Prestar serviços para o exterior: O que é preciso?

Se você deseja aproveitar as transformações e oportunidades do mercado internacional para prestar serviços para o exterior, você deve conferir as dicas que preparamos neste artigo!

A prestação de serviços deixou de ser uma atividade exercida unicamente com a finalidade de atender as necessidades e exigências de clientes regionais, superando as barreiras e limites geográficos.

Desse modo, a exportação de serviços é  uma possibilidade de atuação que microempreendedores e empresários podem investir como estratégia de ampliação dos seus negócios.

Como funciona a exportação de serviços?

Da mesma maneira que a atividade comercial nacional, a empresa que presta serviços para clientes em outros países deve estar regularizada perante aos órgãos competentes como a Receita Federal.

De acordo com o Acordo Geral sobre comércio de serviços, as operações de exportação de serviços podem ser feitas de diferentes maneiras.

Aqui você pode ler sobre Como Tirar Cidadania Portuguesa

Comércio de Movimento Temporário

A primeira possibilidade de exportação de serviços é quando um profissional instalado no Brasil, deve permanecer no exterior para concluir o trabalho para uma empresa internacional.

Prestação de Serviços Transfronteiriços

Esta modalidade de prestação de serviços é realizada por um profissional que reside em um país e participa de projetos para companhias sediadas no exterior.

O exemplo mais popular de comércio transfronteiriço é o serviço oferecido pelos profissionais freelancer, que realizam suas atividades através da internet.

Presença comercial no exterior

Um outro tipo de prestação de serviços para o exterior ocorre quando uma empresa sediada no exterior conta com uma filial em outro país onde presta serviços.

Em suma, para que haja uma exportação de serviços é necessário que uma empresa contrate uma outra empresa ou profissional para realizar uma atividade intangível e que pode ser consumida enquanto são editadas.

Como receber dinheiro por serviços prestados no exterior?

Uma das maneiras mais eficazes e seguras para receber um pagamento do exterior referente a prestação de serviços é através de transferências internacionais.

  1. Escolha uma plataforma de pagamentos internacionais, nós te recomendamos receber transferências pela Global66, a fintech é segura e ágil.
  2. Informe o número da sua conta bancária, agência, código SWIFT, e-mail, número de telefone e documento de identidade para o remetente do pagamento.
  3. Assim que o pedido de transferência internacional for enviado ao seu nome, você receberá um e-mail de notificação sobre a operação.

É recomendável que a fatura comercial ou invoice seja criada após a entrega do serviço para que a empresa proceda com o pagamento já contando com o comprovante de prestação de serviços entregue.

Uma das vantagens de utilizar a plataforma Global66 para receber um pagamento internacional é conseguir que o valor seja disponibilizado diretamente na conta bancária.

Dependendo do país de origem do remetente da transferência a entrega do dinheiro acontece no mesmo dia.

O que preciso para prestar serviços no exterior?

Para prestar serviços no exterior é fundamental que a empresa ou pequeno negócio esteja formalizada contando com um número de CNPJ e estar inscrito nos órgãos fiscalizadores municipais ou estaduais.

Além do mais, é importante  analisar e estudar para quais setores e países a atividade oferecida pela sua empresa pode contribuir com os seus serviços.

A investigação sobre o mercado e a legislação sobre a prestação desse tipo de serviço em outros países deve ser feita, para sanar todas as dúvidas sobre impostos e tributos que incidem nas exportações.

Em uma relação comercial internacional a existência de um contrato de prestação de serviços é um documento que serve de apoio e gera confiança ao definir as responsabilidades, os objetivos e honorários a serem pagos ao contratado.

Quais são os melhores serviços que podem ser oferecidos no exterior?

O mercado financeiro de cada país se movimenta baseado na comercialização de produtos e serviços variados. No entanto, algumas áreas comerciais têm um potencial de exploração e desenvolvimento em uma escala global.

Nesse sentido, alguns dos setores em que os serviços podem ser comercializados no exterior são os seguintes:

  • Serviços relacionados ao turismo(serviços de recreação e culturais)
  • Serviços de educação e treinamento( para estudantes do nível Superior)
  • Transporte (aviação, transporte marítimo, transporte fluvial doméstico,transporte ferroviário)
  • Serviços bancários e financeiros
  • Serviços de entretenimento( músicas, cinema, novelas e programas de televisão)
  • Arquitetura, construção e engenharia
  • Serviços de informações
  • Serviços de varejo
  • Consultoria (gestão de projetos, assessoria jurídica e empresarial)

De maneira resumida, existem muitas opções de serviços que podem ser oferecidos para consumidores internacionais. Para que o plano de exportação seja bem-sucedido, as empresas devem estudar o mercado que desejam atuar e adequar a sua estratégia de Marketing e Vendas.

Vantagens de prestar serviços no exterior

A prestação de serviços no exterior pode apresentar diversos benefícios para os profissionais que atuam com o objetivo de atender as demandas de clientes em outras regiões.

O contato com outra cultura e idioma é uma experiência única de desenvolvimento profissional que contribui para a adaptação do profissional às mudanças.

Ao mesmo tempo que com a atividade de exportação de serviços, a empresa pode aumentar o seu rendimento e tornar-se mais competitiva dentro do mercado.

Leia aqui sobre o Conselho Monetário Nacional

Global66, a melhor opção para enviar ou receber dinheiro

Hoje, a Global66 é a melhor aliada dos freelancers.

Os clientes da Global66 têm acesso a uma plataforma de envios de dinheiro para o exterior com prazos de entregas rápidos e taxas de câmbio competitivas.

Forme parte da Fintech que está revolucionando a indústria Financeira na América Latina.

Baixe o app e transfira em segundos!

Esta publicación fue creada para entregar información general sobre el tema descrito en la fecha de su publicación, la cual puede tener caducidad en ciertos elementos como precios, promociones, costos u otros elementos de servicio.
La información de esta publicación no constituye una recomendación profesional de tipo legal, impositivo, financiero u otros por parte de Global66.
En virtud de la transparencia, te sugerimos siempre comparar y comprobar por ti mismo cuál es la mejor alternativa para tus servicios de remesas y transferencias internacionales.

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp

Contenido sugerido

Brazil

Planilha de Controle Financeiro: Como fazer um?

A planilha de Controle Financeiro é uma excelente ferramenta para gestores de empresas e  para pessoas que queiram fazer a gestão dos seus gastos. Atualmente é possível encontrar diversos modelos interessantes e ilustrativos de como preencher

Read More »
Brazil

Atualizar boleto CEF: Como fazer?

Você precisa atualizar boleto CEF e não sabe como? Saiba que está no lugar adequado, pois o objetivo deste artigo é esclarecer essa dúvida sobre os boletos bancários. Os boletos de pagamento emitidos pelas instituições bancárias

Read More »
Brazil

Consulta NIS: Como Fazer? Passo a Passo!

A consulta NIS pode ser feita de diferentes maneiras, como por exemplo: a Consulta do NIS pelo CPF ou acessando outros sites de instituições governamentais. Todos os dados cadastrais do cidadão que já trabalhou alguma vez

Read More »

Empieza a hacer tu dinero Global

-

DESCARGA LA APP