Como funciona a taxa de câmbio no Brasil?

Em primeiro lugar, o mercado financeiro é regido  por cada tipo de cambio que influenciam a compra e venda de ativos financeiros.

Assim como, a alteração da taxa de câmbio impactam a vida de milhares de pessoas que necessitam realizar transações financeiras com diferentes moedas.

Bem como, para as pessoas que moram no Brasil e necessitam trocar euro brazilian real, e dólares seria interessante conhecer mais sobre o câmbio.

Entendendo o conceito de taxa de câmbio

Antes de mais nada, o câmbio é a operação de troca de uma moeda pela moeda de outro país, ou seja as pessoas vendem uma moeda para obter em troca uma outra moeda.

Além disso, o valor de ambas moedas é definido pelas autoridades financeiras do país, no Brasil o Banco Central é quem intervém nas taxas cambiais. 

A taxa de câmbio pode ser definida, primordialmente, como a diferença entre o valor de uma moeda de um país em comparação a outra moeda.

Os tipos de taxa de câmbio existentes

À primeira vista, dependendo do país e do contexto socioeconômico os regimes de câmbio adotados podem ser diferentes, no Brasil os principais tipos são:

  1. Câmbio flutuante: esse regime de câmbio é influenciado pela procura e oferta da moeda no mercado.
  1. Em relação ao Câmbio fixo: a taxa de câmbio determinada pelo governo nem sempre é a mais utilizada no mercado.
  1. Câmbio atrelado: é uma taxa formada pela taxa fixa e flutuante. Dessa forma sofre variações constantes e o Banco Central intervém sobre esse câmbio.

Da mesma forma, existe um câmbio paralelo a essas 3 taxas: o câmbio turismo, ele é utilizado para fazer a cotação de moedas para viagem.

Esse tipo de câmbio sofre frequentemente com a variação da cotação da moeda.

Locais para trocar real por outros moedas

Acima de tudo, a busca pelo serviço de câmbio de moedas acontece por parte de pessoas que desejam viajar a outro país.

Bem como, alguns clientes estudam a possibilidade de fazer uma poupança em outra moeda, para logo depois convertir real euro.

Desse modo, os principais locais para fazer o câmbio são os bancos, casas de câmbio e transferências de dinheiro diretamente na conta no exterior.

No Brasil, existem muitos bancos que oferecem o serviço de compra, venda e envio de moeda estrangeira, como por exemplo, o Banco do Brasil.

Por outro lado, os clientes devem consultar as taxas que devem pagar de acordo com a moeda, quantia e impostos sobre a operação.

No Brasil, existem muitas casas de câmbio em funcionamento, é comum que as pessoas procurem a agência que ofereça o melhor câmbio turismo.

Banco do Brasil

O BB conta com várias agências bancárias que oferecem o serviço de câmbio, sobretudo para os clientes que estejam nas principais cidades do país.

Nesse sentido, os clientes que se encontram em viagem poderão fazer o câmbio em alguns aeroportos.

Agência do Banco do BrasilEndereçoTelefone
Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro (Tom Jobim) R.Alfredo Rocha,S/N Bairro: Ilha Do Governador21 2462 31 61
Agência nº  2860-RJRua do Arroz, 90, Loja A, Penha Circular, RJ(21) 40033001
Agência nº1- RJRua Senador Dantas,105, Terreo, Centro, RJ(21) 40033001
Aeroporto Internacional de Guarulhos.  Agência nº 3617. Rod. Hélio Smidt S/N, Guarulhos, SP.11 2445-5646
Agência nº 387- SPRua Paulo Eiro nº 471, Santo Amaro Paulista, SP.(11) 40033001
Agência nº 3559 – SPRua Júlio Conceição, 438, Terreo, Bom Retiro, SP.(11) 40033001

Aproveite o melhor câmbio para transferir dinheiro

Se você necessita transferir dinheiro para um cliente, colaborador ou fornecedor em qualquer lugar da América Latina, os executivos da Global66 poderão te assessorar.

Primeiramente, nosso objetivo é atender suas necessidades e expectativas ao escolher o sistema de remessa online de dinheiro mais utilizado na América Latina.

Assim como, priorizamos que o processo de abertura da conta no site Global66.com  seja rápido e simples, pois o tempo do cliente é valioso.

Um grande benefício para os clientes é poder consultar o conversor de moedas localizado no site da empresa, além da taxa de câmbio atual.

Como resultado, o cliente pode fazer uma estimativa do tempo de entrega do dinheiro no país de destino.

Esta publicación fue creada para entregar información general sobre el tema descrito en la fecha de su publicación, la cual puede tener caducidad en ciertos elementos como precios, promociones, costos u otros elementos de servicio.
La información de esta publicación no constituye una recomendación profesional de tipo legal, impositivo, financiero u otros por parte de Global66.
En virtud de la transparencia, te sugerimos siempre comparar y comprobar por ti mismo cuál es la mejor alternativa para tus servicios de remesas y transferencias internacionales.

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp

Contenido sugerido

Brasil

Cartão pré-pago internacional: Quais opções existem?

 O cartão pré-pago internacional.é um dos serviços financeiros inovadores que estão sendo utilizados por clientes que desejam realizar compras no exterior. Sendo assim, as instituições bancárias e fintechs estão constantemente desenvolvendo produtos financeiros com o objetivo

Read More »
Brasil

Qual Conta Digital rende mais: confira a lista!

Os usuários dos serviços financeiros estão cada vez mais informados sobre os produtos e benefícios que devem adquirir como: qual conta digital rende mais? As contas digitais  são uma das soluções financeiras inovadoras que o mercado

Read More »