
Muitas pessoas estão tendo conhecimento agora sobre os novos modelos de negócios e têm questionamentos como: Fintech, o que é? Para que serve?
O surgimento de novos modelos de negócios trouxe para o mercado muitas novidades e metodologias e soluções que geram o interesse do público em geral.
Afinal, Fintech o que é? Uma fintech nada mais é do que uma empresa que utiliza a tecnologia para proporcionar soluções financeiras ou de negócios para seus clientes
O que é fintech?
A definição do conceito Fintech tem origem na união de duas palavras “ financial” e “technology”, se refere às tecnologias e produtos desenvolvidos.
As soluções desenvolvidas por uma empresa fintech têm como objetivo responder a demanda de um público específico: outras empresas ou pessoas físicas.
Sendo assim, uma fintech é uma empresa com um modelo de negócio inovador que apresenta serviços financeiros mais flexíveis, acessíveis e democráticos.
O foco principal do funcionamento de uma fintech é proporcionar uma boa experiência de uso dos seus serviços para os usuários que solicitam as suas soluções.
Tipos de fintech
Segundo o estudo realizado pela plataforma de Inovação Aberta da América Latina existem 1264 fintechs ativas no Brasil.
Além disso, dentro desse grupo de fintechs muitas se dedicam a diferentes áreas do mercado e se especializam em soluções financeiras como:
- Pagamentos;
- Créditos
- Financiamentos
- Investimentos
- Seguros
- Gestão financeira;
- Crowdfunding
- Eficiência financeira
Fintech de pagamento
As fintechs de pagamentos são uma das que mais crescem no mercado no brasileiro e latino-americano, o surgimento desse tipo de solução simplificou o processamento de pagamentos online.
Para as empresas, contar um aplicativo ou serviço de pagamento digital aumenta a sua capacidade de comercializar mais serviços e produtos em menor tempo.
Ao mesmo tempo que dependendo da solução oferecida o processamento do dinheiro leva menos tempo para ser acessado e permite que os clientes utilizem dispositivos móveis para pagar ou transferir dinheiro.
Créditos
Uma das principais fintechs que operam no mercado são as fintechs de créditos, cuja missão é oferecer diferentes opções de acesso ao crédito e microcrédito sem tanta burocracia.
O diferencial desse tipo de fintech é que se especializam em soluções financeiras não somente para empresas como também para pessoas físicas.
Algumas fintechs de crédito servem de intermediária entre os interessados pelo crédito e a instituição financeira, os usuários costumam buscar prazos maiores e taxas mais baixas.
Fintech de Financiamentos
A necessidade de conseguir um crédito para organizar as finanças pessoais ou de negócio faz parte da realidade da vida de milhares de pessoas.
Uma fintech de financiamento auxilia na análise do perfil do cliente que solicita um crédito e o conecta com uma empresa que deseja conceder um empréstimo.
Investimentos
As fintechs de financiamentos atuam no fornecimento de informação e planos de investimentos indicados para cada cliente de acordo com os riscos, rentabilidade e oportunidades.
A principal função de uma fintech de financiamento é utilizar as tecnologias disponíveis para apresentar os melhores investimentos para seus clientes.
Fintechs de seguros
A revolução causada pelas fintechs de seguros ou insurtechs como essas empresas são conhecidas, beneficia a empresas e usuários que desejam contratar seguros.
O processo de seleção e contratação de um seguro pode ser feito de maneira mais eficiente e ágil por meio das ferramentas utilizadas pelas fintechs.
Tais ferramentas ajudam a comparar os preços e qualidade dos seguros comercializados no mercado e facilitam a escolha do seguro indicado para seus clientes.
Gestão financeira
O objetivo de uma fintech de gestão financeira é ajudar os seus clientes a melhorar sua relação com o dinheiro, ou seja, fazer uma melhor administração das finanças.
