Antes de mais nada, se você está querendo aprender mais sobre o universo financeiro, saiba que existem diferentes maneiras de conhecer o que é investimento financeiro.
Bem como, não é preciso ser um economista para fazer uma inversão, no entanto requer um pouco de conhecimento e paciência para estudar as melhores alternativas para investir.
Nesse sentido, as operações financeiras são feitas baseadas nas cotações das bolsas de valores do comércio de maior importância do mundo.
Portanto, na área de finanças um investimento financeiro se refere a aquisição de ativos financeiros que podem ser:
- ações e títulos,
- commodities,
- moedas estrangeiras,
- poupança,
- previdências privada,
- certificado de depósito bancário
Existem outros tipos de investimentos financeiros, assim como os fundos de investimentos e títulos privados, sobretudo eles são buscados tanto por empresas quanto por indivíduos.
Antes de escolher um tipo de investimento, é importante saber qual oferece as melhores opções de rentabilidade, pois existem dois tipos de renda:
- renda fixa
- renda variável
O que é investimento? Renda fixa
Primeiramente, o investimento de renda fixa consegue prever qual será o valor de retorno do investimento feito.
Desse modo, no momento que o investidor aplica o dinheiro é possível fazer um cálculo da rentabilidade desse rendimento feito.
Esse tipo de investimento é feito primordialmente em bancos e na bolsa de valores, tendo como principais ativos:
- Caderneta de poupança: o rendimento anual é calculado em 2,97%
- Tesouro Direto: o retorno esperado é de 3,5%
- Certificados de Depósitos Bancários: variam de acordo com o aumento do índice
- Letras de Crédito Imobiliário e Letras de Crédito de Agronegócio: as taxas de juros podem variar entre 5% ou 7% ao ano.
- Fundos de renda fixa: a taxa se encontra em 4,5 % por ano.
Para realizar um Investir é importante estudar atentamente cada tipo de investimento e avaliar os riscos e lucros que poderão ser obtidos com a operação.
O que é investimento? Renda variável
A renda variável no universo das finanças se refere aos investimentos em que seus valores mudam todos os dias.
Dessa maneira, não é possível determinar a porcentagem do retorno que poderá ser obtido, muitos destes ativos estão atrelados a bolsa de valores.
Essas alterações ocorrem de acordo com a demanda e oferta pelos ativos no mercado, como por exemplo na compra dos seguintes ativos:
- Ações de empresas.
- Fundos de ações.
- Fundos imobiliários.
- Derivativos.
- Commodities
Além disso, devido à sua constante alteração nas taxas é importante considerar os riscos existentes também nesse tipo de operação.
O que é investimento? CDB
Um dos tipos de investimentos comumente encontrados no mercado é o CDB, o Certificado de Depósito Bancário é uma maneira de emprestar dinheiro ao banco.
O cliente investe uma quantia em uma determinada instituição bancária, esse valor será devolvido dentro do prazo estabelecido com as taxas de juros acrescidas.
Assim como, dependendo do tipo de contrato feito o cliente pode retirar o valor antes do prazo, pois varia na taxa pré-fixada ou pós-fixada.
O que é investimento? RDB
O Recibo de Depósito Bancário é um tipo de título de renda fixa, que geralmente é emitido tanto pelos bancos quanto pelas empresas que emitem créditos.
De acordo com a contratação do serviço, a empresa que recebe o valor depositado deverá devolvê-lo dentro de um período de tempo com as taxas incluídas.
Em contrapartida, os RDBs não contam com muita liquidez e não podem ser negociados antes do prazo de vencimento como os CDBs.
Nesse sentido, esses tipos de títulos apresentam um grau baixo de risco. Além disso, incluem a dedução do Imposto de Renda, que apresenta as seguintes taxas:
- para aplicações com até 181 dias, a alícota é de 22, 5%
- as aplicações de 181 a 360 dias, possui a alícota de 20%.
Diferença entre aplicar, investir e economizar
Apesar dessas palavras parecerem significar a mesma coisa no contexto de finanças, existe uma diferença de sentido e prática de cada uma delas.
- aplicar: é a ação de depositar, comprar ou vender um ativo financeiro. Em outras palavras, você aplica no momento que utiliza o seu dinheiro para comprar um produto financeiro.
- investir: é quando uma pessoa utiliza os seus recursos financeiros com o objetivo de obter um lucro financeiro a curto ou longo prazo.
- economizar: enquanto economizar está relacionado com o ato de salvar ou guardar o dinheiro ou parte dele para que não sejam gastos.
Faça uma transferência econômica com a Global66
Se após aprender mais sobre finanças, você tem alguma dúvida sobre como gastar menos nos envios ao exterior, converse com um executivo de contas da Global66.
Na Global66 tanto um microempreendedor quanto uma pessoa física podem enviar e receber dinheiro do exterior facilmente utilizando um sistema seguro e transparente.
Como resultado, a sua empresa pode continuar ampliando as suas negociações com outros países e com a possibilidade de pagar taxas e serviços internacionais com um baixo custo.