O que é fluxo de caixa?

O que é fluxo de caixa?  É uma questão muito importante de ser analisada, pois manter as finanças da empresa organizada é essencial para  a gestão financeira de um negócio.

Nesse sentido, do ponto de vista financeiro o fluxo de caixa se trata das movimentações de entrada e saída de dinheiro do caixa da empresa.

Para um empresário a tarefa de avaliar e compreender quais foram os ganhos durante um período de tempo requer concentração e capacidade de análise.

Uma das definições sobre o fluxo de caixa o caracteriza como o fluxo de dinheiro que uma empresa recolheu e gastou em um determinado mês ou no período anterior ao que se faz o cálculo.

Seja como for, o fluxo de caixa se diferencia do orçamento devido ao período de movimentações que avalia.

O fluxo de caixa analisa a entrada e saída de dinheiro da empresa em relação ao passado, enquanto o orçamento prevê as receitas e despesas futuras.

Descubra o que é um balanço patrimonial e como fazê-lo.

Registro do fluxo de caixa

Antes de tudo, o fluxo de caixa funciona também como uma ferramenta de planejamento financeiro e controle que auxilia os empreendedores e empresários.

Bem como, o fluxo de caixa permite examinar e projetar o saldo que a empresa dispõe e que sempre haja o capital de giro acessível.

O capital de giro possibilita que a empresa financie as operações necessárias para seu funcionamento, sendo elas: manter a folha de pagamento em dia, impostos, fornecedores.

Além disso, com o capital de giro é possível investir em melhorias na estrutura do negócio, reformas, compras de equipamentos, entre outras.

De acordo com o Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) no fluxo de caixa devem estar registradas as seguintes informações:

  • Todos os recebimentos: vendas à vista, dinheiro, cheque, cartões, vendas à prazo, recebimento de duplicatas.
  • Pagamentos: compras feitas  à vista e a prazo, pagamento de despesas e outros pagamentos.
  • Previstos: recebimentos e pagamentos previstos para o futuro.

O trabalho de revisão e análise da contabilidade da empresa deve contar com o apoio de um contador, esse profissional tem o conhecimento e experiência necessária para avaliar a situação financeira de um negócio.

Saiba mais sobre o capital de giro e as finanças de uma empresa.

Tipos de Fluxo de caixa 

Anteriormente vimos a definição sobre o que é  fluxo de caixa, que é um controle da movimentação financeira de uma empresa.

Contudo, existem ao menos 8 tipos de fluxo de caixa, cada qual com sua particularidade sendo eles: 

  1. Fluxo de caixa simples
  2. Projetado: é uma estimativa feita da situação financeira da empresa no futuro, conforme o  gestor  analisa os dados sobre vendas, despesas e gastos em determinado período que o ajudam a construir uma projeção do fluxo de caixa nos próximos meses.
  3.  Operacional
  4. Direto: o fluxo de caixa direto analisa os recebimentos e pagamentos brutos, ou seja aqueles que não sofreram descontos.
  5. Indireto: enquanto o fluxo indireto avalia os prejuízos e perdas que as finanças da empresa tiveram segundo o Demonstrativo de Resultados de Exercício.
  6. Livre: este tipo de análise determina o valor que ficou disponível no caixa da empresa após realizar o pagamento das suas obrigações.
  7. descontado:
  8. investimento: quando o saldo do caixa se mantém positivo é comum que os gestores realizem investimentos para trabalhar o dinheiro que está sobrando, dessa forma esse fluxo avalia as movimentações financeiras e o retorno dos investimentos feitos.

Fluxo de caixa simples

O fluxo de caixa simples é um método mais fácil de controle e gestão das finanças de  uma empresa.

Simultaneamente nesse controle de caixa é necessário inserir as receitas do negócio e também os gastos  realizados nesse período.

No fluxo de caixa simples as movimentações de dinheiro de saída podem estar divididas em fornecedores, despesas e outras despesas.

Em seguida, nas movimentações de entrada devem constar os valores recebidos pelas vendas e serviços prestados.

Finalmente para realizar o cálculo o empresário deve  pegar o valor das entradas e subtrair com o fluxo processado de saída.

O lucro é o resultado das entradas subtraídas pelos gastos que a empresa teve.

Por último, existe uma ferramenta simples desenvolvida pelo Sebrae que pode ser útil para os pequenos negócios: o  Fluxo de caixa diário sebrae.

Uma planilha onde o gestor pode manter todas as entradas e saídas do caixa da empresa diariamente.

Fluxo de caixa operacional

Fluxo de caixa operacional se refere aos resultados obtidos a partir da arrecadação das receitas e das despesas tidas por uma organização.

Do mesmo modo, o seu cálculo pode ser realizado através do Lucro antes de Juros e Imposto de Renda (LAJIR), que é responsável por medir os ganhos obtidos pela empresa em forma de juros.

Por exemplo: a equação do fluxo de caixa operacional é representada pelos seguintes dados: LAJIR + Desvalorização – imposto do LAJIR.

Logo, o resultado encontrado é denominado fluxo de caixa operacional.

Fluxo de caixa descontado

A princípio o fluxo de caixa descontado é um dos mais importantes para as finanças de uma organização, pois determina a valorização da empresa .

Assim como, o fluxo de caixa descontado realiza a projeção das riquezas que a empresa produzirá no futuro.

Igualmente, esse tipo de fluxo é muito utilizado no processo de compras e vendas de ações de uma empresa, além das operações de fusão, aquisição e reorganização empresarial.

Global66: receba e envie dinheiro de diferentes partes do mundo.

Equilibrar as finanças de uma empresa é tão importante quanto fazer a gestão das finanças pessoais, por isso na Global66 você consegue economizar nas transferências internacionais.

Conforme o tempo passa, mais os usuários requerem um serviço de remessas mais seguro, econômico e ágil.

Dessa forma, na Global66 você conta com uma plataforma de pagamento online, para que você possa administrar o seu dinheiro do Brasil e enviá-lo para outros países.

Como resultado, você tem um acesso fácil a um sistema de envio digital, global e com o menor preço garantido.

Esta publicación fue creada para entregar información general sobre el tema descrito en la fecha de su publicación, la cual puede tener caducidad en ciertos elementos como precios, promociones, costos u otros elementos de servicio.
La información de esta publicación no constituye una recomendación profesional de tipo legal, impositivo, financiero u otros por parte de Global66.
En virtud de la transparencia, te sugerimos siempre comparar y comprobar por ti mismo cuál es la mejor alternativa para tus servicios de remesas y transferencias internacionales.

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp

Contenido sugerido

Brasil

Qual Conta Digital rende mais: confira a lista!

Os usuários dos serviços financeiros estão cada vez mais informados sobre os produtos e benefícios que devem adquirir como: qual conta digital rende mais? As contas digitais  são uma das soluções financeiras inovadoras que o mercado

Read More »
Brasil

Certificado Digital A3: tudo o que você deve saber

A autenticação de formulários e informações criadas online devem contar com um dos tipos de certificados digitais, por exemplo, o Certificado Digital A3. Um certificado digital funciona como uma garantia da veracidade das informações apresentadas em

Read More »
Brasil

O que é Certificado Digital e para que serve?

A autenticidade de um documento está sendo confirmada pelo meio digital, graças ao desenvolvimento do certificado digital. Você sabe o que é certificado digital? O  certificado digital é uma solução inovadora que utiliza chaves criptografadas para

Read More »

Empieza a hacer tu dinero Global

-

DESCARGA LA APP