Política Cambial: o que é e como funciona?

A Política Cambial  é a responsável pela definição de métodos e instrumentos que controlem as operações de câmbio de moedas no Brasil.

Essas medidas adotadas são feitas  em consonância com as definições do Estado e do Banco Central.

Nesse sentido, a Política Cambial visa estabelecer as relações de um país com o restante dos países através da sua atuação no mercado de câmbio.

O Banco Central   supervisiona as  operações cambiais e as taxas de câmbio do mercado cambial como parte da sua Política Monetária e Fiscal.

O que é a  Política Cambial?

Quanto mais conhecimento sobre como funciona a taxa de câmbio no Brasil a pessoa tiver, mais fácil será para compreender como as alterações nas operações cambiais podem afetar a economia local.

De acordo com o Banco Central do Brasil, a Política Cambial é o conjunto de medidas que define as taxas de câmbio: flutuante, fixo e administrado.

As ações definidas dentro da Política Cambial influenciam na relação, interação e gestão de capitais tanto em  reais quanto em outras moedas.

Quais são os instrumentos da Política Cambial?

O Bacen  pode escolher entre os instrumentos da Política Cambial aqueles que melhor se adaptam ao contexto econômico do país, como veremos a seguir:

  1. Swap cambial;
  2. Taxas de juros no mercado de reservas bancárias.
  3. Taxa de redesconto.

Swap Cambial 

O Swap Cambial é também conhecido como Mercado do Futuro, nesse tipo de instrumento as partes envolvidas, ou seja, o Banco Central e outras instituições se relacionam por meio de um contrato.

A relação comercial é estabelecida através de um contrato de compra e venda de um ou vários  derivativos financeiros com a finalidade de obter rentabilidade.

Esse instrumento permite que uma empresa que detém um ativo em outra moeda como o dólar, por exemplo, receba pela variação da moeda.

Taxas de juros no mercado de reservas bancárias

O Banco Central pode adotar a medida de vender as reservas bancárias em outras moedas, sempre quando o momento seja conveniente.

Além disso, as  taxas de juros devem  representar uma maior rentabilidade e equilibrar a oferta e demanda das moedas.

Taxas de redesconto

As taxas de redescontos são as taxas de juros aplicadas nas operações de empréstimos concedidas pelo Banco Central a outras empresas e instituições bancárias.

Dependendo do momento em que o mercado esteja, o Banco Central pode recorrer ao aumento da taxa de redesconto para tentar conter a circulação da moeda.

Se a meta é incentivar a circulação da moeda, o Bacen adota a medida de reduzir a taxa de redesconto.

Quais são os tipos de Políticas Cambiais adotadas pelo BACEN?

Ao longo da sua história o Brasil teve que selecionar as medidas cambiais que melhor se adaptavam ao seu contexto econômico e a oferta e demanda das moedas estrangeiras no mercado.

Os regimes cambiais são formados por diferentes tipos de câmbio como :

  • Flutuante:  este regime não interfere no valor do câmbio e ele pode variar conforme a oferta e a demanda do mercado financeiro.
  • Fixo: o câmbio fixo define o preço de uma moeda em relação a outras moedas, frequentemente é utilizado para tentar conter a inflação de um país.
  • Administrado: o regime de câmbio administrado pode ser nomeado muitas vezes como banda cambial, esse câmbio pode ser definido como a união do câmbio flutuante e do câmbio, pois possui características dos dois regimes.

Atualmente o Conselho Monetário Nacional e o Banco Central seguem a Política Cambial do Regime Flutuante, em que são adotadas medidas apenas para manter o funcionamento do mercado de câmbio.

Como a Política Cambial afeta a  taxa de câmbio?

Em primeiro lugar, a Política Cambial afeta a economia como um todo e influencia até mesmo as pessoas que não participam de nenhum tipo de operação comercial de importação ou exportação.

Sendo assim, a política de câmbio adotada por um país tem o poder de influenciar na definição da taxa de câmbio, levando a apreciação ou depreciação da moeda.

A  definição ou interferência no preço de uma moeda pode estimular  a valorização da moeda local em relação a outras moedas.

No câmbio fixo, às vezes o  impacto pode ser  negativo caso o país perca a competitividade no mercado financeiro internacional

Enquanto o câmbio flutuante diminui os riscos da especulação do mercado internacional, em que há escassez da moeda estrangeira e aumento da taxa de câmbio e desvalorização do real.

Entendendo os impactos desta política para a economia do Brasil

A Política Cambial impacta a economia e a vida dos brasileiros de forma direta, ainda que os cidadãos não façam operações no Comércio Exterior ou viagem para outros países.

A taxa de câmbio de outras moedas interferem no preço de produtos que são cotados em moedas como o dólar, euro, etc.

Por outro lado, se muitos produtos são exportados, a tendência é que os preços dentro do país subam.

Esta publicación fue creada para entregar información general sobre el tema descrito en la fecha de su publicación, la cual puede tener caducidad en ciertos elementos como precios, promociones, costos u otros elementos de servicio.
La información de esta publicación no constituye una recomendación profesional de tipo legal, impositivo, financiero u otros por parte de Global66.
En virtud de la transparencia, te sugerimos siempre comparar y comprobar por ti mismo cuál es la mejor alternativa para tus servicios de remesas y transferencias internacionales.

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp

Contenido sugerido

Brasil

Cartão pré-pago internacional: Quais opções existem?

 O cartão pré-pago internacional.é um dos serviços financeiros inovadores que estão sendo utilizados por clientes que desejam realizar compras no exterior. Sendo assim, as instituições bancárias e fintechs estão constantemente desenvolvendo produtos financeiros com o objetivo

Read More »
Brasil

Qual Conta Digital rende mais: confira a lista!

Os usuários dos serviços financeiros estão cada vez mais informados sobre os produtos e benefícios que devem adquirir como: qual conta digital rende mais? As contas digitais  são uma das soluções financeiras inovadoras que o mercado

Read More »