Mercado Pago: O que é e como funciona?

mercado pago

Os usuários dos serviços financeiros estão cada vez mais familiarizados com  com esses serviços que são oferecidos em plataformas digitais, entre eles está o Mercado Pago.

Mercado Pago é uma carteira digital e uma das suas funcionalidades é que os usuários cadastrados façam transações financeiras entre diferentes tipos de contas.

Para quem ainda não conhecia o Mercado Pago, neste artigo mostraremos as principais características desta plataforma que está aumentando a oferta de serviços no mercado.

O que é Mercado Pago?

É um serviço digital desenvolvido pela varejista online Mercado Livre. Essa ferramenta financeira permite a realização de pagamentos de produtos e serviços e transferências entre contas digitais.

Os usuários conseguem encontrar e-commerces e lojas que aceitam esse método de pagamento que não exige uso de dinheiro físico.

A carteira digital está disponível tanto através do acesso à plataforma quanto pelo uso do aplicativo instalado em smartphones. A solução é compatível com sistemas operacionais Android e iOS.

Outra característica do Mercado Pago além de permitir a transferência entre clientes, lojas e usuários, é a de manter os recursos recebidos pelos usuários guardados e controlados.

Aqui você pode ler sobre O que é Picpay? Funções e benefícios

Como funciona?

O serviço de pagamentos funciona como uma subadquirente, isso significa que a empresa opera como um intermediário entre os varejistas e consumidores.

A função de uma empresa subaquirente é facilitar o processo de  pagamento para os usuários, acelerando o processo de comunicação entre os compradores e a instituição bancária.

O usuário que tem conta aberta no Mercado Pago consegue utilizar o aplicativo para realizar pagamentos utilizando o código QR. 

Também, realizar transferências para contas bancárias utilizando o Pix ou com a transferência convencional disponível na plataforma.

Qual banco faz parte do Mercado Pago?

A Estrutura do Mercado Financeiro no Brasil está passando por uma série de transformações. 

Uma das medidas adotadas para aumentar a competitividade entre as empresas é regularizar a situação das instituições que queiram oferecer diferentes tipos de serviços financeiros.

Nesse sentido, o Mercado Pago, que é uma instituição de pagamento autorizada pelo Banco Central, não possui vínculo com uma entidade bancária em especial.

Nesse modo, os usuários que queiram utilizar os serviços de uma instituição de pagamento como o Mercado Pago conseguem realizá-lo independente da existência de vínculo com outras instituições de pagamentos, financeiras ou não.

Como faço para usar o Mercado Pago?

Se você quiser usar esta opção, você deve instalar o aplicativo no seu celular ou utilizar a carteira digital a partir da plataforma.

O site do Mercado Pago disponibiliza todas as informações necessárias para que você se inscreva na plataforma como um usuário que vai fazer negócios ou que deseja utilizar a carteira digital como pessoa física.

Logo assim que a sua conta estiver ativada, você terá acesso a diversos produtos segundo o seu perfil financeiro. Entre eles: cartão de crédito, linha de créditos e gestão de criptomoedas.

Como criar uma conta?

O Mercado Pago é um meio de pagamento que busca solucionar as necessidades diárias dos usuários e facilitar a gestão da vida financeira, por isso o processo de criação de conta é simples.

Existem dois tipos de contas que podem ser criadas: a conta para consumidor e a conta para vendedor.

  1. Entrar no site ou app do Mercado Pago
  2. Clique em “Crie sua Conta” se estiver usando um computador e “Crie uma Conta” ao utilizar o celular
  3. Confirme a autorização do uso dos seus dados no site
  4. Clique em “Continuar”
  5. Preencha os seus dados como número de celular, e-mail e CPF
  6. Valide a sua conta a partir do e-mail de validação recebido
  7. Faça a validação do documento de identidade seguindo as instruções da empresa
  8. Forneça uma foto sua tirada em um celular com boa resolução
  9. Valide o seu número de celular, fique atento ao SMS recebido
  10. Responda as perguntas obrigatórias de segurança para validação da conta
  11. Aguarde a confirmação do cadastro que pode demorar 2 dias para acontecer

Caso você queira abrir uma conta empresa clique em “ Crie uma conta empresa” e informe os dados da sua empresa como: CNPJ, tipo de empresa.

