Portabilidade da Chave Pix: o que é e como funciona?

A portabilidade  da chave pix é uma opção para os usuários que têm o sistema de pagamento cadastrado com uma chave de identificação.

Desse modo, a portabilidade de chave pix  se refere à possibilidade de uma pessoa modificar a chave pix  cadastrada no banco.

O Pix é o novo sistema de pagamento utilizado no Brasil, além dos já existentes TED e DOC, ao contrário desses dois tipos de transferências, com o pix a pessoa física não paga uma tarifa para transferir um valor para outra pessoa.

O que é PIX ?

Como dito anteriormente, o Pix é um meio de pagamento instantâneo que foi lançado pelo Banco Central do Brasil em 2020.

Uma das características principais do PIX é permitir que os usuários cadastrados possam ter acesso ao sistema todos os dias e com um  baixo custo em relação aos outros sistemas de pagamento.

Ao longo dos meses novas funções foram acrescentadas ao sistema de transferências, entre elas transferir recursos entre pessoas, pagar produtos comprados em estabelecimentos comerciais.

Bem como, a possibilidade que tanto empresas quanto pessoas físicas possam se cadastrar e realizar pagamentos de cobranças.

Além disso, com o Pix as empresas podem efetuar o pagamento de fornecedores,  receber pagamentos de comércio eletrônico e pagamentos de serviços.

Portabilidade de chave pix  o que significa?

O termo portabilidade já vem sendo utilizado no Brasil para descrever a mudança de um número de uma operadora telefônica para outra, assim como a mudança de empréstimos entre instituições financeiras.

A portabilidade de chave pix significa que se você criou uma chave Pix numa determinada instituição bancária, e quiser modificar a sua chave ou continuar utilizando a identificação em outro banco, a instituição deverá habilitar a modificação.

O cliente do banco pode solicitar a portabilidade da chave pix diretamente no seu novo banco.

Tipos de chave Pix 

A chave Pix funciona como a identificação de uma conta bancária, no momento de transferência e realização de pagamentos.

Nesse sentido, o sistema Pix conta com 4 tipos de chave Pix: chave com CPF e CNPJ, chave com e-mail, chave pix com número de celular e chave aleatória.

Da mesma forma, cada uma delas pode ser cadastrada desde o internet banking de qualquer instituição bancária participante do sistema Pix, como também através do app.

Saiba mais informações sobre a chave pix

Como fazer portabilidade de chave pix? 

O primeiro passo para solicitar a portabilidade da chave pix é comunicar-se com o banco em que o usuário gostaria de transferir a chave pix.

Nesse sentido, ao realizar o pedido de portabilidade da chave pix na nova instituição, cabendo à instituição que receberá a chave pix enviar uma notificação ao banco em que ela cadastrou a chave avisando que o processo foi iniciado.

Posteriormente, o usuário receberá uma mensagem com um código de confirmação para dar prosseguimento ao processo de portabilidade. 

Quando a confirmação por parte da instituição for realizada, a pessoa já poderá utilizar a chave pix em outro banco. 

De maneira geral, a portabilidade de chave pix deve ser um processo simples, já que as instituições bancárias têm a obrigação de aceitar e facilitar a portabilidade de um banco para o outro.

Ainda assim, é importante lembrar que uma pessoa não pode ter as suas chaves de Pix, sejam elas: CNPJ, CPF, e-mail ou número de celular cadastrados em instituições bancárias diferentes.

Portanto, a portabilidade de chave pix  é uma das vantagens oferecidas por esse sistema de pagamentos.

Por que solicitar a portabilidade da chave pix?

A solicitação da portabilidade da chave pix é importante, sobretudo para aquelas pessoas que desejam utilizar a sua chave de acesso em outra instituição bancária.

Assim como, por algum motivo de mudança do número de celular, uma pessoa que cadastrou como chave pix o número de celular, pode querer fazer a modificação do tipo de chave pix ou transferir a chave para outro banco por outro motivo.

Da mesma forma, a portabilidade da chave pix permite que o cliente tenha a liberdade de escolher em qual instituição bancária ele deseja manter os seus dados associados.

Vantagens do Pix 

As vantagens de utilizar o Pix são amplas e beneficiam tanto aos clientes Pessoas Físicas quanto as Pessoas Jurídicas como poderemos ver a seguir:

  • Rapidez, segurança e baixo custo para os pagadores.
  • Agilidade, praticidade e possibilidade de integração dos serviços através do uso de smartphones.
  • Baixo custo de aceitação para quem recebe a transferência.
  • Disponibilidade instantânea dos recursos recebidos.
  • Facilidade de automatização do recebimento do pagamento.

Esta publicación fue creada para entregar información general sobre el tema descrito en la fecha de su publicación, la cual puede tener caducidad en ciertos elementos como precios, promociones, costos u otros elementos de servicio.
La información de esta publicación no constituye una recomendación profesional de tipo legal, impositivo, financiero u otros por parte de Global66.
En virtud de la transparencia, te sugerimos siempre comparar y comprobar por ti mismo cuál es la mejor alternativa para tus servicios de remesas y transferencias internacionales.

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp

Contenido sugerido

Brasil

Cartão pré-pago internacional: Quais opções existem?

 O cartão pré-pago internacional.é um dos serviços financeiros inovadores que estão sendo utilizados por clientes que desejam realizar compras no exterior. Sendo assim, as instituições bancárias e fintechs estão constantemente desenvolvendo produtos financeiros com o objetivo

Read More »
Brasil

Qual Conta Digital rende mais: confira a lista!

Os usuários dos serviços financeiros estão cada vez mais informados sobre os produtos e benefícios que devem adquirir como: qual conta digital rende mais? As contas digitais  são uma das soluções financeiras inovadoras que o mercado

Read More »