Frete CIF é um termo conhecido na área de Comércio Exterior e se refere ao Cost, Insurance and Freight que se traduzido significa: Custo, Seguro e Frete.
Contudo, para as pessoas que estão começando a trabalhar na área de exportação ou estão pesquisando sobre o assunto pode ser algo novo.
Resumidamente, o frete CIF é um custo de entrega que pode ser incluído na venda de um ou vários produtos importados e são de responsabilidade do vendedor.
O que é Frete CIF?
O Frete CIF é uma modalidade de entrega de produtos que consiste em que o fornecedor da mercadoria arque com toda a responsabilidade de embalar, enviar e entregá-los.
Em outras palavras, nesse tipo de frete os custos do envio e quaisquer riscos que surjam para transportar as mercadorias estão incluídos no valor da venda.
Alguns e-commerces internacionais trabalham com o frete cif, a operação normalmente tem como abrangência o transporte marítimo, fluvial e lacustre.
Na prática, o comprador realiza a compra e o vendedor se encarrega do processo de despachar e entregar a mercadoria ao comprador.
Quais são as vantagens do frete CIF?
As vantagens do frete CIF para o comprador são as seguintes:
- A possibilidade de receber a mercadoria no endereço ou local determinado na compra;
- venda direta sem a necessidade de intermediários;
- Os trâmites relacionados ao embarque e transporte das mercadorias são feitos pelo fornecedor.
Quais são os custos do frete CIF?
O Custo, Seguro e Frete (CIF) é definido antes da entrega do produto e está incluído no valor final do produto, ou seja, a compra da mercadoria cobre todos os gastos que se venha a ter com o transporte.
Como se faz o rastreio do frete CIF?
O rastreio dos produtos comprados por meio do frete CIF somente podem ser acompanhados pelo fornecedor da mercadoria.
Nesse sentido, o que o vendedor deve fazer é fornecer o acesso a algum tipo de plataforma com as informações sobre a operação de logística.
Em suma, o fornecedor pode enviar uma notificação ao comprador sobre o progresso do transporte até que a entrega seja feita.
O que é frete FOB?
A sigla FOB é abreviação do termo em Inglês Free on Board, traduzido ao Português tem o significado de Livre a Bordo, isso quer dizer que o custo do transporte é uma responsabilidade do comprador.
O custo do frete e seguro dos produtos é responsabilidade do comprador, esse tipo de frete garante que a pessoa que adquire uma mercadoria tenha um maior controle sobre cada etapa do envio.
Por outro lado, se algum problema ocorrer com a mercadoria durante o trajeto, o destinatário deverá pagar os gastos da operação e serão incluídos no valor do final da compra.
Qual é a diferença entre o frete CIF e o frete FOB
A principal diferença entre o frete CIF e o frete FOB consiste na responsabilidade de quem pagará pelo transporte da mercadoria.
No frete CIF o comprador não precisa se preocupar em como fazer com o que produto chegue até ele, pois o vendedor se encarrega de administrar todos os trâmites.
Enquanto ao contratar o frete FOB, a empresa ou destinatário é responsável por pagar o transporte e deve acordar a forma de entrega do produto.
Antes de mais nada, o frete CIF e o frete FOB são duas modalidades de frete utilizadas na comercialização de produtos com origem no exterior.
O frete CIF se refere ao Custo, Seguro e Frete que está incluído no valor da compra da mercadoria, ou seja, o valor final do produto já considera o transporte e a responsabilidade pelo produto é do vendedor.
Em relação ao FOB significa Livre para Embarcar, tem como diferencial que o comprador arcar com os custos do transporte e a responsabilidade pelos produtos.
O frete CIF pode ser vantajoso nas transações comerciais entre empresas e consumidores finais, pois o vendedor arca com a responsabilidade sobre o custo e transporte das mercadorias.
Da mesma maneira, o FOB pode beneficiar àquelas empresas que preferem negociar diretamente com o fornecedor para tentar reduzir os custos da operação.
A escolha do frete mais adequado dependerá do objetivo e finalidade do negócio do comprador.
Dependendo do porte da empresa, talvez seja conveniente assumir o controle e responsabilidade pelo custo e transporte das mercadorias.
Enquanto para outras empresas pode ser melhor delegar essa responsabilidade para o vendedor e diminuir os riscos e assegurar a proteção dos produtos.
Usar Global66 para enviar dinheiro e receber pagamentos do exterior
Para acessar a plataforma de pagamento Global66 e aproveitar os benefícios que a fintech global oferece, você deve se cadastrar e criar uma conta digital.
O sistema da Global66 permite que pessoas físicas e empresas possam enviar dinheiro para mais de 55 países e com uma ampla oferta de moedas.
Fazer um envio internacional é muito simples, você só precisa aprender como enviar dinheiro para o exterior, siga essas dicas:
- Faça login na plataforma Global66.
- Crie um envio no sistema.
- Insira os dados do beneficiário.
- Pague a transferência internacional.
- Aguarde a notificação de que o envio foi realizado.