O processo de abertura  da conta para empresas também requer a apresentação de documento dos titulares da conta ou sócios da empresa.

Por último, siga todas as instruções disponibilizadas pela plataforma para a validação e criação da conta Mercado Pago empresas.

Como receber o dinheiro no Mercado Pago?

Uma dúvida que pode surgir depois que você abrir a conta Mercado Pago é como receber o dinheiro na plataforma, mas não se preocupe porque não é complicado.

Os diferentes perfis de usuários criados no  Mercado Pago podem configurar as opções de recebimento de pagamentos na plataforma.

Você pode adicionar um botão ou link de pagamento e enviá-lo para a pessoa que você quer que faça o pagamento. Quando o pagamento for realizado para sua conta Mercado Pago, o saldo disponível será atualizado.

Para retirar o valor ou transferir para uma conta bancária, a plataforma cobra uma taxa de R$ 3,00.

Quanto custa abrir conta no Mercado Pago?

Para abrir uma conta no Mercado Pago não existe nenhum tipo de custo incluído para realizar o trâmite.

É seguro comprar no Mercado Pago?

A carteira digital Mercado Pago é uma ferramenta segura para realizar transferências e pagamentos. Conta com protocolos de segurança para manter a privacidade das transações financeiras realizadas na plataforma.

Além de solicitar a validação de identidade do titular da conta e que o titular insira o seu pin de segurança para autorizar um pagamento.

Qual a diferença entre o Mercado Livre e o Mercado Pago?

A companhia Mercado Livre é  responsável pela operação de uma das maiores plataformas online de vendas da América Latina.

Um usuário que  tenha interesse em se cadastrar no site Mercado Livre poderá comprar e vender produtos segundo o seu perfil criado na plataforma e utilizar diferentes meios de pagamento no site, entre eles o Mercado Pago.

O Mercado Pago, que é uma solução desenvolvida pelo Mercado Livre, funciona como uma carteira digital para receber pagamentos. Também para fazer transferências online, pagar boletos e gerar rendimentos.

Portanto, a diferença entre o Mercado Livre e o Mercado Pago é a função e uso dado para cada plataforma. No primeiro, você pode realizar compras e vendas utilizando o segundo como método de pagamento.

Leia aqui sobre a Moeda de Portugal

Global66, a maneira mais fácil de transferir dinheiro

A fintech Global66 é especializada no serviço de transferências internacionais entre pessoas e empresas em mais de 50 países.

Não importa onde você esteja e qual moeda utilize nesse país, pois a plataforma Global66 é uma plataforma multimoeda e internacional.

Forme parte da Fintech que está revolucionando a indústria Financeira na América Latina.

Baixe o app e transfira em segundos!

Esta publicación fue creada para entregar información general sobre el tema descrito en la fecha de su publicación, la cual puede tener caducidad en ciertos elementos como precios, promociones, costos u otros elementos de servicio.
La información de esta publicación no constituye una recomendación profesional de tipo legal, impositivo, financiero u otros por parte de Global66.
En virtud de la transparencia, te sugerimos siempre comparar y comprobar por ti mismo cuál es la mejor alternativa para tus servicios de remesas y transferencias internacionales.

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp

Contenido sugerido

Brazil

Cartão Riachuelo: Requisitos e Benefícios

Você está procurando um cartão de crédito para fazer? Se interessou pelo cartão Riachuelo e está na dúvida se ele vale a pena ou não?  Um cartão de crédito como o cartão Riachuelo é comercializado com

Read More »
Brazil

Taxa Shein: Tudo o que você precisa saber

A Taxa Shein é uma tarifa cobrada nas compras internacionais nesse e-commerce, assim como acontece em outras lojas virtuais que requerem o pagamento de imposto. Para quem é novo nesse universo de importação é fundamental ter

Read More »