Como Comprar Euro: Tutorial Passo a Passo

As viagens internacionais para destinos na zona do euro são uma das razões pelas quais as pessoas buscam informações sobre como comprar euro.

O euro é uma moeda considerada forte e estável, fazendo parte da lista de moeda mais cara do mundo, como tem ocorrido com outras moedas o euro está em um período de variação.

Antes de  responder a pergunta: Como comprar euro? É importante frisar que as pessoas 

que queiram adquirir a moeda devem estar atentas ao melhor tipo de câmbio e cotação.

Nesse sentido, é possível comprar o euro tanto no banco, casa de câmbio ou agências autorizadas no aeroporto.

Por que comprar euros?

As razões para que uma pessoa faça a compra de euros são muitas, sendo as principais:

  1. aproveitar a valorização da moeda para fazer um investimento;
  2. necessidade de viajar para um dos países onde o euro é a moeda oficial;
  3. mudança de uma pessoa do Brasil para a Europa.

Muitas pessoas estão em constante busca de oportunidades de negócios realizando investimentos em ativos financeiros ou compram o euro e outras moedas como forma de “poupança”.

Ter o euro em espécie antes de realizar uma viagem pode facilitar no momento de pagar algum serviço ou produto assim que o viajante chegar ao país.

Caso haja a necessidade de ter mais euros durante a viagem, o turista pode fazer o câmbio no país à medida que for precisando do dinheiro ou utilizar o cartão de crédito.

Um dos motivos que fazem os brasileiros comprarem euros todos os meses ou durante alguns meses é quando estão juntando um determinado valor para levar na mudança para outro país.

O planejamento das finanças é importante para que a pessoa possa realizar a quantidade de euros que deseja com tempo e com uma cotação favorável.

Onde os euros são usados?

Em primeiro lugar, o euro é a moeda oficial de 19 países que compõem o continente europeu e formam parte da União Europeia.

 Desde a sua criação em 1999 até a sua oficialização em 2002, o euro se tornou a moeda nacional dos seguintes países:

  1. Áustria,
  2.  Bélgica,
  3.  Chipre, 
  4. Estônia,
  5.  Finlândia,
  6.  França, 
  7. Alemanha, 
  8. Grécia,
  9.  Irlanda,
  10.  Itália, 
  11. Letônia,
  12.  Lituânia, 
  13. Luxemburgo, 
  14. Malta, 
  15. Países Baixos, 
  16. Portugal, 
  17. Eslováquia, 
  18. Eslovênia;
  19.  Espanha.

Pontos que devem ser observados na hora de comprar euros

A pessoa interessada em comprar euros deve tomar algumas medidas na hora de realizar a compra da moeda para se beneficiar do melhor câmbio.

Acompanhar a cotação da moeda diariamente

Caso haja oscilação do valor da moeda, você poderá identificar o melhor momento para realizar a compra, pois está acompanhando o desenvolvimento da moeda.

Compreender a diferença entre os tipos de câmbios existentes

Entender a diferença entre o câmbio comercial e câmbio de turismo, vai te ajudar a compreender como funciona o sistema cambiário e não haja confusões.

A cotação oficial que é mostrada na Bolsa de Valores é válida para operações entre bancos e empresas e no Comércio Exterior.

Enquanto, a cotação do euro turismo é aquela que a pessoa deve se basear para comprar a moeda para utilizar nos gastos com a viagem para o exterior.

Impostos e Tarifas sobre a operação de câmbio 

As operações financeiras tanto de compra de moedas em espécie quanto no uso do cartão de crédito internacional, transferências internacionais e conversão de moedas requerem o pagamento de impostos.

Se você ainda não tinha conhecimento sobre o que é o IOF, saiba que ele é o Imposto sobre Operações Financeiras e o valor a ser pago varia de 1,1% até 6,38%  sobre o valor total da compra.

Como comprar euros? Passo a Passo

O primeiro passo para realizar a compra dos euros é identificar a melhor empresa para concretizar a operação.

  1. Faça pesquisas sobre as diversas empresas que oferecem o serviço de câmbio: bancos, casas de câmbios, plataformas online,etc.
  2. Compare as taxas de cada uma delas, incluindo o IOF no valor total.
  3. Defina  a quantidade de euros que irá comprar.
  4. Se for necessário compre o euro em etapas e não de uma única vez.
  5. Confira o valor Efetivo Total (VET), nele estão incluídas as taxas de câmbio, IOF e tarifas da instituição financeira.

Dicas para comprar euros ao melhor preço

À primeira vista, o objetivo de muitos viajantes é conseguir um câmbio de euro mais barato e justo que permita economizar na operação cambiária.

Para conseguir comprar euros ao melhor preço, o usuário precisará ser paciente e ter a habilidade de verificar a cotação do euro com frequência.

Se a pessoa ainda tem uns dias antes da viagem para Europa, o melhor é que ela se planeje para comprar os euros com o tempo e não apressado na última hora.

A pressa pode fazer com que a pessoa adquira os bilhetes sem avaliar as taxas e melhores condições de compra do mercado e gaste mais do que o esperado.

Portanto, a dica mais importante para quem deseja comprar euros e economizar é pesquisar as taxas de câmbio e se manter informado.

Esta publicación fue creada para entregar información general sobre el tema descrito en la fecha de su publicación, la cual puede tener caducidad en ciertos elementos como precios, promociones, costos u otros elementos de servicio.
La información de esta publicación no constituye una recomendación profesional de tipo legal, impositivo, financiero u otros por parte de Global66.
En virtud de la transparencia, te sugerimos siempre comparar y comprobar por ti mismo cuál es la mejor alternativa para tus servicios de remesas y transferencias internacionales.

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp

Contenido sugerido

Brasil

Cartão pré-pago internacional: Quais opções existem?

 O cartão pré-pago internacional.é um dos serviços financeiros inovadores que estão sendo utilizados por clientes que desejam realizar compras no exterior. Sendo assim, as instituições bancárias e fintechs estão constantemente desenvolvendo produtos financeiros com o objetivo

Read More »
Brasil

Qual Conta Digital rende mais: confira a lista!

Os usuários dos serviços financeiros estão cada vez mais informados sobre os produtos e benefícios que devem adquirir como: qual conta digital rende mais? As contas digitais  são uma das soluções financeiras inovadoras que o mercado

Read More »