O que é o IOF e quando se paga?

O que é o IOF e quando se paga? Essa é uma pergunta muito comum entre as pessoas que necessitam realizar alguma operação financeira.

No Brasil assim como em muitos outros países existe um imposto incluído nas operações financeiras, além de outras tributações.

Desse modo, o que é o IOF e quando se paga? O IOF é a sigla do Imposto sobre Operações Financeiras, um imposto federal.

O Imposto sobre Operações Financeiras(IOF) foi criado em 1966 e incide sobre várias operações financeiras realizadas por pessoas físicas e empresas.

Nesse sentido, as principais movimentações financeiras em que o IOF é cobrado são: 

  • operações de câmbio;
  • solicitação de crédito;
  • seguros:
  • operações de títulos 

Em suma, esse imposto federal pode ser encontrado em outras movimentações financeiras, por isso não concluímos a explicação sobre o que é o IOF e quando se paga?  

Gostaria de conhecer os impostos cobrados no Brasil? Leia aqui.

O que é o IOF?

Anteriormente, nós vimos um breve resumo sobre o que é o IOF e quando é cobrado, porém agora veremos com detalhes como ele impacta as atividades financeiras.

O nome completo do imposto é um pouco mais extenso: Imposto sobre Operações de Crédito, Câmbio, Seguro, ou Relativas a Títulos ou Valores Imobiliários.

Esse imposto permite ao governo brasileiro ter uma fonte de arrecadação e também ter um controle sobre a economia.

Em outras palavras, através dessa medição do IOF é possível detectar quando a arrecadação do IOF foi maior, ou seja, quantas operações financeiras foram realizadas em determinado período.

Quando o IOF é cobrado? 

Em todas as movimentações financeiras  listadas abaixo realizadas por pessoa física e pessoa jurídica são cobrados um percentual do IOF:

  • Utilização de cartão de crédito no exterior;
  • Financiamento;
  • Solicitação de seguros;
  • Utilização de cheque especial;
  • Comercialização de títulos e valores imobiliários;
  • Operação de compra e venda de moeda estrangeira;
  • Solicitação de empréstimos.
  • Resgate de um investimento.

O Decreto Federal Nº 6.306 de 2007 regulamenta o Imposto sobre Operações  Financeiras e apresenta as situações que o IOF incide para os contribuintes.

Bem como, o Decreto determina a base de cálculo da alíquota do IOF, pois o percentual pode variar de acordo com a operação realizada.

Por que o IOF foi criado? Qual é a sua função ?

O Imposto sobre Operações Financeiras foi criado com o objetivo de regular a economia nacional, o órgão responsável pela fiscalização e recolhimento do tributo é a Receita Federal.

No momento de criação do imposto, o Brasil passava por um contexto econômico em que a inflação encontrava-se em um nível alto.

As pessoas realizavam aplicações na caderneta de poupança ou faziam investimentos e retiravam pouco tempo depois.

Dessa forma, a função do IOF é regular o mercado financeiro no Brasil através da cobrança desse imposto obrigatório.

Como é calculado o IOF?

A base de cálculo do IOF para operações de crédito é feita sobre a alíquota máxima de 1,5% ao dia.

O cálculo do IOF em outras operações financeiras é feito através da base de cálculo x alíquota.

Isso significa que dependendo do valor da movimentação realizada o percentual do IOF será baseado, seja uma solicitação de crédito, financiamento ou câmbio.

Por exemplo: a solicitação de um empréstimo no valor de R$ 4.000,00, a base do cálculo do IOF será feita a partir do valor da operação.

O que é alíquota?

A alíquota é um percentual aplicado nas operações financeiras realizadas por uma empresa e também pelas pessoas físicas.

Em determinados momentos o valor da alíquota pode ser um incentivo para a produção econômica ou também para desacelerar a compra de produtos importados.

A alíquota para pessoas físicas ainda se encontra em 0,0082% por dia, enquanto a alíquota para pessoas jurídicas é de  0,0041%.

Tipo de OperaçãoPercentual
Cartão de crédito (rotatividade)0, 38% +  0,0082% por dia de atraso
Câmbio1,10% 
Seguro de vida0,38% 
Compras internacionais no cartão de crédito 6,38%
Seguro de bens e outras modalidades7,38%

Em relação à incidência do IOF nos Investimentos para atividades como o CDB, Letras de Câmbio, Fundos do Tesouro Direto, etc, poderemos ver a seguir o percentual.

Dias%Dias%
1961646
2931743
3901840
4861936
5832033
6802130
7762226
8732324
9702420
10662516
11632613
12602710
1356286
1453293
1550300

Como saber quando a taxa do IOF é cobrada?

A melhor maneira de saber quando a taxa do IOF é cobrada é conhecendo em quais operações financeiras ele incide.

Antes de contratar determinados serviços como seguros,  empréstimos, financiamentos ou compras no cartão de crédito no exterior, analise o percentual cobrado nessas operações.

Ao mesmo tempo, é recomendado pagar as operações financeiras dentro do prazo estabelecido para que não seja cobrado uma porcentagem maior pelos dias de inadimplência.

Global66: a forma mais fácil para transferir dinheiro

Se você precisa enviar dinheiro para um familiar ou  funcionário no exterior e deseja economizar na transferência internacional, a Global66 é a solução que você buscava.

A fintech Global66 disponibiliza uma plataforma online de pagamentos internacionais para milhares de clientes ao redor do mundo.

Além disso, desde outubro de 2021, a empresa conta com uma carteira digital multimoedas, nela você pode carregar saldos em diversas moedas estrangeiras.

A carteira digital Global66 também permite que os usuários cadastrados possam realizar transferências para outras Global66 ou contas bancárias internacionais.

Esta publicación fue creada para entregar información general sobre el tema descrito en la fecha de su publicación, la cual puede tener caducidad en ciertos elementos como precios, promociones, costos u otros elementos de servicio.
La información de esta publicación no constituye una recomendación profesional de tipo legal, impositivo, financiero u otros por parte de Global66.
En virtud de la transparencia, te sugerimos siempre comparar y comprobar por ti mismo cuál es la mejor alternativa para tus servicios de remesas y transferencias internacionales.

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp

Contenido sugerido

Brasil

Cartão pré-pago internacional: Quais opções existem?

 O cartão pré-pago internacional.é um dos serviços financeiros inovadores que estão sendo utilizados por clientes que desejam realizar compras no exterior. Sendo assim, as instituições bancárias e fintechs estão constantemente desenvolvendo produtos financeiros com o objetivo

Read More »
Brasil

Qual Conta Digital rende mais: confira a lista!

Os usuários dos serviços financeiros estão cada vez mais informados sobre os produtos e benefícios que devem adquirir como: qual conta digital rende mais? As contas digitais  são uma das soluções financeiras inovadoras que o mercado

Read More »