Trabalho freelancer: o que é e como funciona?

O trabalho freelancer é uma modalidade de atividade profissional realizada sem vínculo empregatício, mas que respeita um contrato ou acordo feito entre as partes interessadas.

Em outras palavras, o trabalho freelancer é aquele em que o profissional trabalha de forma autônoma, oferecendo os seus serviços a outros profissionais e empresas.

Nesse sentido, o próprio trabalhador freelancer define o valor que será cobrado para a realização das tarefas e serviços solicitados pelas empresas.

Além disso, se o freelancer quiser, ele pode se dedicar a vários projetos ao mesmo tempo ou apenas um projeto por vez.

Portanto, a resposta para a pergunta o que é o  trabalho freelancer é a seguinte: uma modalidade de trabalho independente onde o profissional independente da sua área de formação presta serviços para empresas durante um período de acordo com a duração do projeto.

O que é freelancer online ?

O trabalho freelancer online é a função exercida por um profissional autônomo através da internet, todos os serviços prestados são realizados online, ou seja, sem a necessidade de presencialidade.

Salvo em alguns casos em que os serviços oferecidos pelo freelancer online são de áreas como fotografia e Design de Interiores e os profissionais precisam estar fisicamente em um escritório ou outro espaço físico para realizar as suas funções.

Um freelancer online pode coordenar sua agenda de trabalho e clientes para manter a organização do seu trabalho realizado desde casa.

O mais importante para um profissional que queira trabalhar como freelancer online é fazer um planejamento de como o seu negócio funcionará, a que público oferecerá o seu trabalho e manter-se continuamente atualizado sobre as ferramentas de trabalho.

O que é necessário para ser freelancer?

Antes de mais nada, para tornar-se um freelancer é necessário que o profissional tenha um serviço ou habilidade para apresentar aos clientes.

Desse modo, se a pessoa tem uma formação ou capacitação em algum tipo de ferramenta de desenvolvimento de aplicativos, pode oferecer o seu trabalho como freelancer para uma ou várias empresas.

Ainda assim, existem muitas áreas e funções que podem ser exercidas como freelancer, por isso o primeiro desafio é conseguir a primeira experiência para demonstrar que pode realizar o trabalho.

Além disso, alguns critérios devem ser considerados pelas pessoas que desejam ser freelancer antes de começar a divulgar o seu trabalho:

  • Ter um plano de negócios.
  • Definir estratégias de marketing para o trabalho
  • Definir o mercado em que atuará e o seu público-alvo.
  • Montar um portfólio online dos trabalhos realizados.
  • Manter a sua presença nas redes sociais como Linkedin e Instagram.
  • Personalizar as propostas de trabalhos e projetos.

Em suma, essas são algumas dicas que os profissionais podem seguir para manter a sua rotina de trabalho organizada e ter controle sobre a gestão do seu negócio.

Áreas onde o freelancer pode atuar

Atualmente, muitas empresas estão adquirindo essa modalidade de trabalho para suprir a necessidade de profissionais capacitados em determinadas áreas específicas da empresa.

Apesar disso, é importante que o profissional tenha definido qual é a melhor área de atuação para ele, conhecer suas habilidades e experiências ajuda bastante no processo de escolha.

É possível que uma pessoa comece a trabalhar numa área que não tenha tanta experiência, mas que tenha conhecimento ou habilidades para cumprir adequadamente as funções designadas.

Nesse sentido, se o freelancer se interessar e gostar de uma área ele pode realizar capacitações para melhorar o seu desempenho no trabalho.

As possibilidades de áreas de trabalho do freelancer são muitas como veremos a seguir:

  1. Redação
  2. Tradução
  3. Roteiro
  4. Design Gráfico
  5. Fotografia
  6. Edição de imagens
  7. Locução
  8. Web Design
  9. Marketing Digital
  10. Relações Públicas
  11. Gestão de redes sociais
  12. Consultoria
  13. Contabilidade
  14. Assistente Virtual
  15. Suporte ao cliente
  16. Recursos Humanos
  17. Planejamento Financeiro
  18. Jornalismo

Como colocar trabalho freelancer no currículo?

A princípio muitos profissionais freelancer têm dúvida sobre colocar o trabalho freelancer no currículo ou não.

Contudo, a experiência de trabalho freelancer é sumamente importante para o currículo de um profissional, ela é tão válida quanto o trabalho com vínculo empregatício.

Assim como, demonstra comprometimento por parte do profissional em adaptar-se às mudanças e modalidades de trabalhos existentes.

Segundo alguns profissionais das áreas de Recrutamento e Seleção, a experiência como freelancer pode ser colocada em uma seção especial do currículo, se poucos trabalhos foram realizados.

Por exemplo:  se o freelancer tem poucas experiências como autônomo, ele pode criar uma seção: “Trabalhos Freelance”.

Enquanto aqueles que tenham mais experiências freelance, pode incluí-las na seção “Experiência” colocando os trabalhos mais recentes primeiro e utilizando  bullet points para destacar os mais importantes.

Exemplos de Trabalhos freelance no currículo

Para tornar mais fácil a visualização dos exemplos e de como adicionar essa informação sobre o trabalho realizado separamos alguns exemplos de trabalho que podem ser colocados no currículo.

