Como emitir Nota Fiscal mei ?

Emitir nota fiscal mei  faz parte da realidade das pequenas empresas  formada pelo microempreendedor individual.

Ainda assim, podem surgir dúvidas sobre a necessidade da emissão da nota fiscal ou não por parte dos trabalhadores.

A maioria das empresas têm a obrigatoriedade de emitir a nota fiscal para seus clientes sejam eles, pessoas físicas ou pessoas jurídicas.

Segundo a  Lei Geral das Micro e Pequenas Empresa, uma empresa Mei é obrigada a emitir nota fiscal eletrônica apenas para outras pessoas jurídicas.

Portanto, é facultativo para o Microempreendedor individual emitir a nota fiscal para uma pessoa física, mas se a empresa quiser emiti-la não existe nenhum tipo de problema.

Leia aqui sobre o que é uma empresa mei

O que é uma nota fiscal?

Antes de tudo, a nota fiscal é um documento com valor fiscal que é emitido por uma empresa para comprovar a venda de um produto ou serviço.

Desse modo,  a nota fiscal (NF) é um documento oficial gerado pelas empresas para registrar as vendas realizadas.

Por exemplo: a sua empresa recebeu o pagamento pelo serviço ou produto vendido para uma Sociedade Anônima ou uma empresa EIRELI, é necessário emitir uma NF que pode ser eletrônica ou não.

A importância da nota fiscal é que ela garante tanto para quem vende, no caso a sua empresa, quanto para quem compra, ter um documento  que comprove a legalidade da operação.

Além de ficar registrada as vendas que você fez,  é  também tenha uma forma de controle das finanças e permite calcular quanto a sua empresa deverá pagar de impostos em base as vendas que faz.

Passo a passo para emitir Nota Fiscal MEI

Primeiramente, para emitir uma nota fiscal mei, o empreendedor deve estar inscrito na Secretaria da Fazenda da região onde vive.

Apenas os profissionais que têm uma empresa formal podem emitir NF, ou seja, é necessário possuir o CNPJ da empresa para realizar essa operação e outras como por exemplo: abertura de conta bancária pj.

O segundo passo é buscar uma unidade da Secretaria Estadual da Fazenda, a SEFAZ  é o órgão responsável pela fiscalização, pagamento e arrecadação de impostos em cada estado brasileiro.

Por outro lado, os requisitos de cada Secretaria podem variar de uma região para outra, ainda assim é comum que alguns documentos sejam exigidos tais como:

  • CCMEI- Certificado da Condição de Microempreendedor Individual
  • Inscrição Estadual
  • RG
  • CPF
  • Comprovante de residência
  • Formulário de requerimento

Nessa visita a Secretaria da Fazenda é importante solicitar a senha web para acessar o site da SEFAZ.

No site da SEFAZ é possível desbloquear a conta do usuário e poder configurá-la para emitir as notas fiscais.

Seja como for, no momento de emitir a nota fiscal é importante estar atento ao tipo de nota fiscal que será emitida para que erros não sejam cometidos.

Emitir nota fiscal mei- Tipos de notas fiscais 

Por finalidade do documento existem dois  tipos de notas fiscais:  

  • Nota Fiscal de Serviço
  • Nota Fiscal de Comércio.

Nesse sentido, a Nota Fiscal de Serviço Eletrônica  deve ser gerada pelas empresas que prestam serviços de qualquer natureza, como clínicas, escolas, consultoras e academias.

Da mesma forma, as NFs têm  valor legal e fiscal, sendo assim servem para formalizar a operação de venda.

Ao contrário da Nota Fiscal de Serviço Eletrônica, a Nota Fiscal de Comércio é utilizada para comprovar a aquisição de um produto.

Em relação aos tipos de notas fiscais pelo formato existem outros modelos como veremos a seguir.