As áreas de atuação dessas fintechs incluem o mercado B2B(De negócios para negócios) e B2C(De negócios para consumidores) em que apresentam soluções como:
- Controle Financeiro;
- Planejamento Financeiro;
- Transações Financeiras.
Crowdfunding
Uma plataforma de Financiamento Coletivo ou Crowdfunding tem como responsabilidade captar recursos para financiar um projeto comercial ou social, assim como uma ideia de negócio.
Muitas empresas conseguem desenvolver o seu modelo de negócio através da contribuição dos investidores.
Fintechs de Eficiência financeira
Tais organizações financeiras são responsáveis pela criação de soluções tecnológicas que otimizem a gestão e controle das finanças por meio do acesso autenticado e seguro às plataformas financeiras.
Em suma, a empresa faz uma verificação da identidade do usuário que acessa os seus serviços para aumentar a segurança do uso dos serviços.
Vantagens das fintech
O surgimento das fintechs transformou o comportamento dos usuários dos serviços financeiros e de pagamentos digitais, beneficiando muitas empresas e seus clientes.
As soluções e serviços oferecidos pelas fintechs estão permitindo que as pessoas tenham uma maior autonomia e independência para decidir se querem utilizar o dinheiro físico ou digital.
Outras vantagens desse modelo de negócio são:
- estimular o investimento em inovação;
- identificar as dores e necessidades do mercado;
- acesso a serviços de qualidade com um custo reduzido;
- processos simplificados;
- eficiência e agilidade no atendimento e resolução de problemas.
Regulamentação de fintech
Em primeiro lugar, para que uma fintech possa atuar e fornecer os seus serviços deve estar autorizada pelo Banco Central.
Dentro das regras estabelecidas pelas autoridades competentes pela regulamentação de instituições bancárias e financeiras está a que estabelece que tipo de sociedade representa a empresa.
As fintechs recebem a autorização do órgão regulamentador quando atendem alguns pontos como:
- se encaixam nos tipos de operação financeira: Sociedade de Crédito Direto(SEP); Sociedade de Crédito entre Pessoas.
- garantem a proteção da operação e dos dados dos usuários enquanto acessam a plataforma eletrônica.
O funcionamento de cada fintech deve respeitar a resolução e leis vigentes sobre instituições financeiras e instituições de pagamentos.
No Brasil existe uma Associação que serve de elo entre o órgão regulamentador e as fintechs: a Associação Brasileira de Fintechs(ABF).
Para as fintechs associadas é uma grande vantagem que possam conhecer as melhores práticas e maneiras de fazer negócios que gerem impactos no setor financeiro.
As fintechs são confiáveis?
A segurança é uma das prioridades estabelecidas pelas fintechs, pois um ambiente seguro de navegação e transação financeira agiliza a resolução das necessidades e demandas dos usuários.
Como utilizar a carteira digital Global66?
Se você já tem uma conta registrada na plataforma Global66 fica ainda mais fácil ativar a sua carteira multimoedas, pois você só precisará configurá-la.
Caso você ainda não tenha uma conta digital Global66 criar uma conta é um processo simples e leva poucos minutos.
Uma das possibilidades de uso da carteira digital Global66 é enviar dinheiro para o exterior entre contas Global66 entre países da América Latina.
Por último, um usuário pode administrar o seu dinheiro em reais em uma carteira e uma outra parte direcionar a carteira digital secundária em dólares, pesos argentinos, entre outras moedas.
As fintechs se tornaram muito populares no mundo todo e no Brasil desde 2010 fornecem soluções financeiras inovadoras que representam uma grande conquista para seus idealizadores.
Além disso, as fintechs beneficiam os usuários em praticidade, baixo custo e comodidade.
Uma fintech se caracteriza como uma empresa que busca alcançar o seu objetivo de oferecer soluções financeiras inovadoras por meio de serviços de baixo custo.
Enquanto uma startup é uma empresa que está nos seus primeiros anos de negócio e deseja obter através do seu negócio digital e metodologias um crescimento acelerado em menos tempo.