O planejamento financeiro é uma ação realizada pelos Administradores Financeiros de uma empresa com o objetivo avaliar a situação financeira da organização e projetar o seu futuro.
Ainda que o planejamento financeiro pareça uma atividade e ferramenta específica para organização financeira de empresas, a sua prática pode ser aplicada às finanças pessoais.
O que é planejamento financeiro?
O Planejamento financeiro consiste na elaboração de um planejamento de renda ou capital monetário, por meio da elaboração de planilhas de gastos e orçamentos.
Com a criação de planilhas é possível alinhar objetivos e metas viáveis e concretas a serem alcançadas com o montante, seja ele pessoal ou de uma empresa e dessa forma, alcançar o objetivos objetivos para com seu dinheiro, seja ele de curto, médio ou longo prazo.
Para que serve?
O planejamento financeiro, serve como ferramenta de controle de gastos. Por exemplo, empresas ou pessoas físicas podem realizar a elaboração de um plano de ação com objetivos a serem alcançados e que elimine distrações causadas por gasto ou mal uso financeiro.
Como fazer um planejamento financeiro?
Para fazer um planejamento financeiro é necessário definir um objetivo e uma caderneta de anotações, seja ela online ou em papel físico e anotar em planilhas ou tabelas estratégias que possam ser usadas para alcançar o objetivo principal.
Há quem necessite de profissionais treinados para esse propósitos, como : Profissionais de Gestão de recursos, Administração e contabilidade.
O planejamento financeiro empresarial ou pessoal requer que os envolvidos no processo de organização das finanças realizem as ações em etapas.
- Definir os objetivos e metas a curto e longo prazo;
- Criar um Plano de Ação;
- Estudar a situação da empresa ou das finanças pessoais;
- Fazer uma projeção dos gastos e receitas futuros;
- Elaborar orçamentos;
- Registrar as movimentações financeiras;
- Adotar ferramentas tecnológicas para organizar as finanças.
Desse modo, a garantia para um bom planejamento das finanças é que ele seja realizado e reavaliado durante o processo, de forma individual ou com o auxílio de um profissional mais experiente.
O que deve constar num planejamento das finanças?
Um planejamento das finanças deve constar com a proposta e objetivo de longo, médio e curto prazo e também estratégias de alcance de metas.
Além disso, é importante adicionar informações como: os demonstrativos de fluxo de caixa, balanço patrimonial, análise de investimentos, etc.
Para isso, é vantajoso usar ferramentas de controle e observância que garantam o alinhamento das propostas ao objetivo principal.
Qual a importância de um planejamento financeiro?
A importância de um planejamento financeiro está na necessidade de prevenção de risco e garantia da conquista de um objetivo.
Seja ele, a compra de um imóvel, a realização de um plano de longa data ou controle de gastos empresariais e pessoais.
Portanto, usar planilhas de gastos pode facilitar esse processo e é um método muito usado por todos os profissionais que trabalham com gestão econômica.