Trabalhos freelancer

Gestão de redes sociais  para a empresa Oliveira ( dezembro de 2018 )

  • Publicação de conteúdo de imagem e vídeo em 3 redes sociais.
  • Resposta e mediação das redes sociais da empresa.
  • Criação de peças publicitárias para a empresa.

Experiência Profissional

Gestão de redes sociais  ( julho de 2018 – até o presente )

  • Publicação de conteúdo de imagem e vídeo em 3 redes sociais.
  • Resposta e mediação das redes sociais da empresa.
  • Criação de peças publicitárias para a empresa.

Assistente de conteúdo  ( maio de 2015 – até  junho  de 2018)

  • Auxiliar a coordenadora de conteúdo de Marketing da empresa.
  • Solicitar correções do conteúdo aos redatores.

Quanto ganha um freelancer?

O salário do freelancer dependerá muito do valor cobrado por ele em cada projeto realizado e a duração do mesmo.

Ainda mais, quando algumas vezes os profissionais com menos experiência tendem a cobrar menos pelos seus serviços do que trabalhadores com mais experiências.

Quanto maior seja a qualidade e eficiência dos serviços entregues pelo profissional freelancer será mais fácil para ele estipular o valor do seu trabalho.

Por exemplo: na cidade de São Paulo um web design dependendo do seu nível de experiência pode chegar a receber R$ 7.000,00 por mês ou por projeto.

Para alguns profissionais pode ser considerado pouco ou muito, isso se deve ao custo de vida e o quanto eles consideram que é adequado receber pelo serviço feito.

É comum que alguns profissionais cobrem por hora de trabalho, por trabalhos entregues ou um plano de serviços mensal, fica a critério de cada profissional decidir qual é a melhor maneira de trabalhar e receber o seu pagamento.

Dessa forma, dependerá muito da área de trabalho, da experiência e sobretudo do profissional definir o quanto deseja cobrar pelas atividades que realizam.

Descubra como receber pagamento do trabalho freelancer

Plataformas de trabalho freelancer

A melhor maneira de captar novos clientes é através da internet e para muitos freelancer algumas plataformas de trabalho freelancer são importantes para alcançar esse objetivo.

Nesse sentido, as principais plataformas onde podem ser encontrados trabalho freelancer são:

  1. Workana.
  2. 99 Freelas:
  3. 99 jobs:  
  4. Oneforma
  5. Upwork
  6. Toptal
  7. Nexxt
  8. Freelancer
  9. Flexjobs
  10. Guru

Aprenda como economizar dólares com a Global66

A fintech Global66 Brasil oferece a possibilidade de que seus clientes gerenciem uma carteira digital multimoedas e possam adicionar diferentes moedas a conta como:

  • dólar,
  • pesos argentinos,
  • euros,
  • pesos colombianos,
  • sol
  • pesos mexicanos.

Bem como, a partir da carteira digital os usuários podem fazer a gestão do seu dinheiro sem fronteiras, carregar saldo em dólares e administrar as finanças online.

Um dos benefícios de abrir uma carteira digital Global66 é que o serviço não tem custo adicional para os clientes, ou seja o processo de abertura e gestão da carteira têm o custo 0.

Como resultado, os clientes poderão adicionar saldos tanto na carteira digital principal quanto na wallet secundária, para fazer o exchange de BRL para USD de uma maneira simples e fácil.

Global66 Brasil empresas: pagamentos de freelance

Se a sua empresa precisa frequentemente pagar os colaboradores que são freelancers e estão no exterior, saiba que você pode economizar ao utilizar a conta Global66 empresas.

Juntamente com a possibilidade da sua empresa poder transferir dinheiro utilizando a plataforma Global66, ela também poderá receber pagamentos internacionais.

Para que a sua empresa aproveite os benefícios de ser um cliente Global66 é só seguir o passo a passo no site Global66.com.

Esta publicación fue creada para entregar información general sobre el tema descrito en la fecha de su publicación, la cual puede tener caducidad en ciertos elementos como precios, promociones, costos u otros elementos de servicio.
La información de esta publicación no constituye una recomendación profesional de tipo legal, impositivo, financiero u otros por parte de Global66.
En virtud de la transparencia, te sugerimos siempre comparar y comprobar por ti mismo cuál es la mejor alternativa para tus servicios de remesas y transferencias internacionales.

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp

Contenido sugerido

Brasil

Qual Conta Digital rende mais: confira a lista!

Os usuários dos serviços financeiros estão cada vez mais informados sobre os produtos e benefícios que devem adquirir como: qual conta digital rende mais? As contas digitais  são uma das soluções financeiras inovadoras que o mercado

Read More »
Brasil

Certificado Digital A3: tudo o que você deve saber

A autenticação de formulários e informações criadas online devem contar com um dos tipos de certificados digitais, por exemplo, o Certificado Digital A3. Um certificado digital funciona como uma garantia da veracidade das informações apresentadas em

Read More »
Brasil

O que é Certificado Digital e para que serve?

A autenticidade de um documento está sendo confirmada pelo meio digital, graças ao desenvolvimento do certificado digital. Você sabe o que é certificado digital? O  certificado digital é uma solução inovadora que utiliza chaves criptografadas para

Read More »

Empieza a hacer tu dinero Global

-

DESCARGA LA APP