvolvimento do certificado digital. Você sabe o que é certificado digital?

O  certificado digital é uma solução inovadora que utiliza chaves criptografadas para garantir que uma transação realizada virtualmente seja autêntica e segura.

Logo, o uso de tecnologias como a criptografia tem proporcionado segurança, sigilo, praticidade e veracidade de documentos assinados no meio digital.

O que é um certificado digital?

Um certificado digital é um documento que garante a autenticidade da identidade de uma pessoa ou empresa que assina ou emite um documento digital.

O certificado digital funciona como uma espécie de documento de  identidade dos usuários, pois permite a assinatura de documentos importantes.

Bem como, o certificado digital  exclui  a necessidade de que você tenha que ir fisicamente assinar um documento como o contrato comercial para que ele seja validado.

A partir da criação desse documento eletrônico é possível validar e proteger as informações apresentadas em uma transação eletrônica para que sejam acessadas por usuários autorizados.

Para que servem os certificados digitais?

Antes de mais nada, é importante saber que os certificados digitais tanto da categoria A quanto das categorias S e T têm várias funcionalidades.

Os Certificados  digitais A1, A2, A3 ou A4 são utilizados principalmente por usuários que desejam autenticar a sua assinatura no meio digital.

A função dos certificados  digitais S é preservar a integridade e sigilo das informações que aparecem em um documento digital utilizado em uma transação.

Diferentemente dos outros tipos de documentos, o  objetivo do certificado digital T é funcionar como um comprovante do dia e do horário que um documento digital foi criado.

Graças à tecnologia de criptografia utilizada o usuário pode corroborar a veracidade das informações presentes no documento, sem expor os dados no meio digital.

Cada pessoa possui uma chave própria que é utilizada para criptografar as informações e a pessoa ou empresa que precisar ler o documento deverá usar uma chave pública.

Quem precisa do Certificado Digital?

A emissão do Certificado Digital pode ser feita pelos profissionais que são pessoas físicas e pelas empresas que queiram validar a sua identidade digital.

Seja como for, os principais exemplos de pessoas que podem necessitar do certificado digital são microempreendedores, contadores, advogados, entre outros profissionais.

Igualmente, muitas pessoas físicas e pessoas jurídicas  escolhem os certificados digitais com o objetivo de diminuir a burocracia no momento de formalizar contratos, parcerias e transações comerciais.

Como o Certificado Digital surgiu?

O Certificado Digital foi estabelecido a partir da Medida Provisória  No 2.200-2 de 24 de agosto de 2001 que criou a Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira.

A regulamentação do documento eletrônico possibilitou que as transações e processos realizados no meio digital possam ter autenticidade e valor legal, bem como oferece segurança aos dados.

Como obter um Certificado Digital?

Uma pessoa poderá obter um certificado digital, seja ele um certificado digital A3 ou um certificado S1 através de entidades certificadoras  autorizadas pelo ICP Brasil.

Essas empresas privadas recebem a  permissão  da Infraestrutura de Chaves Públicas- ICP de intermediar as certificações às pessoas que solicitaram o certificado digital.

Selecione o modelo de certificado 

O primeiro passo para obter um certificado digital é que o usuário defina qual é a  categoria de certificado digital que ele precisa.

Em seguida, é preciso que o usuário decida se o certificado é de utilização comercial ou pessoal, ou seja para documentos de pessoa física ou nas transações de empresa.

Defina qual será a entidade certificadora 

A segunda etapa é tão determinante quanto a primeira, pois o usuário precisará decidir qual  empresa credenciada realizará o processo de emissão.

Cada entidade possui sua metodologia de trabalho, algumas oferecem a possibilidade de validação do certificado presencialmente, enquanto outras disponibilizam as instruções online.

Aquisição do certificado digital

As entidades certificadoras contam com um site e a maioria oferece a opção de realizar a compra do documento de maneira online.

Enquanto, a etapa de verificação dos documentos da pessoa ou empresa poderá ser agendada para ser realizada em um posto de atendimento da certificadora.

Instalação do software 

A etapa de download do software leitor do certificado digital depende do tipo de modelo de certificado adquirido, o certificado A1 é instalado diretamente no computador.

O suporte do registro do certificado A3 é digital e pode ser carregado junto com o proprietário do certificado adquirido, pois é um token-USB ou cartão inteligente.

Em algumas entidades certificadoras o software pode ser instalado a partir do site da empresa que a comercializa ou as instruções são enviadas por e-mail.

Perguntas frequentes sobre o que é Certificado Digital

Qual é a validade do certificado digital? 

A princípio a validade dos certificados varia segundo a sua categoria, o certificado digital A1 tem duração de 1 ano, o A2 dura até 2 anos, o A3 vale durante 5 anos e o A4 até 11 anos.

O que é certificado digital A3?

O certificado digital A3 é específico para as  pessoas que desejam apresentar suas assinaturas nos documentos digitais ou identificar-se em sistemas governamentais.

É possível renovar o certificado digital?

Sim, os certificados digitais podem ser renovados após o final do seu período de validade.

Esta publicación fue creada para entregar información general sobre el tema descrito en la fecha de su publicación, la cual puede tener caducidad en ciertos elementos como precios, promociones, costos u otros elementos de servicio.
La información de esta publicación no constituye una recomendación profesional de tipo legal, impositivo, financiero u otros por parte de Global66.
En virtud de la transparencia, te sugerimos siempre comparar y comprobar por ti mismo cuál es la mejor alternativa para tus servicios de remesas y transferencias internacionales.

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp

Contenido sugerido

Brasil

Qual Conta Digital rende mais: confira a lista!

Os usuários dos serviços financeiros estão cada vez mais informados sobre os produtos e benefícios que devem adquirir como: qual conta digital rende mais? As contas digitais  são uma das soluções financeiras inovadoras que o mercado

Read More »
Brasil

Certificado Digital A3: tudo o que você deve saber

A autenticação de formulários e informações criadas online devem contar com um dos tipos de certificados digitais, por exemplo, o Certificado Digital A3. Um certificado digital funciona como uma garantia da veracidade das informações apresentadas em

Read More »
Brasil

Conselho Monetário Nacional: tudo sobre o CMN

O Conselho Monetário Nacional – CMN é o órgão responsável por tomar decisões relacionadas ao controle inflacionário e regularizar as operações de crédito no país. A atuação do Conselho Monetário Nacional ocorre dentro da estrutura do

Read More »

Empieza a hacer tu dinero Global

-

DESCARGA LA APP