Cada vez mais estudantes brasileiros e de outros países sonham em fazer Intercâmbio em Portugal, o país possui muitos elementos que o tornam um destino atrativo.
A experiência de fazer um Intercâmbio em Portugal pode ser muito enriquecedora para a formação da pessoa e ajudar a melhorar o seu desempenho acadêmico.
As Universidades portuguesas são conhecidas pela qualidade do ensino e pelo nível de reputação de muitos dos cursos oferecidos, sobretudo na área de Gestão de Empresas.
Como você pode fazer um intercâmbio em Portugal?
A princípio existem diversas maneiras de fazer um intercâmbio em Portugal, você pode se inscrever em um Programa de intercâmbio como o Erasmus.
Bem como, pode buscar outros programas para tentar participar e não pagar as despesas do período de curso em Portugal ou contar com o financiamento próprio.
O Programa Erasmus, por exemplo, permite que estudantes brasileiros e latino-americanos façam 1 ou 2 semestres da Graduação ou Mestrado em universidades europeias.
Além da informação sobre a melhor faculdade para estudar e os requisitos para fazer o intercâmbio é necessário que o estudante tenha um visto específico para estudar no país.
Outra opção de programa que o estudante pode solicitar uma bolsa de intercâmbio é o programa de Bolsas Ibero-Americanas do Santander e Santander Mundi.
Em suma, o estudante pode tentar solicitar ajuda no financiamento do intercâmbio ou utilizar os recursos que possui para manter as despesas do curso, alimentação e alojamento.
Quais são os custos?
O custo do Intercâmbio em Portugal dependerá do tempo que o estudante passará no país.
Algumas pessoas se planejam para estudar fora durante 6 meses, 1 ano ou realizar a graduação completa que pode levar de 4 até 5 anos.
De acordo com o blog Viagem e Intercâmbio fazer a graduação completa em Portugal pode ter o custo de 3000 a 7000 euros por ano.
Ao cálculo dos gastos com os cursos devem ser incluídos, os valores do aluguel da moradia e alimentação que podem ser superiores a 600 euros por mês.
Em reais, o custo aproximado do intercâmbio durante 1 ano é de R$ 30.000 dependendo da carreira e da localização da universidade.
O que é necessário para um brasileiro estudar em Portugal?
Em primeiro lugar, o brasileiro precisará providenciar o visto correspondente para o tempo de permanência no país para estudar.
Os estudantes brasileiros que realizaram o ENEM- Exame Nacional do Ensino Médio podem tentar aproveitar a pontuação que obtiveram no exame para ingressar em uma faculdade em Portugal.
A avaliação do ENEM pode ser aproveitada nas seguintes Instituições:
- Universidade de Coimbra.
- Instituto Politécnico de Porto.
- Universidade de Algarve.
- Instituto Português de Viana do Castelo.
Por outro lado, nas faculdades que o ENEM não for aceito, o candidato deve fazer uma prova de ingresso.
Caso o aluno tenha a cidadania europeia pode facilitar o processo de aplicação na prova do Ensino Superior.
Além da documentação referente a formação que possui no Brasil, o estudante brasileiro precisará reunir os seguintes itens:
- histórico escolar,
- diploma,
- o estudante precisa ter um passaporte vigente,
- contar com um orçamento para se manter no exterior;
- solicitar o visto D4.
- comprovar que foi aceito em uma instituição de ensino portuguesa.
Trabalhar e estudar em Portugal
Viver em Portugal é o objetivo de muitos brasileiros, seja pela motivação de estudar ou trabalhar no país, muitas pessoas buscam informações sobre como é viver em Portugal.
As pessoas que queiram estudar em Portugal devem solicitar o visto de estudante, que pode ser renovado durante a permanência no país.
O Visto de Trabalho somente pode ser solicitado se a pessoa estiver com uma proposta real de emprego em Portugal.
Para tentar conseguir encontrar uma vaga de emprego em Portugal é possível pesquisar nos sites de empregos do país.
Uma informação que deve ser levada em consideração durante o processo de planejamento de mudança é o custo de vida em Portugal.
Quais são os benefícios de fazer um intercâmbio em Portugal?
Os benefícios de fazer um intercâmbio em Portugal são diversos para o estudante, pois essa experiência de aprendizado certamente vai melhorar o seu desempenho profissional.
- Comunicação: o fato de ambos países falarem a mesma língua permite que o estudante consiga se comunicar com mais facilidade e possa resolver os trâmites sem a necessidade de tradução.
- Gastos menores: o custo do intercâmbio em Portugal costuma ser mais baixo em comparação a outros destinos europeus como Dublin, Alemanha, etc.
- Atrações e atividades culturais: as cidades portuguesas estão repletas de edifícios históricos e paisagens naturais incríveis que podem ser apreciadas.
- Conhecer outras pessoas: estudar em outro possibilita que o estudante faça uma rede de contatos que pode ser muito interessante no processo de adaptação.
- Passeios por outras regiões da Europa: se as finanças permitirem é possível aproveitar a estadia em Portugal para visitar outras regiões do continente.
- Destacar o seu currículo: a experiência de intercâmbio pode ser uma ótima maneira de acrescentar atividades extracurriculares e relevantes para o seu currículo.