Atualizar boleto CEF: Como fazer?

Você precisa atualizar boleto CEF e não sabe como? Saiba que está no lugar adequado, pois o objetivo deste artigo é esclarecer essa dúvida sobre os boletos bancários.

Os boletos de pagamento emitidos pelas instituições bancárias são um excelente meio de ter uma conta de serviço em mãos ou de maneira digital e agilizar o seu pagamento.

Entretanto, se por algum motivo um cliente perder o seu boleto ou não recebê-lo, existe uma forma de atualizar o boleto CEF, descubra como neste artigo.

O que é o boleto bancário?

Um boleto bancário é um tipo de documento de pagamento utilizado pelas instituições financeiras e de pagamentos dentro do território brasileiro. 

Uma das principais características de um boleto é contar com uma seção da folha impressa, onde se localiza um código de barras com 47 ou 48 dígitos.

Essa numeração está dividida em 5 campos, neles constam as seguintes  informações:

  •   A identificação do banco(mais conhecido como os códigos dos bancos;
  • Código da moeda;
  •  Empresa cobradora;
  •  Dia de emissão do boleto, entre outros dados representados por cada  grupo de dígitos.

Basicamente, um boleto bancário é um documento utilizado para receber e emitir cobranças, e é um dos meios de pagamentos mais utilizados no Brasil.

Como funciona o boleto CEF?

O boleto CEF ou seja o boleto da Caixa Econômica Federal assim como os boletos emitidos por todas as instituições bancárias no Brasil, são documentos regulamentados pelo Banco Central.

No caso do boleto CEF este é um boleto emitido especificamente por esta  instituição para o pagamento de diferentes tipos de serviços, entres: 

  • Boleto de Financiamento Imobiliário;
  • Boletos CEF de empréstimos na Caixa;
  • Boleto de Cartão de crédito;
  • Guia de Recolhimento da União para pagamento de taxa de Concursos;

As possibilidades de pagamentos de boletos CEF são variadas e em todos os documentos gerados é necessário que os dados do sacado e recebedor estejam presentes.

No boleto da Caixa devem constar a data de vencimento do boleto, nome completo sacado(pagador) e cedente(recebedor), valor do boleto, juros ou multa por atraso.

Além disso, se o sacado for realizar o pagamento digitando os códigos é importante prestar bastante atenção para inserir os dígitos corretos.

Quando o pagamento for realizado pelo consumidor, o valor do boleto será depositado na conta da empresa.

Como gerar um boleto na CEF?

Como Atualizar boleto CEF?

A melhor maneira para gerar um boleto na CEF é utilizando o seu site ou app bancário, o cliente acessa o sistema do banco e busca a opção Boleto.

Essa opção está disponível para os clientes do banco e também usuários sem vínculo com a instituição.

Sendo assim, podem consultar o Tutorial de como gerar a segunda via do Boleto CEF,  clicando em “Atendimento” e depois em “ 2ª via”.

Para emitir um boleto CEF de cartão de crédito ou outros serviços como o Boleto Caixa Habitação , a pessoa deve ir até a página 2ª via de boletos.

Em seguida identificar o tipo de boleto que precisa e clicar no botão “Acesse Aqui”, para os boletos do Financiamento de Habitação será necessário inserir o número de contrato do serviço.

O número de CPF ou CNPJ também deve ser adicionado e ao clicar no botão Verificar Contrato, a nova  via do boleto deverá surgir na tela.

Como pagar um boleto vencido da Caixa Econômica Federal?

Para pagar um boleto vencido da Caixa Econômica Federal, o cliente deve gerar um novo boleto utilizando o site da Caixa.

Os diferentes tipos de Boleto da Caixa podem ser pagos através do Boleto Expresso, nesse caso é necessário inserir o Número de CPF, código de contrato, código cedente e  número da Caixa.

Do mesmo modo, o cliente consegue pagar um boleto vencido CEF pelo app, utilizando apenas o CPF e o número de contrato.

O pagador deve escolher a parcela que deseja realizar o pagamento e fazer a leitura do código de barras do boleto ou digitar os números  através do aplicativo ou site da Caixa.

Confirme o pagamento do boleto.

Como faço para pagar um boleto CEF pelo celular?

Você pode pagar um boleto CEF pelo celular, acessando o aplicativo da Caixa se você é um cliente da instituição, ou utilizando o app do teu banco.

No menu do aplicativo você deve acessar a função pagamentos e escolher o tipo de pagamento que deseja realizar.

Como atualizar um boleto vencido da CEF?

Um boleto vencido da CEF pode ser facilmente atualizado utilizando o site da Caixa.

  1. Acessar o site da Caixa;
  2. Clicar na opção Produtos;
  3. Selecionar o botão “Todos os Produtos para você”;
  4. Escolher a opção 2ª via de Boletos;
  5. Clicar em Boleto Expresso para iniciar a atualização do boleto;
  6. Inserir o código do beneficiário e a identificação do Nosso Número(um campo informativo que frequentemente está  localizado acima do valor do documento).
  7. Por último, insira o código de segurança da sua conta.  Pronto!

Logo, se você seguiu todas as dicas que aparecem na tela do app ou site da Caixa, a conclusão da atualização do boleto foi feita com sucesso.

Esta publicación fue creada para entregar información general sobre el tema descrito en la fecha de su publicación, la cual puede tener caducidad en ciertos elementos como precios, promociones, costos u otros elementos de servicio.
La información de esta publicación no constituye una recomendación profesional de tipo legal, impositivo, financiero u otros por parte de Global66.
En virtud de la transparencia, te sugerimos siempre comparar y comprobar por ti mismo cuál es la mejor alternativa para tus servicios de remesas y transferencias internacionales.

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp

Contenido sugerido

Brazil

Cartão Riachuelo: Requisitos e Benefícios

Você está procurando um cartão de crédito para fazer? Se interessou pelo cartão Riachuelo e está na dúvida se ele vale a pena ou não?  Um cartão de crédito como o cartão Riachuelo é comercializado com

Read More »
Brazil

Taxa Shein: Tudo o que você precisa saber

A Taxa Shein é uma tarifa cobrada nas compras internacionais nesse e-commerce, assim como acontece em outras lojas virtuais que requerem o pagamento de imposto. Para quem é novo nesse universo de importação é fundamental ter

Read More »