Capex e Opex: o que são?

O universo das finanças está em constante atualização, por isso se você tem interesse em investimentos financeiros  neste post aprenderá o que é capex e opex.

Antes de mais nada, um investimento financeiro é a aquisição de um ativo financeiro com o objetivo de que futuramente a aplicação do capital gere um retorno financeiro.

Além disso, existem diversos tipos de investimentos que podem ser feitos por uma pessoa: investimentos de curto, médio e longo prazo.

Nesse sentido, a sigla CAPEX em inglês se refere a um termo utilizado no mundo financeiro: Capital Expenditure, em português existem duas possibilidades de tradução:

  • despesas de capital ou;
  • investimentos de capital financeiro.

Enquanto OPEX – Operational Expenditure se refere às despesas operacionais de uma empresa, através da utilização de um bem ou serviço durante um período determinado.

Portanto, capex e opex não são o mesmo tipo de investimento financeiro.

Capex o que é ?

O Capex ( Capital Expenditure) é o tipo de investimento feito pelas empresas para que as operações da companhia possam continuar funcionando normalmente.

Desse modo, para que o investimento capex seja melhor aproveitado, a empresa precisa ter uma política adequada de educação  financeira.

Saber quanto dinheiro tem disponível para aplicar na compra de bens e se poderá pagar o investimento feito para não contrair dívidas.

Os principais tipo de investimentos de capitais adquiridos por uma empresa são:

  • Compras de equipamentos:
  • investir na compra de terrenos;
  • Compras de computadores;
  • Veículos.

Em suma, capex significado é o investimento de capital feito por uma empresa para aumentar ou melhorar a sua capacidade de produção.

Opex significado

O significado do investimento Opex é despesa operacional, ou seja, uma companhia não adquire um bem, mas sim paga para poder utilizá-la durante um período definido por contrato.

Em outras palavras, uma empresa opta por realizar um investimento de curto prazo no aluguel de máquinas e equipamentos para que sejam utilizados na sua produção.

Dessa maneira,  com a escolha do investimento opex, não será  necessário que uma companhia gaste tanto capital em pouco tempo.

Os exemplos de investimentos opex são: o aluguel de máquinas, computadores, contratação de software, manutenção de máquinas, despesas com viagens corporativas e serviços de publicidade.

Diferença entre opex e capex

A principal diferença entre opex e capex é a maneira como a empresa realiza o investimento e com qual finalidade.

Uma empresa pode querer aumentar o seu lucro em menos tempo, porém não tenha uma enorme quantia de dinheiro para investir nesse aumento da produção.

Sendo assim, essa empresa X pode decidir pelo investimento opex, ou seja, alugar equipamentos e máquinas para produzir mais sapatos, por exemplo, ao invés de comprar novas máquinas que terá um custo mais elevado.

As Despesas de Capital são gastos a longo prazo, enquanto o Opex são despesas a curto prazo e são despesas recorrentes, pois têm como função manter a operacionalidade da empresa.

Capex fórmula

Para saber como fazer o cálculo do Capex dentro das Despesas da Empresa é importante analisar o Fluxo de Caixa de Investimentos da empresa.

Os gastos que serão incluídos na fórmula são os referentes a compra de bens  e não com a manutenção dos mesmos, no balanço patrimonial da empresa é necessário identificar esses valores gastos.

Capex =  Variação dos Ativos Imobilizados (Ativos Atuais – Ativos passados) + depreciação.

Por último, cada empresa, dependendo do ramo de atuação, deve considerar a quantidade de recursos que dispõe para realizar um investimento capex.

Aprenda como identificar os valores do fluxo de caixa da sua empresa.

Global66: a plataforma de pagamentos online

Se a sua empresa precisa pagar o salário de profissionais freelancer no exterior, você pode utilizar a plataforma Global66 para transferir dinheiro online.

Na plataforma Global66 as empresas de pequeno e grande porte podem cadastrar-se e realizar pagamentos de serviços, salários e taxas de importação em um único canal.

Conheça os tipos de documentos e quais são os requisitos para poder criar uma conta Global66 empresas no site Global66.com.

Esta publicación fue creada para entregar información general sobre el tema descrito en la fecha de su publicación, la cual puede tener caducidad en ciertos elementos como precios, promociones, costos u otros elementos de servicio.
La información de esta publicación no constituye una recomendación profesional de tipo legal, impositivo, financiero u otros por parte de Global66.
En virtud de la transparencia, te sugerimos siempre comparar y comprobar por ti mismo cuál es la mejor alternativa para tus servicios de remesas y transferencias internacionales.

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp

Contenido sugerido

Brasil

Qual Conta Digital rende mais: confira a lista!

Os usuários dos serviços financeiros estão cada vez mais informados sobre os produtos e benefícios que devem adquirir como: qual conta digital rende mais? As contas digitais  são uma das soluções financeiras inovadoras que o mercado

Read More »
Brasil

Certificado Digital A3: tudo o que você deve saber

A autenticação de formulários e informações criadas online devem contar com um dos tipos de certificados digitais, por exemplo, o Certificado Digital A3. Um certificado digital funciona como uma garantia da veracidade das informações apresentadas em

Read More »
Brasil

O que é Certificado Digital e para que serve?

A autenticidade de um documento está sendo confirmada pelo meio digital, graças ao desenvolvimento do certificado digital. Você sabe o que é certificado digital? O  certificado digital é uma solução inovadora que utiliza chaves criptografadas para

Read More »

Empieza a hacer tu dinero Global

-

DESCARGA LA APP