  • NF-e (Nota Fiscal Eletrônica)
  • NF-e Complementar
  • NFS-e (Nota Fiscal de Serviços Eletrônica)
  • NFC-e (Nota Fiscal Eletrônica do Consumidor)

Frequentemente as pessoas confundem as Notas Fiscais com o DANFE e o cupom fiscal, apesar de possuírem características semelhantes a função e o valor jurídico de alguns deles marcam toda a diferença.

O DANFE  é um Documento Auxiliar da Nota Fiscal Eletrônica, ou seja ele é um complemento da nota fiscal.

O documento DANFE  deve ser impresso e colocado juntamente com a nota fiscal no transporte de um produto.

E o Cupom Fiscal é um documento que funciona como um comprovante de uma operação de compra e venda de um produto, que é constantemente utilizado pelos comércios varejistas.

As informações  que devem conter um cupom fiscal são: o nome da empresa, o número do CNPJ, data e hora da compra, quantidade de produtos comprados e o valor e método de pagamento.

Como consultar o número da nota fiscal ?

Para consultar o número da nota fiscal de um produto comprado, você  deve observar a parte superior do documento.

Sendo assim, no canto superior direito se encontra um quadro com as siglas NFe e ao lado aparece a numeração: 

Por exemplo: NFe N º 0000.006.085.

                      Série:                    001

Por último, a numeração das notas fiscais segue uma regra da legislação em que os números das notas fiscais variam entre 000.001 a 999.999.

O que é ST da nota fiscal?

Algumas pessoas quando estão fazendo o cálculo dos tributos que devem pagar se encontram com  uma sigla ST na nota fiscal.

O ST se refere ao regime de Substituição Tributária, que está previsto pela Constituição Federal de 1988.

A principal função do ST é  reter  com antecedência o valor do ICMS( Imposto sobre Circulação de Mercadorias) nas operações de compra e venda de produtos.

Por exemplo, o produtor ou  importador de produto paga esse imposto antecipadamente, e outros agentes dessa operação devem pagar os outros impostos da operação, como o ICMS. 

Aprenda como enviar dinheiro para o exterior sem gastar tanto com a Global66!

Para que sua empresa possa  enviar dinheiro do Brasil para o Uruguai, você só precisa se inscrever na conta Global66 empresas e seguir os 5 passos para enviar uma remessa.

Primeiro, você deve fazer a cotação no site da Global66, após verificar o valor total do seu envio com IOF incluído, crie uma conta para a sua empresa.

Em seguida, cadastre as informações do beneficiário no Uruguai ou outro país que precise realizar a transferência.

O próximo passo é realizar o depósito da remessa e transferir o valor utilizando a plataforma Global.  

Logo, você deve aguardar receber a confirmação da operação e no prazo estipulado o dinheiro chegará ao beneficiário.

Esta publicación fue creada para entregar información general sobre el tema descrito en la fecha de su publicación, la cual puede tener caducidad en ciertos elementos como precios, promociones, costos u otros elementos de servicio.
La información de esta publicación no constituye una recomendación profesional de tipo legal, impositivo, financiero u otros por parte de Global66.
En virtud de la transparencia, te sugerimos siempre comparar y comprobar por ti mismo cuál es la mejor alternativa para tus servicios de remesas y transferencias internacionales.

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp

Contenido sugerido

Brasil

Cartão pré-pago internacional: Quais opções existem?

 O cartão pré-pago internacional.é um dos serviços financeiros inovadores que estão sendo utilizados por clientes que desejam realizar compras no exterior. Sendo assim, as instituições bancárias e fintechs estão constantemente desenvolvendo produtos financeiros com o objetivo

Read More »
Brasil

Qual Conta Digital rende mais: confira a lista!

Os usuários dos serviços financeiros estão cada vez mais informados sobre os produtos e benefícios que devem adquirir como: qual conta digital rende mais? As contas digitais  são uma das soluções financeiras inovadoras que o mercado

Read More »