O que é remessa expressa?

O conceito de remessa se refere tanto ao envio de dinheiro de um lugar para outro quanto sobre a ação de enviar um produto ou mercadoria para um destino conhecido como remessa expressa.

Assim como, num sentido mais amplo, a palavra remessa é utilizada nas práticas financeiras de transferência de recursos entre pessoas e empresas.

Do mesmo modo, existem empresas que são especializadas nos serviços de remessas de dinheiro, enquanto outras se dedicam às remessas de produtos e mercadorias.

Nesse sentido, a remessa ganha outros termos associados a operações comerciais como a remessa expressa e simples remessa.

Por último, uma remessa despachada é o estado de um produto ou documento que já foi processado e está a caminho do seu destino.

Remessa significado

Primeiramente, a palavra remessa no meio comercial  se  refere às transações financeiras relacionadas aos títulos de pagamentos de mercadorias adquiridas no exterior.

Bem como, existe um outro tipo de remessa muito utilizada no mercado financeiro tanto por pessoa física quanto pessoa jurídica que é a remessa financeira.

Em outras palavras, a remessa financeira é a aquisição de outra moeda através da operação de câmbio com o objetivo de transferir o valor para um beneficiário no exterior.

Ao mesmo tempo, é importante saber diferenciar a operação de câmbio por motivos de viagens  quando o objetivo da compra da moeda estrangeira é utilizá-la com outra finalidade diferente de negócios.

Aprenda mais sobre o que é uma remessa.

Remessa Expressa 

A remessa expressa é uma alternativa otimizada para realizar as operações de importação e exportação de mercadoria, sobretudo aquelas que têm urgência de entrega.

Seja como for, a remessa expressa permite que uma empresa possa despachar produtos como: documentos e produtos com as dimensões especificadas pelas autoridades regulatórias quanto ao frete aéreo.

De acordo com a Anvisa( Agência Nacional de Vigilância Sanitária) a remessa expressa é o documento ou encomenda internacional transportada por via aérea.

As empresas “courier” responsáveis pelo transporte e entrega dessas remessas frequentemente têm presença em vários países, por exemplo: DHL, FedEx,etc.

Além disso, as importações de bens ou produtos destinada à pessoa física e a  PJ através da remessa expressa devem cumprir com as exigências sanitárias da Anvisa.

O que é remessa expressa? Simples remessa 

Para as pessoas que estão conhecendo os conceitos de Importação, Exportação e Industrialização durante a pesquisa podem encontrar termos como  Simples Remessa e Nota fiscal.

Não é apenas uma coincidência, pois a simples remessa se refere a um tipo de nota fiscal de remessa.

A Nota fiscal de simples remessa se trata de um documento de caráter obrigatório apresentado no transporte de bens e  mercadorias de uma empresa sem a finalidade de venda.

Da mesma forma, que uma empresa precisa transportar os produtos que serão vendidos, frequentemente é necessário enviar mercadorias de uma filial para outra.

 Seja para manter o controle do estoque ou para fornecer brindes para sócios ou outras empresas, a remessa pode ser feita, mas sempre com a emissão da nota fiscal.

A emissão da nota fiscal de simples remessa é sumamente importante e dependendo da natureza de cada operação pode ter isenção de impostos ou não.

Por outro lado, transportar mercadorias que não serão comercializadas sem uma documentação que comprove a sua procedência pode ocasionar problemas com a Receita Federal.

Portanto, a nota de remessa  e outros documentos obrigatórios devem acompanhar as mercadorias em todo o trajeto que a mercadoria fizer.

Nota fiscal de remessa

Anteriormente, vimos que a nota fiscal de remessa é um documento emitido ainda que produtos e mercadorias não tenham sido vendidos.

Apesar disso, devem ser registrados para comprovar a origem dos produtos que entram e saem do estoque de uma empresa, e também para justificar a movimentação da mercadoria diante dos órgãos fiscalizadores.

Os produtos e mercadorias devem ser registrados no sistema com uma nota fiscal de entrada, simultaneamente o que não é comercializado, mas é movimentado deve ter anexado uma nota de saída.

Posteriormente, encontram-se outros tipos de nota de remessa que estão sujeitos à tributação conforme a sua natureza.

  1. remessa para conserto
  2. bonificação: referentes à brindes ou doações.
  3. remessa para demonstração: amostras e produtos para testes.
  4. armazenagem: transporte de produtos para filiais.
  5. produtos em consignação: transferências de produtos de venda consignadas.
  6. remessa para industrialização

Em seguida, aprofundaremos sobre dois tipos de notas fiscais para remessa: a remessa para industrialização e para conserto.

Remessa para industrialização

Em primeiro lugar, a remessa para industrialização se caracteriza pela transferência de insumos, sejam eles matérias-primas, bens intermediários e embalagens.

Nesse sentido, a remessa deve ser solicitada por uma empresa encomendante para que outra empresa forneça os produtos que ela necessita para dar continuidade ao processo de industrialização.

O ICMS( Imposto sobre Operações relativas à Circulação de Mercadorias e Serviços) e o IPI( Imposto sobre Produtos Industrializados)  nesse tipo de operação são frequentemente postergados para o momento da venda das mercadorias por parte da empresa que encomendou os insumos.

Remessa para conserto cfop

A remessa em garantia  é uma operação solicitada pelo remetente ou fabricante de algum tipo de mercadoria com o objetivo de  substituir ou consertar uma mercadoria que apresenta defeito.

Do mesmo modo, a empresa despachante deve emitir uma nota fiscal com os valores correspondentes da nota fiscal referente a compra e com destaque do ICMS e IPI.

Por outro lado, a  nota fiscal de remessa para conserto cfop deve ser gerada pela empresa remetente da mercadoria e sem especificar os impostos: ICMS e IPI.

Global66: Transferências internacionais para empresas

As empresas globais que operam no Brasil podem utilizar o serviço de transferências internacionais para empresas da Global66, sobretudo as que atuam na América Latina.

Ao passo que os empreendimentos crescem a necessidade de realizar transações financeiras para outros países aumentam e a melhor maneira é através de uma empresa confiável e com experiência.

Dessa forma, na Global66 independemente do porte da sua empresa, ela poderá realizar pagamentos de serviços no exterior utilizando uma plataforma online de remessas.

Esta publicación fue creada para entregar información general sobre el tema descrito en la fecha de su publicación, la cual puede tener caducidad en ciertos elementos como precios, promociones, costos u otros elementos de servicio.
La información de esta publicación no constituye una recomendación profesional de tipo legal, impositivo, financiero u otros por parte de Global66.
En virtud de la transparencia, te sugerimos siempre comparar y comprobar por ti mismo cuál es la mejor alternativa para tus servicios de remesas y transferencias internacionales.

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp

Contenido sugerido

Brasil

Cartão pré-pago internacional: Quais opções existem?

 O cartão pré-pago internacional.é um dos serviços financeiros inovadores que estão sendo utilizados por clientes que desejam realizar compras no exterior. Sendo assim, as instituições bancárias e fintechs estão constantemente desenvolvendo produtos financeiros com o objetivo

Read More »
Brasil

Qual Conta Digital rende mais: confira a lista!

Os usuários dos serviços financeiros estão cada vez mais informados sobre os produtos e benefícios que devem adquirir como: qual conta digital rende mais? As contas digitais  são uma das soluções financeiras inovadoras que o mercado

Read More »