O que é RPA: guia completa sobre um Recibo de Pagamento Autônomo.

O que é RPA? RPA é um documento emitido por uma empresa quando ela solicita a prestação de serviço de um profissional sem vínculo empregatício.

As relações de trabalho entre uma empresa que contrata o serviço de um trabalhador autônomo devem ser esclarecidas em um contrato de prestação de serviço.

Desse modo, no RPA constarão informações do autônomo e serão recolhidos alguns tributos como o INSS, ISS, IRRF.

Leia aqui como um trabalhador autônomo com CNPJ emite uma nota fiscal ou invoice.

O que quer dizer as siglas RPA?

As siglas RPA significam Recibo de Pagamento de Autônomo, um tipo de documento que serve como comprovante de que um trabalho foi solicitado para um profissional, porém em determinado período de tempo e sem que haja um vínculo de trabalho.

O que é RPA?

O Recibo de Pagamento de Autônomo conhecido com RPA é um documento que estabelece o tipo de relação comercial que uma empresa possui com um autônomo.

As obrigações cumpridas por uma empresa ou outra pessoa física que contrata temporariamente um profissional autônomo que não tenha CNPJ são descritas no documento.

Em outras palavras, o RPA funciona como uma espécie de nota fiscal de serviço prestado, porém quem tem a obrigatoriedade de emiti-lo é quem contratou o serviço.

 

E como funciona o RPA?

 O RPA funciona da seguinte maneira: quando uma empresa contrata um autônomo que não tenha CNPJ esse documento deve ser emitido para comprovar que o profissional prestou serviços durante um período, mas não tem vínculo empregatício.

No Recibo de Pagamento devem constar os tributos que incidem sobre os serviços prestados e também o valor líquido, bem como, o nome e identificação da empresa contratante.

 

Como fazer um RPA: como emitir o recibo de pagamento autônomo.

 Para que uma empresa emita um RPA ela pode utilizar modelos de Recibo de pagamento encontrados online, criar um novo ou comprar um formulário modelo em uma papelaria.

 As seguintes informações devem ser preenchidas no RPA:

  • Nome da Empresa, Razão Social ou CNPJ.
  • Dados do autônomo como: Nome, CPF e Número de Inscrição no INSS.
  • Descrição dos serviços prestados e detalhamento do valor líquido e bruto.
  • Nome da fonte pagadora e assinatura.
  • Descontos de impostos como: INSS, ISS e IRRF.

Se o responsável pela emissão do Recibo de pagamento autônomo já fez o cálculo das alíquotas dos impostos que incidem sobre essa categoria de trabalho é o momento de preencher o recibo.

RPA- online: Como fazê-lo desde o computador?

Atualmente, as empresas e profissionais que prestam e contratam serviços têm acesso a muitas ferramentas tecnológicas que permitem a emissão desse tipo de documento.

Sendo assim, o RPA- Online é uma ferramenta de cálculo de recibo de pagamento autônomo e de outros tipos de recibo como nota promissória e Recibo Simples.

Ao acessar a geradora de recibos e preencher os dados solicitados no documento, o sistema calcula os valores que foram  pagos e após concluir o processo é possível emitir o RPA online.

Esta publicación fue creada para entregar información general sobre el tema descrito en la fecha de su publicación, la cual puede tener caducidad en ciertos elementos como precios, promociones, costos u otros elementos de servicio.
La información de esta publicación no constituye una recomendación profesional de tipo legal, impositivo, financiero u otros por parte de Global66.
En virtud de la transparencia, te sugerimos siempre comparar y comprobar por ti mismo cuál es la mejor alternativa para tus servicios de remesas y transferencias internacionales.

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp

Contenido sugerido

Brasil

Cartão pré-pago internacional: Quais opções existem?

 O cartão pré-pago internacional.é um dos serviços financeiros inovadores que estão sendo utilizados por clientes que desejam realizar compras no exterior. Sendo assim, as instituições bancárias e fintechs estão constantemente desenvolvendo produtos financeiros com o objetivo

Read More »
Brasil

Qual Conta Digital rende mais: confira a lista!

Os usuários dos serviços financeiros estão cada vez mais informados sobre os produtos e benefícios que devem adquirir como: qual conta digital rende mais? As contas digitais  são uma das soluções financeiras inovadoras que o mercado

Read More »