Intercâmbio em Portugal: Como Estudar Fora?

Cada vez mais  estudantes brasileiros e de outros países sonham em fazer Intercâmbio em Portugal, o país possui muitos elementos que o  tornam um destino atrativo.

A experiência de  fazer um Intercâmbio em Portugal pode ser muito enriquecedora para a formação da pessoa e ajudar a melhorar o seu desempenho acadêmico.

As Universidades portuguesas são conhecidas pela qualidade do ensino e pelo nível de reputação de muitos dos cursos oferecidos, sobretudo na área de Gestão de Empresas.

Como  você pode fazer um intercâmbio em Portugal?

A princípio existem diversas maneiras de fazer um intercâmbio em Portugal, você pode se inscrever em um Programa de intercâmbio como o Erasmus.

Bem como, pode buscar outros programas para tentar participar e não pagar as despesas do período de curso em Portugal ou contar com o financiamento próprio.

O Programa Erasmus, por exemplo, permite que estudantes brasileiros e latino-americanos façam 1 ou 2 semestres da Graduação ou Mestrado em universidades europeias.

Além da informação sobre a melhor faculdade para estudar  e os requisitos para fazer o intercâmbio é necessário que o estudante tenha um visto específico para estudar no país.

Outra opção de programa que o estudante pode solicitar uma bolsa de intercâmbio é o programa de Bolsas Ibero-Americanas do  Santander e Santander Mundi.

Em suma, o estudante pode tentar solicitar ajuda no financiamento do intercâmbio ou utilizar os recursos que possui para manter as despesas do curso, alimentação e alojamento. 

Quais são os custos?

O custo do Intercâmbio em Portugal dependerá do tempo que o estudante passará no país. 

Algumas pessoas se planejam para estudar fora durante 6 meses, 1 ano ou realizar a graduação completa que pode levar de 4 até 5 anos.

De acordo com o blog Viagem e Intercâmbio fazer a graduação completa em Portugal pode ter o custo de 3000 a 7000 euros por ano.

Ao cálculo dos gastos com os cursos  devem ser incluídos, os valores do aluguel da moradia e alimentação que podem ser superiores a 600 euros por mês.

Em reais, o  custo aproximado do intercâmbio durante 1 ano é  de R$ 30.000 dependendo da carreira e da localização da universidade.


O que é necessário para um brasileiro estudar em Portugal?

Em primeiro lugar, o brasileiro precisará providenciar o visto correspondente para o tempo de permanência no país para estudar.

Os estudantes brasileiros  que realizaram o ENEM- Exame Nacional do Ensino Médio podem tentar aproveitar a pontuação que obtiveram no exame para ingressar em uma faculdade em Portugal.

A avaliação do ENEM pode ser aproveitada nas seguintes Instituições:

  • Universidade de Coimbra.
  • Instituto Politécnico de Porto.
  • Universidade de Algarve.
  • Instituto Português de Viana do Castelo.

Por outro lado, nas faculdades que o ENEM não for aceito, o candidato deve fazer uma prova de ingresso.

Caso o aluno  tenha a cidadania europeia pode facilitar o processo de aplicação na prova do Ensino Superior.

Além da documentação referente a formação que possui no Brasil, o estudante brasileiro precisará reunir os seguintes itens:

  •  histórico escolar, 
  • diploma,
  • o estudante precisa ter um passaporte vigente, 
  • contar com um orçamento para se manter no exterior;
  • solicitar o visto D4.
  • comprovar que foi aceito em uma instituição de ensino portuguesa.


Trabalhar e estudar em Portugal

Viver em Portugal é o objetivo de muitos brasileiros, seja pela motivação de estudar ou trabalhar no país, muitas pessoas buscam informações sobre como é viver em Portugal.

As pessoas que queiram estudar em Portugal devem solicitar o visto de estudante, que pode ser renovado durante a permanência no país.

O Visto de Trabalho somente pode ser solicitado se a pessoa estiver com uma proposta real de emprego em Portugal.

Para tentar conseguir encontrar uma vaga de emprego em Portugal é possível pesquisar nos sites  de empregos do país.

Uma informação que deve ser levada em consideração durante o processo de planejamento de mudança é o custo de vida em Portugal.

Quais são os benefícios de fazer um intercâmbio em Portugal?

Os benefícios de fazer um intercâmbio em Portugal são diversos para o estudante, pois essa experiência de aprendizado certamente vai melhorar o seu desempenho profissional.

  1. Comunicação: o fato de ambos países falarem a mesma língua permite que o estudante consiga se comunicar com mais facilidade e possa resolver os trâmites sem a necessidade de tradução.
  2. Gastos menores: o custo do intercâmbio em Portugal costuma ser mais baixo em comparação a outros destinos europeus como Dublin, Alemanha, etc.
  3. Atrações e atividades culturais: as cidades portuguesas estão repletas de edifícios históricos e  paisagens naturais incríveis que podem ser apreciadas.
  4. Conhecer outras pessoas: estudar em outro possibilita que o estudante faça uma rede de contatos que pode ser muito interessante no processo de adaptação.
  5. Passeios por outras regiões da Europa: se as finanças permitirem é possível aproveitar a estadia em Portugal para visitar outras regiões do continente.
  6. Destacar o seu currículo: a experiência de intercâmbio pode ser uma ótima maneira de acrescentar atividades extracurriculares e relevantes para o seu currículo.

Esta publicación fue creada para entregar información general sobre el tema descrito en la fecha de su publicación, la cual puede tener caducidad en ciertos elementos como precios, promociones, costos u otros elementos de servicio.
La información de esta publicación no constituye una recomendación profesional de tipo legal, impositivo, financiero u otros por parte de Global66.
En virtud de la transparencia, te sugerimos siempre comparar y comprobar por ti mismo cuál es la mejor alternativa para tus servicios de remesas y transferencias internacionales.

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp

Contenido sugerido

Brasil

Cartão pré-pago internacional: Quais opções existem?

 O cartão pré-pago internacional.é um dos serviços financeiros inovadores que estão sendo utilizados por clientes que desejam realizar compras no exterior. Sendo assim, as instituições bancárias e fintechs estão constantemente desenvolvendo produtos financeiros com o objetivo

Read More »
Brasil

Qual Conta Digital rende mais: confira a lista!

Os usuários dos serviços financeiros estão cada vez mais informados sobre os produtos e benefícios que devem adquirir como: qual conta digital rende mais? As contas digitais  são uma das soluções financeiras inovadoras que o mercado

Read More »