O que é razão social? Saiba como escolher

À primeira vista, uma das primeiras preocupações que um empreendedor tem ao planejar abrir uma empresa é com a escolha do nome da empresa.

Desse modo, para entender o que é razão social é importante considerar a relevância da escolha do nome para a legalidade de um  negócio.

Portanto, a razão social é o nome jurídico de uma empresa, ou seja, é o nome em que a empresa foi legalmente registrada.

Além disso, em todos os contratos e documentos emitidos pela empresa constarão a razão social, assim como o CNPJ.

Seja como for,  o nome social da empresa deve ser único e exclusivo, de nenhuma maneira deve haver um nome igual registrado.

Leia aqui como abrir um CNPJ.

Razão social do MEI

Primeiramente existe uma diferença entre a razão social para os diferentes tipos de empresa, sobretudo para o MEI (Microempreendedor Individual).

Nesse sentido, a razão social do Mei é  conhecida como nome empresarial, esse nome é formado pelo nome da pessoa  e pelo número de CPF.

No exemplo abaixo, é possível ver a formatação padrão disponibilizada pela Receita Federal.

Melina Silveira  130.000.00-30

Em contrapartida, nesse tipo de empresa você não pode alterar o nome empresarial a menos que faça a migração de MEI para ME.

Mais informações sobre o que é mei

Qual é a importância da razão social?

A definição da razão social é muito importante, sobretudo para facilitar a identificação da empresa, e é um elemento necessário para abrir uma conta bancária.

Assim como, a finalidade da razão social é distingui-la legalmente das demais empresas para que possa exercer suas atividades profissionais.

Do mesmo modo, cada empresa deve possuir seu próprio nome empresarial e por questões legais não devem coincidir.

Diferença entre razão social e nome fantasia

A princípio no universo empresarial existem diferentes termos empregados, alguns deles às vezes são considerados iguais, mas na realidade significam coisas distintas.

Desse modo, o nome fantasia, por exemplo, se refere ao nome que a empresa é popularmente conhecida. 

Em outras palavras, o nome fantasia é o nome escolhido para divulgação e marketing do negócio de uma empresa, ele pode ser parecido a razão social.

Da mesma forma, é possível fazer uma relação entre a razão social e o nome fantasia, é muito comum que usem a criatividade para criar um nome fantasia.

Apesar disso, o nome fantasia deve estar adequado ao  tipo de negócio que a empresa  se encontra.

Dessa forma, não criará confusão ao associar a imagem da empresa com o nome escolhido.

Razão Social MEINome Fantasia
Melina Silveira  130.000.00-30Café Mel

Dicas para escolher a razão social para sua empresa

A escolha do nome da razão social é de suma importância para a criação de uma empresa.

Se um negócio não possui um nome legal é porque ele está funcionando sem os devidos parâmetros comerciais e jurídicos.

É aconselhável que o nome jurídico da  empresa seja mais formal, visto que o nome aparecerá em todos os documentos emitidos pela empresa.

Outra dica que pode ajudar na escolha do nome da empresa tem relação com a extensão do nome, dê preferência a um nome curto.

Além disso, um nome curto pode ser mais fácil de ser lembrado e reconhecido, do que um nome extenso e complicado.

Faça uma anotação das ideias que você tem para o nome da empresa e pesquise no portal Registro.br se já existe um nome igual ao seu.

Por último, escolha um nome diferente do escolhido por outras empresas para não parecer que é uma cópia.

Razão social para Sociedade limitada 

Para  criar a razão social de uma empresa maior, como por exemplo  a sociedade limitada, você pode unir os nomes dos sócios na estrutura.

Nesse tipo de empresa a sua natureza jurídica permite que o nome da empresa seja diferente de uma empresa mei, por exemplo.


Composição com o acréscimo de todos os sobrenomes dos sócios.
                        EX:
Roberto Alencar, Alexandre Silva e Carlos da Costa.                   
Razão social:
Alencar, Silva e Costa Ltda.
Composição com o acréscimo de um ou de alguns sobrenomes dos sócios.                        EX:
Roberto Alencar, Alexandre Silva e Carlos da Costa.
Razão social:
          Alencar &Cia.Ltda  ou Alencar, Silva & Cia.Ltda.

Como registrar a razão social?

Antes de mais nada, para registrar a razão social da sua empresa, você deve comparecer na Junta Comercial da cidade na sua cidade.

Assim como, existe a  alternativa através do Cartório de Registro Civil de Pessoas Jurídicas, onde é possível  fazer o requerimento padrão de registro da empresa.

Os documentos necessários para o processo dependem do tipo de negócio que você deseja abrir, para uma empresa mei veremos a documentação solicitada:

  • Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ);
  • Alvará de Funcionamento;
  • Cadastro na Previdência Social;
  • uma via dos modelos 1 e 2 da Ficha de Cadastro Nacional (FCN);

É necessário apresentar 4 vias de cada um desses documentos.

Pague as contas da sua empresa no exterior com a Global66

Se a sua empresa precisa fazer negócios no exterior com confiança, a Global66 é a solução que pode ajudá-los a crescer no mercado.

Desse modo, para aproveitar os benefícios que a Global66 tem para oferecer aos seus clientes, basta criar uma conta empresarial no site Global66.com.

Além disso, em apenas 5 passos você conclui todo o processo de transferência:

  1. Fazer cotação;
  2. Criar conta;
  3. Registrar beneficiário;
  4. Depositar;
  5. Transferir.

Para criar uma conta empresa serão solicitados documentos referentes a identificação da empresa e dos seus titulares ou sócios.

Em suma, se tornar um cliente da Global66 é muito simples, e sempre que surgir uma dúvida você pode consultar a central de ajuda ou se comunicar com os nossos executivos especializados.

Esta publicación fue creada para entregar información general sobre el tema descrito en la fecha de su publicación, la cual puede tener caducidad en ciertos elementos como precios, promociones, costos u otros elementos de servicio.
La información de esta publicación no constituye una recomendación profesional de tipo legal, impositivo, financiero u otros por parte de Global66.
En virtud de la transparencia, te sugerimos siempre comparar y comprobar por ti mismo cuál es la mejor alternativa para tus servicios de remesas y transferencias internacionales.

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp

Contenido sugerido

Brasil

Cartão pré-pago internacional: Quais opções existem?

 O cartão pré-pago internacional.é um dos serviços financeiros inovadores que estão sendo utilizados por clientes que desejam realizar compras no exterior. Sendo assim, as instituições bancárias e fintechs estão constantemente desenvolvendo produtos financeiros com o objetivo

Read More »
Brasil

Qual Conta Digital rende mais: confira a lista!

Os usuários dos serviços financeiros estão cada vez mais informados sobre os produtos e benefícios que devem adquirir como: qual conta digital rende mais? As contas digitais  são uma das soluções financeiras inovadoras que o mercado

Read More »