Sociedade Limitada: como funciona a Ltda

Em primeiro lugar, uma sociedade limitada é um tipo de empresa, em que a responsabilidade de cada sócio está limitada ao investimento feito por cada um.

Desse modo, a sociedade de responsabilidade limitada como também é conhecida a sociedade limitada é  formada por um grupo de sócios.

Nesse sentido, cada sócio tem uma parcela dessa sociedade e contribuiu com um valor, essa quota pode ser representada por valores iguais ou diferentes.

Por último, no Brasil existem milhares de empresas com responsabilidade limitada.

Significado de LTDA

Primeiramente, é muito comum ver a sigla Ltda, assim como S.A, em  notas fiscais ou anúncios de empresas, mas existe uma diferença entre elas.

Ainda mais, para as pessoas que estão buscando abrir uma empresa é importante saber o que cada uma significa.

Dessa forma, a  sigla ltda é uma abreviação da palavra Limitada, que é um tipo de sociedade empresarial com forte presença no Brasil.

Enquanto que a sigla S.A significa Sociedade Anônima, um tipo de empresa cujo capital é administrado nas ações da bolsa de valores.

Apesar disso, a  Sociedade Limitada é um dos tipos de pessoas jurídicas mais comum no país.

Além disso, nesse modelo de empresa o patrimônio pessoal de cada sócio fica protegido em caso de falência ou fechamento da empresa.

Características de uma Sociedade Limitada 

Antes de tudo, a Sociedade Limitada possui algumas características principais em relação a outros  tipos de empresas.

  1. Sociedade: a sociedade é formada por dois ou mais sócios, não existe a obrigatoriedade de que exerçam as mesmas atividades.
  2. Capital Social: não há um valor mínimo determinado, no entanto a responsabilidade do sócio é proporcional ao capital que investiu.
  3. Responsabilidade dos Sócios: a responsabilidade de cada sócio é  limitada e restringida à empresa.
  4. Empresa Ltda: nesse tipo de sociedade a razão social deve ser composta pela sigla Ltda.
  5. Proteção do Patrimônio Pessoal do Sócio: o patrimônio individual de cada sócio está protegido,  salvo em casos de irregularidades trabalhistas.
  6. Divisão por quotas: o capital da empresa está dividido em quotas e não em ações como na S.A
  7. Administração: uma empresa limitada pode ser administrada por uma pessoa, não é obrigatório a formação de um conselho, por exemplo.

Sociedade Limitada e EIRELI

No ano de 2011 uma mudança ocorreu na legislação sobre pessoas jurídicas, desse modo foi possível autorizar a criação de uma empresa limitada individual.

Nesse sentido, além da empresa da Sociedade Limitada, existe a EIRELI( Empresa Individual de Responsabilidade Limitada.

A EIRELI tem como características:

  • exercício da atividade empresarial por uma única pessoa;
  • a regularização da empresa individual perante à lei.
  • liberdade de escolha de tributação: Simples Nacional, lucro real  ou presumido.
  • incentivo à inovação tecnológica.

Como registrar uma sociedade limitada?

Primeiramente, para registrar uma empresa com responsabilidade limitada, é necessário fazer o registro da sociedade na Junta Comercial da sua cidade.

Em seguida, você deverá solicitar a inscrição da sociedade como um CNPJ na Receita Federal, assim como na Secretaria da Fazenda e na prefeitura.

Portanto, na Secretaria da Fazenda será feito o registro do ICMS(Imposto sobre Operações relativas à Circulação de Mercadorias e Serviços.

Tributos e Impostos

A tributação para empresas no Brasil é um assunto de suma importância para quem tem ou deseja abrir um negócio, sobretudo porque está relacionado com o desempenho e organização financeira.

Da mesma forma, existem diferentes tipos de impostos e cada um deles se enquadra em um tipo de empresa.

  • Imposto de Renda de Pessoa Jurídica (IRPJ): é a tributação calculada a partir do lucro que a empresa obteve durante cada trimestre.
  • Contribuição Social sobre Lucro Líquido (CSLL): é um imposto federal sobre o título previdenciário.
  • Programa de Integração Social (PIS): é uma taxa arrecadada mensalmente para o pagamento dos benefícios dos trabalhadores do setor privado.
  • Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços (ICMS): é um imposto estadual inserido no valor de cada produto ou serviço prestado.

Crie uma conta empresa com a Global66

Antes de mais nada, independentemente do tipo de empresa que você possua, poderá contar com os serviços da Global66 para pagar suas contas no exterior.

Assim como, pela empresa Global66 você tem a possibilidade de criar uma conta empresarial e realizar diferentes tipos de transferências relacionadas ao seu negócio.

Como resultado, você paga faturas, notas fiscais e colaboradores que prestam serviços freelancer em outro país em único lugar.

Esta publicación fue creada para entregar información general sobre el tema descrito en la fecha de su publicación, la cual puede tener caducidad en ciertos elementos como precios, promociones, costos u otros elementos de servicio.
La información de esta publicación no constituye una recomendación profesional de tipo legal, impositivo, financiero u otros por parte de Global66.
En virtud de la transparencia, te sugerimos siempre comparar y comprobar por ti mismo cuál es la mejor alternativa para tus servicios de remesas y transferencias internacionales.

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp

Contenido sugerido

Brasil

Cartão pré-pago internacional: Quais opções existem?

 O cartão pré-pago internacional.é um dos serviços financeiros inovadores que estão sendo utilizados por clientes que desejam realizar compras no exterior. Sendo assim, as instituições bancárias e fintechs estão constantemente desenvolvendo produtos financeiros com o objetivo

Read More »
Brasil

Qual Conta Digital rende mais: confira a lista!

Os usuários dos serviços financeiros estão cada vez mais informados sobre os produtos e benefícios que devem adquirir como: qual conta digital rende mais? As contas digitais  são uma das soluções financeiras inovadoras que o mercado

Read More »